Cruzeiro
None

Tostão afirma: "Ronaldo foi o maior jogador que já passou pelo Cruzeiro"

Ídolo eterno do Cruzeiro, craque que fez história com a camisa estrelada e com a Seleção Brasileira na Copa de 1970, Tostão diz que Ronaldo deveria ter parado antes, mas diz que a decisão de encerrar a carreira é mesmo muito difícil

postado em 14/02/2011 11:28 / atualizado em 16/05/2013 16:28

Arquivo EM/D.A Press
A notícia de que Ronaldo vai encerrar sua carreira como jogador de futebol sacudiu o mundo da bola neste domingo. Bicampeão mundial com a Seleção Brasileira (1994 e 2002), maior artilheiro da história das Copas, eleito como o melhor do mundo pela Fifa por três vezes… Elencar as façanhas do Fenômeno virou lugar comum, com a extensa lista de glórias que o garoto de Bento Ribeiro, subúrbio do Rio de Janeiro, conquistou ao longo de sua trajetória pelos clubes do Brasil e do exterior. Quis o destino que um dos maiores atacantes de todos os tempos explodisse em grandeza num clube de Minas Gerais, o Cruzeiro. Foi com a camisa estrelada que o moleque, ainda franzino, infernizou defesas adversárias em 1993 e 1994 e foi convocado para a Copa do Mundo dos Estados Unidos, com apenas 17 anos.

Foi sobre esses feitos e sobre a decisão anunciada pelo Fenômeno que o Superesportes conversou com o maior jogador da história do Cruzeiro: Tostão. Numa entrevista exclusiva, o campeão da Taça Brasil de 1966 pelo time estrelado, falou sobre o fim da carreira de Ronaldo. Para o craque da Copa de 70, a decisão deveria ter sido tomada antes.  “Era uma decisão mais do que esperada. Havia um consenso de que Ronaldo já não conseguia jogar de maneira efetiva, com a qualidade que o transformou no fenômeno que ele realmente foi. Acho que foi uma decisão ótima para ele, pois já estava passando da hora dele parar”.


Mesmo afirmando que Ronaldo poderia ter encerrado a carreira antes, Tostão foi enfático ao dizer que a decisão de deixar o futebol é mesmo muito difícil e extremamente pessoal. “É realmente uma decisão muito difícil para o jogador e uma coisa extremamente pessoal, que só cabe ao próprio atleta”.

Grande dimensão

Paulo Filgueiras/Arquivo/EM/D.A Press
Tostão também falou da importância de Ronaldo para o Cruzeiro e disse que se lembra muito bem dos primeiros jogos do Fenômeno em terras mineiras. “Ele era, desde o início, um jogador excepcional. Logo no começo da carreira, nos primeiros jogos, ele já dava os sinais de que seria mesmo um fenômeno”.

Para o ex-jogador, devido à dimensão que Ronaldo atingiu durante a carreira nos clubes que defendeu pelo mundo, com as premiações, títulos e feitos que conquistou pela Seleção Brasileira, o atacante foi o maior jogador que passou pelo Cruzeiro. “Ele foi, com certeza absoluta, o maior jogador que passou pelo Cruzeiro. Não é que ele tenha sido o maior jogador do Cruzeiro, pois ficou pouco tempo no clube, mas ele deixou sua marca como eu, o Dirceu Lopes e tantos outros. Realmente, ele foi um grande jogador”.

Por fim, Tostão destacou que Ronaldo merece ser lembrado com todo o carinho e com todo o respeito que adquiriu dentro dos gramados. “Ele foi um dos maiores de todos os tempos. Fez coisas maravilhosas e temos sempre que lembrar dos grandes momentos dele”.

Tags: r9