Cruzeiro
None

TUMULTO

Mais de 50 pessoas são presas em confusão após jogo Cruzeiro x Bahia, no Mineirão

Entre os presos estão guardadores de carros e pessoas que se envolveram em brigas fora do estádio. Do lado de dentro, dois torcedores do Cruzeiro brigaram e um ficou ferido

postado em 01/12/2013 20:42 / atualizado em 01/12/2013 21:27

Cristiane Silva /Estado de Minas

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

A Polícia Militar (PM) deteve pelo menos 54 pessoas do lado de fora do Mineirão, neste domingo, quando aconteceu a partida entre Cruzeiro e Bahia, válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo foi marcado pela entrega da taça de campeão nacional ao clube celeste, que acabou derrotado por 2 a 1.

Segundo o tenente-coronel Antônio de Carvalho, comandante do Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE), 24 guardadores de carros foram detidos pela prática de extorsão, e outras 30 pessoas foram levadas para a delegacia local por terem se envolvido em brigas na parte externa do estádio.

Também foram registradas cenas de violência durante a partida. “Dentro do estádio tivemos uma briga entre dois torcedores, um deles teve um corte no rosto. Na parte externa tivemos um problema com a Pavilhão e a Máfia Azul, mas ninguém foi detido. Foram separados antes”, explica o militar. As pessoas detidas se encontram na delegacia do Mineirão e, posteriormente, devem ser conduzidas para outras delegacias da capital.

Mais problemas

Ainda segundo o tenente-coronel Carvalho, milhares de torcedores já estavam do lado de fora do estádio aguardando o início da festa de comemoração do tricampeonato do clube mineiro. O militar informou que a saída das pessoas que acompanharam o jogo estava complicada.

Ramon Lisboa/EM/D.A Press
“Correria, muita gente na rua, agora é que estão saindo torcedores do estádio. Do lado de fora já havia entre 30 e 40 mil pessoas quando (os torcedores) estavam saindo e, infelizmente, a estrutura que foi montada não é condizente para o atendimento tranquilo. A polícia foi informada de última hora”.

Mais cedo, falhas no bloqueio nos Postos de Verificação Veicular (PVV) e na distribuição de senhas para entrar no estacionamento do Mineirão foram as causas para o tumulto que dificultou a entrada de motoristas no estádio e complicou o trânsito no entorno pouco antes da partida.

Segundo a assessoria da Minas Arena, responsável pela gestão do local, a confusão que irritou os torcedores começou depois que vários motoristas sem voucher de acesso ao estacionamento furaram o bloqueio feito pela BHTrans e Polícia Militar. “Eles não conseguiram cumprir o que havia sido combinado durante nossa última reunião”, afirma a empresa responsável pela administração do Mineirão.

Cruzeiro cancela festa da taça

A confusão no entorno do Mineirão causou problemas a quem queria somente festejar com alegria. Milhares de cruzeirenses que foram ao estádio com a expectativa de acompanhar o show do cantor Alexandre Peixe voltaram para casa frustrados. Isso porque a festa programada pelo clube teve de ser cancelada.

Gilmar Laignier/Superesportes
“Está cancelado. Infelizmente o torcedor saiu para fazer a alegria e os baderneiros estragaram tudo”, disse o diretor de futebol Alexandre Mattos, bastante descontente com a situação.

“Prendam, punem, julguem. Botem na cadeia. Se eu pudesse, fazia alguma coisa. Mas não posso”, completou o cartola.

Após o jogo contra o Bahia, no Mineirão, o Cruzeiro proporcionaria uma festa para a torcida em frente ao Mineirinho, no encontro das avenidas Abrahão Caram com Coronel Oscar Paschoal. O evento começaria às 20h. Além do show do músico Alexandre Peixe, o Cruzeiro disponibilizaria aos torcedores gratuitamente 100 mil latas de cerveja, servidas em copos de plástico.

Tags: cruzeiro bahia mineirão confusão pm violência