2

Corinthians: quem é o artilheiro da base que faz um gol a cada 40 minutos

Atacante do sub-20 vive grande fase e espera chamado de Luxemburgo

16/06/2023 10:00 / atualizado em 15/06/2023 23:45
compartilhe
Atacante retoma protagonismo na base após início difícil em 2023
foto: Reprodução/Instagram

Atacante retoma protagonismo na base após início difícil em 2023

 
Corinthians tem oferecido cada vez mais espaço aos jovens das categorias de base, e no sub-20 um atacante quer ser o próximo a receber chance. Arthur Sousa, de 20 anos, enfileirou oito gols nos últimos cinco jogos e contou ao Superesportes a expectativa de subir ao time principal.

Ele falou da esperança de que Luxemburgo note sua boa fase e a volta por cima após uma Copinha abaixo do esperado. Também contou detalhes da convivência que já teve com jogadores do profissional, um conselho que recebeu de Fagner e uma bronca de Balbuena.

Arthur Sousa deve ser titular mais uma vez às 15h (horário de Brasília) desta sexta-feira (16), quando o Corinthians sub-20 fecha a primeira fase do Paulistão contra o União Mogi.
 

Quem é Arthur Sousa, do Corinthians


Nasceu em Brasília, em 13 de março de 2003, começou a jogar em escolinhas de futebol até ser observado pelo Desportivo Brasil, aos 13 anos. Foi sozinho para o interior de São Paulo, pensou até em desistir de tanta saudade da família, mas seguiu em frente e chamou a atenção do Corinthians em 2018.

Arthur Sousa foi contratado para o sub-17 e subiu de categoria em 2021. Jogou duas Copinhas, no ano passado e neste, e tem 39 gols em 81 jogos com o sub-20 (praticamente um a cada dois jogos).

Nos últimos jogos ele desandou a fazer gols. São oito no período de um mês, em 300 minutos em campo. A média neste período é de um gol a cada 38 minutos jogados.

“Se Luxa chamar, estou preparado”


Arthur Sousa tem 12 gols no ano, sendo um no Brasileirão sub-20 e 11 no Paulista, do qual é artilheiro. Ele já fez um jogo no profissional, contra o Cuiabá em 2022, e neste ano foi relacionado por Fernando Lázaro para três jogos.

– A convivência com os caras [do profissional], no vestiário, é uma sensação incrível e uma oportunidade muito boa. É totalmente diferente. Tem que dar o dobro, o triplo, para o treinador ver o que você está fazendo e dar uma oportunidade – projeta o atacante.

Desde que Júnior Moraes saiu, Luxemburgo tem três opções para o comando de ataque: o titular Yuri Alberto, Róger Guedes deslocado ou Felipe Augusto, de 19 anos, que também estava no sub-20 até outro dia.

– Estou esperando minha oportunidade. Se o Luxa chamar, estarei preparado. Nosso companheiro daqui já está lá, o Felipe, e estou esperando minha vez. Se o professor chamar, estarei pronto, preparado para dar o melhor – diz Arthur Sousa.
 
Arthur Sousa retoma a boa fase e busca nova chance no profissional
foto: Reprodução/Instagram

Arthur Sousa retoma a boa fase e busca nova chance no profissional

 

Conselho de Fagner; bronca de Balbuena


Arthur Sousa conta que recebeu apoio de vários jogadores icônicos do Corinthians e conta duas histórias. Uma sobre Fagner, outra com Balbuena.

– Em um treino lá, o Fagner estava mandando aquelas bolas em diagonal. E dizia ‘ó, Arthur, você tem que ficar mais assim, fazer a parede, segurar a bola para gente. É o nosso desafogo’. Aí já mudei aquela chave [na cabeça], aprendi. São toques bem importante, porque a gente vai evoluindo – relata o atacante.

– Quem pegava muito no meu pé lá era o Balbuena. Ele falava que eu não falava muito. ‘Você tem que falar, tem que falar mais. Já viu algum jogador que não fala?’ Pegava no meu pé, mas também ajudava bastante – conta Arthur Sousa, inegavelmente tímido.

O que esperar do Corinthians sub-20 neste ano


– Ser campeão. No ano passado batemos na trave no Brasileiro [foi vice-campeão], mas temos totais condições de sair com a taça neste ano. Do Paulista também. É confiar no trabalho do Danilo, continuar trabalhando, que as coisas vão acontecer naturalmente – projeta Arthur Sousa.
 

Compartilhe