Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Presidente do Cruzeiro contesta pesquisa que aponta Atlético com maior torcida de Minas

Jornal Lance! rebate argumento de Gilvan ao dizer que pessoas do interior foram ouvidas

postado em 27/08/2014 19:44 / atualizado em 27/08/2014 21:12

Gustavo Andrade /Superesportes

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
A pesquisa feita pelo Ibope sobre o tamanho das torcidas no Brasil, encomendada e divulgada nesta quarta-feira pelo jornal Lance!, foi recebida com desconfiança pelo presidente do Cruzeiro. Gilvan de Pinho Tavares contesta a informação de que o arquirrival Atlético tenha mais torcedores que o clube celeste.

Para o presidente do Cruzeiro, a pesquisa teria falhado ao não entrevistar torcedores que residem no interior de Minas Gerais, onde Gilvan crê que os cruzeirenses sejam ampla maioria.

“Analisando a pesquisa, você vê que ela não traduz a verdade. Segundo o que foi divulgado, eles entrevistaram 7 mil pessoas em todas as capitais do Brasil, então não entrevistaram a torcida do Cruzeiro e de outros grandes clubes brasileiros. Desses 7 mil que entrevistaram, não se sabe quantos foram aqui na capital mineira. Isso não foi dito”, disse.

“Dependo do local aqui no capital, principalmente os bairros mais antigos têm mais torcida do nosso adversário que do Cruzeiro. Se fizerem pesquisas em alguns desses bairros, é evidente que dará mais torcida para nosso adversário”, acrescentou.

Procurado pela reportagem, o diário Lance! informou que a pesquisa do Ibope também ouviu torcedores no interior dos estados. "A pesquisa ouviu pessoas na capital e no interior de todos os estados do Brasil e DF", informou um dos editores.

Em comparação com o último levantamento, divulgado em 2010, a torcida do Atlético cresceu 0,9% e atingiu 3,5% de participação, pulando da 9ª para a 6ª colocação. Segundo a pesquisa, o Galo tem cerca de 7 milhões de torcedores. Por sua vez, o Cruzeiro está na 7ª posição, com 3,1%: 6,2 milhões de torcedores.

A pesquisa ouviu 7.005 pessoas em todos os estados do Brasil. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos, o que gera empate técnico das torcidas mineiras, tendo em vista que a do Atlético tem 3,5% da preferência e a do Cruzeiro 3,1%.

Entretanto, o presidente do Cruzeiro contesta a metodologia utilizada. “Todo mundo sabe, nem precisa fazer pesquisa, que o Cruzeiro tem muito mais torcida em Minas Gerais, sobretudo no interior e na Grande BH. Em BH, pelo que a gente sabe, a torcida está dividida. Mas na Grande BH, a torcida do Cruzeiro é maioria. No interior, chega a 80%. Então a pesquisa não representa a realidade dos fatos”, complementou Gilvan Tavares.

Comparação com últimas pesquisas

Nas últimas pesquisas realizadas, a torcida do Cruzeiro superava os adeptos do Atlético. Segundo levantamento do Datafolha divulgado no primeiro dia de agosto deste ano, o time estrelado tem cerca de 3% do total da preferência dos entrevistados - praticamente mesmo número desta pesquisa do Ibope. O Atlético, por sua vez, é dono de 2%, de acordo com o instituto paulista.

Outra pesquisa realizada recentemente, em 2013, da Pluri Stochos Pesquisas e Licenciamento Esportivo, indicava a Raposa com 3,8% dos entrevistados. O Galo aparecia abaixo com 2,6%.

Ranking das torcidas, segundo o Ibope:

1º - Flamengo: (16,2%) 32,5 milhões de torcedores
2º - Corinthians: (13,6%) 27,3 milhões de torcedores
3º - São Paulo: (6,8%) 13,6 milhões de torcedores
4º – Palmeiras: (5,3%) 10,6 milhões de torcedores
5º – Vasco: (3,6%) 7,2 milhões de torcedores
6º - Atlético: (3,5%) 7,0 milhões de torcedores
7º – Cruzeiro: (3,1%) 6,2 milhões de torcedores

8º - Grêmio: (3%) 6,0 milhões de torcedores
9º - Internacional: (2,8%) 5,6 milhões de torcedores
10º - Santos: (2,4%) 4,8 milhões de torcedores
11º - Fluminense: (1,8%) 3,6 milhões de torcedores
12º - Bahia: (1,7%) 3,4 milhões de torcedores
12º - Botafogo: (1,7%) 3,4 milhões de torcedores
14º - Vitória: (1,3%) 2,6 milhões de torcedores
15º - Atlético-PR: (1,2%) 2,4 milhões de torcedores
16º - Sport: (1,2%) 2,4 milhões de torcedores
17º - Santa Cruz: (1%) 2,0 milhões de torcedores
18º - Ceará: (0,8%) 1,6 milhões de torcedores

Tags: capital interior torcidas atlético seriea copadobrasil ibope lance pesquisa cruzeiro gilvan