Cruzeiro
None

POSSÍVEL REFORÇO

Marcelo Moreno: início positivo no Grêmio, desavença com Luxa e queda no Flamengo

Artilheiro do Tricolor Gaúcho em 2012, atacante teve passagem apagada pelo Rio

postado em 21/12/2013 09:10 / atualizado em 15/01/2014 13:03

Gustavo Andrade /Superesportes

VINíCIUS COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/AE

Depois de quase seis anos de sua saída do Cruzeiro, Marcelo Moreno pode voltar a defender o time celeste. A diretoria do Grêmio já admitiu ter recebido contato e não vê empecilhos para ceder o atacante à Raposa. No Tricolor Gaúcho, o boliviano viveu temporadas distintas. O início positivo, com muitos gols marcados, não foi mantido em 2013, o que culminou com a transferência para o Flamengo. No Rubro-negro, Moreno decepcionou e, ao fim da temporada, foi devolvido ao Grêmio.

Artilheiro da Copa Libertadores em 2008, com oito gols marcados, Marcelo Moreno foi negociado pelo Cruzeiro com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por 9 milhões de euros. Desse valor, o Cruzeiro embolsou 40%. O atacante ficou quatro temporadas na Europa. Em 2010, passou por Werder Bremen, da Alemanha, e Wigan, da Inglaterra. A volta ao Brasil aconteceu em janeiro de 2012, quando o Grêmio comprou 70% dos direitos do atleta e pagou 4 milhões de euros (R$ 10,3 milhões) ao Shakhtar.

Rodrigo Clemente/Esp. EM/D.A Press
Tão logo chegou ao Tricolor, Moreno conquistou uma posição no ataque gremista, ao lado do ex-cruzeirense Kleber. Inicialmente, o treinador era Caio Júnior. Porém, em fevereiro, houve troca de comando e Vanderlei Luxemburgo foi contratado. No Campeonato Gaúcho, o atacante marcou sete gols em 13 jogos, mas o título ficou com o arquirrival Inter.

No Brasileirão, Moreno anotou apenas um gol nas oito primeiras rodadas e conviveu com assuntos polêmicos. Os boatos de “noitadas” sempre foram desmentidos pelo atacante. “Isso me incomoda bastante. Falam coisas que não existe, que eu não faço. As pessoas que dão a informação têm de entender que se forma uma imagem. Que não é a minha. Isso prejudica, tira a confiança”, contestou naquela ocasião.

Cinco dias depois dessa entrevista, o atacante boliviano reencontrou o Cruzeiro, em jogo no Independência, e marcou dois gols na vitória gremista por 3 a 1. Nas duas partidas seguintes, ele voltou a balançar as redes. Moreno encerrou o Brasileirão com 10 gols marcados, ajudando o Grêmio a chegar à Libertadores. Em toda a temporada, foram 21 tentos anotados em 55 jogos oficiais.

Afastamento por Luxemburgo

Embora tenha encerrado 2012 como principal goleador do Grêmio, Marcelo Moreno não iniciou a temporada seguinte com confiança do técnico Vanderlei Luxemburgo e da diretoria do clube. As chegadas de Barcos, Vargas, Welliton e Willian José, além da permanência de Kleber, aumentaram a disputa no ataque gremista.

LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Moreno participou apenas dos três primeiros jogos da Libertadores. Em fevereiro, quando o atacante já sofria com a falta de oportunidades na equipe, seu pai, o ex-jogador Mauro Martins, deu declarações polêmicas, gerando ainda mais turbulência.

"Quando o Marcelo chegou ao Grêmio, fazia 10 anos que o clube não conseguia nada. Era um 'timinho' quando o Marcelo chegou. É graças a ele que o Luxemburgo, dirigentes e muitos jogadores estão empregados. Colocar o Marcelo na terceira equipe é menosprezo", disse o pai do atacante, que já havia se referido ao Palmeiras como “time fracassado” quando o clube paulista demonstrou interesse em contratar Marcelo Moreno.

O jogador boliviano acabou criticado pelo também atacante gremista Kleber. “Você nunca vai ver minha esposa ou meu pai reclamando no Twitter. Se um dia fizerem isso, vão ter que se resolver comigo. Eu acho que a postura dele foi uma falta de respeito comigo, com o Grêmio e com a torcida”, comentou o Gladiador.

O afastamento oficial do atacante no Grêmio foi confirmado apenas no fim de abril, quando já estava há dois meses sem jogar. No início de maio, ele chegou ao Flamengo por empréstimo, com parte dos salários paga pelo clube gaúcho.

Perda de concorrência para Brocador

No Flamengo, Marcelo Moreno foi reserva em sua estreia (empate sem gols com o Santos, no jogo que marcou a despedida de Neymar), mas logo conquistou a condição de titular. Inicialmente, ausências aconteceram apenas por convocações para a Seleção Boliviana.

Até a 11ª rodada do Brasileirão, Moreno teve lugar cativo no ataque rubro-negro. Ele havia marcado quatro gols, sendo dois em confrontos em confrontos com o ASA, pela Copa do Brasil. Entretanto, após dar uma assistência no duelo com o Atlético, em Brasília, o atacante sofreu lesão muscular e foi desfalque por três rodadas. Nesse período, ele passou a ser ameaçado por Hernane, que marcou dois gols no Fla-Flu.
CARLOS MORAES/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

A perda de posição para o Brocador foi confirmada quando Marcelo Moreno esteve ausente por três rodadas por conta de nova convocação para a Seleção Boliviana. Hernane aproveitou as chances e marcou três gols em três jogos.

Mesmo após a volta de Moreno, o técnico Mano Menezes optou por deixá-lo no banco de reservas, enquanto Hernane seguia balançando as redes. Foram 12 gols do Brocador em 40 dias apenas nos jogos disputados no Maracanã.

Na campanha do título da Copa do Brasil, o boliviano foi figurante. Depois de participar dos dois jogos diante do Cruzeiro nas oitavas de final, ainda com Mano Menezes como treinador, Moreno não foi mais aproveitado.

Sob o comando de Jayme de Almeida, sucessor de Mano, Marcelo Moreno teve poucas chances. Ele entrou no fim de três jogos e ficou, ao todo, 11 minutos em campo. Sua última atuação em 2013 foi em outubro, na derrota por 1 a 0 para o Atlético, ao substituir Carlos Eduardo aos 41 minutos do segundo tempo.

Na reta final da temporada, apesar de ter presença constante no banco de reservas, o centroavante não foi utilizado. Marcelo Moreno encerrou 2013 com quatro gols marcados em 25 jogos, sendo cinco partidas pelo Grêmio e as demais com a camisa rubro-negra.

Tags: flamengo cruzeiro grêmio moreno marcelo moreno