Cruzeiro
None

FLUMINENSE 1 X 0 CRUZEIRO

Fábio defende pênalti, mas Fred dá vitória ao Fluminense e Cruzeiro deixa liderança

Time celeste é derrotado após cinco triunfos e é ultrapassado por Coritiba e Bahia

postado em 31/07/2013 21:26 / atualizado em 31/07/2013 23:47

Ricardo Ayres/Photocamera

Depois de golear o Atlético e assumir a liderança do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro não conseguiu aproveitar a má fase do Fluminense e deixou o Maracanã derrotado. Com gol do ex-cruzeirense Fred, o Tricolor Carioca venceu por 1 a 0, na estreia do técnico Vanderlei Luxemburgo. A derrota tirou o time celeste da ponta da tabela.

O Coritiba venceu a Ponte Preta por 5 a 3, de virada, e chegou a 20 pontos, dois a mais que o Cruzeiro. Ultrapassado também pelo Bahia, que goleou o Flamengo por 3 a 0, o time celeste caiu para o terceiro lugar. Há ainda possibilidade de queda para a quarta colocação, caso o Botafogo vença o Vitória nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. Já o Fluminense encerrou série de cinco jogos sem vencer e saiu da zona de rebaixamento.

Na defesa da liderança, o Cruzeiro começou bem o jogo e dominou a etapa inicial, com direito a bola na trave de Vinícius Araújo. Nos minutos finais do primeiro tempo, Fred teve a chance de abrir o placar, mas Fábio fez duas defesas espetaculares. Na segunda etapa, o camisa 9 do Tricolor confirmou a fama de carrasco e marcou seu quinto gol em seis partidas contra o ex-clube.

Domínio cruzeirense e pênalti tricolor

Mesmo jogando fora de casa, o Cruzeiro dominou as ações do primeiro tempo. Enquanto o time celeste levava perigo a Diego Cavalieri, o Fluminense investia em contra-ataques.

As primeiras chances cruzeirenses saíram dos pés dos mais jovens da equipe. Em cruzamento de Mayke, Diego Cavalieri se antecipou a Ricardo Goulart na pequena área. Logo depois, Vinícius Araújo finalizou e a bola parou na marcação. No rebote, o camisa 30 brigou com a defesa do Fluminense e chutou forte, mas Cavalieri salvou o Tricolor.

O Fluminense ameaçou aos 19 minutos. Rafael Sóbis fez o lançamento, Fred dominou no peito e finalizou pressionado por Dedé. Depois da chance com o camisa 9, os atacantes do Tricolor demoraram a obrigar Fábio a fazer uma defesa.

Já o Cruzeiro mostrava grande leque de opções ofensivas. Souza e Egídio estiveram próximos de marcar em chutes de fora da área. No entanto, a melhor oportunidade aconteceu aos 28 minutos, quando Mayke cruzou da intermediária por baixo e Vinícius Araújo, de carrinho, mandou na trave esquerda de Diego Cavalieri.

Ricardo Ayres/Photocamera
Fábio só defendeu a primeira bola no jogo nos minutos finais do primeiro tempo, e logo numa cobrança de pênalti. Aos 43 minutos, Jean cruzou da ponta direita, a bola passou por toda a pequena área e o árbitro assinalou penalidade máxima de Mayke em Wagner. Fred bateu no canto esquerdo e Fábio defendeu seu 16º pênalti com a camisa celeste. No rebote, o camisa 9 teve outra chance, mas o goleiro do Cruzeiro salvou novamente, de forma espetacular.

“O Fábio foi bem no lance. Tentei esperar ao máximo como sempre faço, mas, infelizmente, não consegui fazer o gol”, comentou Fred, que chegou ao duelo desta quarta-feira com quatro gols em cinco partidas contra o Cruzeiro.

Fred confirma fama de carrasco

Enquanto a etapa inicial foi recheada de chances de gol, o segundo tempo começou em ritmo morno. O técnico cruzeirense Marcelo Oliveira optou por modificar o ataque e acionou Willian, sacando Luan. Mais tarde, Vinícius Araújo foi substituído para a entrada de Lucca.

A melhor chance do Cruzeiro no segundo tempo foi criada por Egídio. O lateral-esquerdo avançou pelo meio e ajeitou de calcanhar. Everton Ribeiro bateu de primeira, mas Diego Cavalieri se esticou para espalmar e salvar o Fluminense.

Com dificuldades para pressionar o Tricolor como na etapa inicial, o Cruzeiro acabou sofrendo o único gol do jogo. Carlinhos cruzou da ponta esquerda, Kennedy tentou uma bicicleta e Fred, de cabeça, jogou para o fundo das redes: 1 a 0. Foi o quinto gol do camisa 9 do Fluminense em seis partidas contra o ex-clube.

Ricardo Goulart ainda teve a chance de empatar o jogo em cabeceio, mas a bola saiu rente à trave direita de Diego Cavalieri. A derrota interrompe série de cinco vitórias do Cruzeiro.

Fluminense 1 x 0 Cruzeiro

Fluminense

Diego Cavalieri; Jean, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Diguinho (Igor Julião), Deco (Felipe) e Wagner (Kennedy); Rafael Sóbis e Fred
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Bruno Rodrigo, Dedé e Egídio; Souza, Nilton, Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Luan (Willian); Vinícius Araújo (Lucca)
Técnico: Marcelo Oliveira

Motivo: 10ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Maracanã
Data: 31 de julho de 2013
Gol: Fred, aos 33 minutos do 2º tempo
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio/GO
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva/GO e Patrício de Araújo/GO
Cartão amarelo: Wagner e Diguinho (Fluminense); Mayke e Dedé (Cruzeiro)