Cruzeiro
None

Título da Sul-Minas e despedida histórica de Sorín completam dez anos neste sábado

Argentino marcou gol do título no Mineirão lotado, contra o Atlético-PR

postado em 12/05/2012 08:12 / atualizado em 11/05/2012 19:14

Paulo Filgueiras/Estado de Minas - 12/05/2002

VEJA GALERIA DE FOTOS DA PARTIDA HISTÓRICA CONTRA O ATLÉTICO-PR

Há exatos dez anos, a torcida cruzeirense vibrava com uma conquista importante da história do clube. Mais do que isso, o título da Copa Sul-Minas de 2002 representou a primeira despedida do ídolo Sorín do clube celeste. O Cruzeiro derrotou o Atlético-PR, campeão brasileiro do ano anterior, por 1 a 0, no Mineirão com 69.533 pagantes.

O gol foi marcado pelo próprio Sorín. Durante o jogo, o atleta sofrera um corte no supercílio, mas fez questão de jogar até o último minuto, com uma proteção próxima ao olho.

”Eu fiz muitos gols importantes na minha vida, mas este gol é inesquecível, pela maneira como foi. Gol do título em um jogo contra o campeão brasileiro da época, depois de um corte na cabeça, o juiz não queria deixar eu voltar ao jogo. Parecia um filme, mas foi real. Ficou na pele e no coração para sempre”, disse Sorín, à reportagem.
Sidney Lopes/Estado de Minas

Coincidentemente, a data da final foi em um domingo de dia das mães e dona Ruth, mãe do ídolo celeste, compareceu ao Mineirão para fazer uma surpresa para o filho. Sorín se emocionou na despedida e chegou a deixar uma carta aberta à torcida, revelando gratidão e amor ao clube.

De fato, Sorín se identificou com a torcida celeste. O jogador ainda voltou ao clube em duas oportunidades: 2004 e 2009, quando encerrou sua carreira e passou a residir oficialmente em Belo Horizonte, cidade que escolheu para viver com a família e torcer pelo Cruzeiro.

”Tudo no Cruzeiro me marcou demais, não só a minha carreira, mas a minha vida. Depois de aposentado, eu e minha família estamos morando aqui em Belo Horizonte por todo o carinho com o clube. Agradeço eternamente à torcida do Cruzeiro por ter me acolhido tão bem. Aquela despedida em 2002 foi mais do que sonhada, foi um dia inesquecível, maravilhoso”, ratificou Sorín.

Números de Sorín no Cruzeiro:

126 jogos e 18 gols

Títulos:
Copa do Brasil 2000
Copa Sul Minas 2001 e 2002
Campeonato Mineiro 2009

Conquistas individuais:
Bola de Prata Revista Placar 2000
Melhor lateral-esquerdo das Américas 2000/2001 (Jornal El País-URU)

Ficha da decisão histórica:

Cruzeiro 1 x 0 Atlético-PR

Data: 12/05/2002
Estádio: Mineirão
Público pagante: 69.533
Renda: R$ 377.201,00
Árbitro: Antônio Pereira Silva (GO)
Gol: Sorín, aos 30 minutos do segundo tempo

Cruzeiro: Jefferson, Ruy, Luisão, Marcelo Batatais, Cris e Sorín; Fernando Miguel (Recife), Jussiê (Wendell) e Jorge Wagner; Fábio Júnior (Alessandro) e Edílson.
Técnico: Marco Aurélio

Atlético-PR: Flávio, Igor, Rogério Corrêa, Gustavo (Donizete Amorim) e Alessandro; Reginaldo Vital (Kleber), Kleberson, Adriano e Ivan (Luizinho Netto); Illan e Alex Mineiro.
Técnico: Geninho