2

Corinthians: como Luxa rompeu hierarquia para dar espaço a garotos da base

Murillo, Pedro, Matheus Araújo e Adson foram escalados nas duas partidas com o técnico. Mais jovens podem ser aproveitados

10/05/2023 06:00 / atualizado em 10/05/2023 01:34
compartilhe
Garotos da base do Corinthians têm sido aproveitados por Vanderlei Luxemburgo
foto: Reprodução/Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Garotos da base do Corinthians têm sido aproveitados por Vanderlei Luxemburgo



Murillo, Matheus Araújo, Adson e Pedro. Se nem todos são titulares absolutos no Corinthians de Vanderlei Luxemburgo, o técnico deve aproveitar os garotos constantemente na temporada. E, entre a garotada, não deve ser somente o quarteto que ganhará oportunidades.

As entrevistas, escalações e treinos de Luxemburgo dão mostras de que, se preciso, hierarquias serão rompidas para abrir espaço aos atletas oriundos da base alvinegra.

– Com jogador jovem, o técnico tem que matar no peito e botar para jogar. Ficam dizendo ‘ah, tem só 17 anos’, mas tem que botar para jogar. E ter responsabilidade, porque depois não é cobrar do moleque, tem que cobrar é de mim. Quando vem da base, vem identificado com o clube. Isso é muito bom - disse o treinador, logo após a derrota para o Independiente Del Valle (EQU).

Naquela ocasião, a estreia de Luxemburgo, o Alvinegro começou com Murillo na defesa, além das entradas de Matheus Araújo e Pedro na etapa final. No jogo seguinte, o empate contra o Fortaleza, a presença da base foi maior: Murillo, Matheus Araújo e Pedro iniciaram a partida. Guilherme Biro entrou no segundo tempo.

Araújo afirmou, após o confronto desta segunda-feira (8), no qual ganhou a vaga de Giuliano, que a comissão técnica tem passado segurança aos jovens jogadores. Adson, que recuperou o espaço entre os titulares e começou jogando nas últimas quatro partidas, também observa assim:
 
– O Vanderlei dá muita confiança para a gente, para mim e os meninos mais novos. Quer que a gente vá para cima sempre, então é continuar neste foco, trabalhando firme para melhorar cada dia mais.

O zagueiro Murillo, que estreou como titular no Dérbi contra o Palmeiras, ainda com o interino Danilo, tem se apresentado bem e seguiu entre os 11 iniciais – ao lado de Gil – após a chegada de Luxemburgo. No banco estavam o paraguaio Balbuena e o uruguaio Bruno Méndez.

Já Pedro terá a tarefa mais difícil, uma vez que busca espaço no disputado ataque corintiano. No entanto, foi utilizado por Luxemburgo nas duas partidas: entrou no segundo tempo diante do Del Valle e começou como titular contra o Fortaleza – neste último, Yuri Alberto começou no banco de reservas.

Presença de garotos nos treinos 


Vanderlei Luxemburgo também tem aproveitado vários atletas da base nos treinos do time profissional. 

Na primeiro treinamento completo, na quarta-feira passada (2), foram 13 atletas das categorias inferiores. Nesta terça (9), novamente se viu um número considerável – 11, ao todo: o goleiro Kauê (2004), os laterais Caipira (2005) e João Vinicius (2004), os zagueiros Renato (2004) e Thierry (2005), os meio-campistas Kayke (2004), Gabriel Moscardo (2005), Pedrinho (2004) e Ryan (2003), e os atacantes Juninho (2006) e Wesley (2005).


Postura de Luxa foi igual no Palmeiras


Em um dos últimos trabalhos antes do Corinthians, quando treinou o rival Palmeiras há três temporadas, Luxemburgo teve a mesma postura sobre o aproveitamento dos atletas da base.

Foi em sua gestão que nomes como Gabriel Menino, Patrick de Paula e Gabriel Veron conquistaram espaço no elenco profissional. 

Nesta passagem de Luxa pelo clube, antes da chegada de Abel Ferreira, os três se sagraram campeões paulistas em 2020. Menino e Patrick foram titulares, inclusive, e se destacaram nas finais contra o Corinthians. 

Compartilhe