Cruzeiro
None

Só de azul no Mineirão

Na contagem regressiva para o clássico, diretoria celeste indica que somente a torcida do Cruzeiro estará presente na reabertura do estádio, contra o Atlético, pelo Estadual

postado em 03/01/2013 08:24 / atualizado em 03/01/2013 08:27

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
A um mês da reabertura do Mineirão, depois de dois anos e meio fechado para ampla reforma visando à Copa das Confederações e à Copa do Mundo no Brasil, o presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, indicou que o clássico contra o Atlético, na estreia das duas equipes no Campeonato Mineiro, contará apenas com torcedores cruzeirenses, já que o clube é o mandante da partida.

“Vai ser torcida única. O outro clube já definiu que vai jogar no Independência. Então, no Independência, a polícia não deixa que sejam duas torcidas. Não é justo que no jogo do adversário seja torcida única e o nosso seja torcida dividida”, disse ontem o dirigente ao Portal Superesportes. Ele havia feito declarações semelhantes anteriormente, mas sempre abrindo a perspectiva de um acerto que permitisse a presença de celestes e alvinegros. O presidente do Atlético, Alexandre Kalil, já afirmou que a definição do assunto cabe apenas ao Cruzeiro.

Como não chegou a um acordo com o consórcio Minas Arena, que administrará o Mineirão, a diretoria atleticana mantém a posição de continuar atuando no Independência, inclusive na Copa Libertadores. Oficiosamente, porém, o clube não descarta a hipótese de negociações que assegurem também torcedores do Galo no duelo de 3 de fevereiro.

No campo das contratações, a Raposa deve finalizar hoje a vinda do armador Lucca, do Criciúma, com o retorno do diretor de Futebol, Alexandre Mattos, da viagem aos Estados Unidos, onde tratou de assuntos do interesse do clube, como parcerias e realização de amistosos no período da Copa das Confederações. O jogador deu entrevistas à imprensa catarinense em tom de despedida: “Meu empresário vinha me passando algumas coisas, mas sei que faltam alguns detalhes. Devo assinar até amanhã. Saio com sentimento de dever comprido. Sei que me esforcei e me dediquei. Consegui subir com o Criciúma e ter propostas boas”.

Um desses detalhes seria a definição dos jogadores a serem liberados pelo Cruzeiro para os catarinenses. Os laterais Diego Renan e Gilson, os volantes Amaral e Diego Arias e o atacante Fabinho são os nomes mais prováveis, mas nenhum deles ainda acertou com o Criciúma. Além de Lucca, o zagueiro Nirley também virá para a Toca da Raposa.

Sobre transferências, Gilvan de Pinho Tavares repetiu ontem que nenhuma proposta pelo armador Montillo agradou à diretoria, apesar da insistência do Santos em contratar o argentino. O presidente afirmou que só aceita negociar se o pagamento for à vista. “A gente sabe que os clubes do futebol brasileiro, aqueles que não venderam atletas de ponta, estão passando por crise financeira e não vi clube brasileiro nenhum chegar com o dinheiro que a gente quer pelo Montillo, e com pagamento à vista. Esses pagamentos a perder de vista não interessam ao Cruzeiro”, sustentou, em entrevista ao canal Fox Sports.

Apesar disso, Gilvan disse que as chances de Montillo permanecer no Cruzeiro, no momento, são de sete ou oito, numa escala de zero a 10. O presidente do Cruzeiro revelou ainda que os dois zagueiros que o clube pretende contratar são do exterior, mas acha difícil a vinda de Lugano, por causa de seu salário no Paris Saint-Germain.

Júnior O Cruzeiro estreia na 44ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior nesta sexta-feira, dia de abertura da competição. Atual campeão brasileiro Sub-20, a equipe celeste tenta repetir a conquista de 2007. O time do técnico Paulo Ricardo está no Grupo U, com sede em São José dos Campos, e o primeiro adversário será o São Caetano, às 19h, no Estádio Martins Pereira. Na segunda rodada, a Raposinha enfrenta o São Francisco-BA, segunda-feira; e na última joga contra o time local, dia 10. Entre os inscritos, destaque para o goleiro Charles, o volante Bruno, o armador Lynneeker e o atacante Pedro Paulo.