Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Empolgado com retorno, Vinícius Araújo espera aprender com Luxa e voltar a dias de goleador

Atacante, de 22 anos, foi emprestado pelo Valencia ao Cruzeiro até junho de 2016

postado em 26/06/2015 15:56 / atualizado em 26/06/2015 19:59

Juarez Rodrigues/EM/D.APress

Em 31 de janeiro de 2014, Vinícius Araújo se despedia do Cruzeiro para defender o Valencia, da Espanha. “Quem sabe eu possa voltar um dia, para fazer muitos gols e ser ídolo aqui”, disse naquela ocasião. O retorno aconteceu nesta sexta-feira. Emprestado pelo clube espanhol por um ano, o atacante volta à Toca da Raposa demonstrando grande empolgação.

“A alegria está estampada no meu rosto. Esses últimos dias foram de ansiedade. Estou muito feliz. Agradeço à diretoria pela confiança. Eu estava ansioso para começar os treinos. Quando surgiu a oportunidade de retornar, não pensei duas vezes”, afirmou.

O vínculo de Vinícius Araújo com o Cruzeiro será iniciado em 1º de julho, mas ele recebeu autorização do Valencia para iniciar os treinamentos na Toca da Raposa. O atacante aguarda a recuperação do condicionamento físico para poder reestrear pelo Cruzeiro.

“O meu último jogo foi na Seleção. Vinha treinando com frequência na Bélgica (onde defendeu o Standard Liège). Agora nas férias fazia trabalho na academia. Fiz todos os exames que pediram. Minha vontade é jogar o mais rápido possível, mas não adianta atropelar as coisas. Vou conversar com a comissão. Tenho certeza de que eles saberão o prazo certo para eu jogar. Agora o que posso fazer é trabalhar bastante”, destacou o centroavante.

Vinícius Araújo não entra em campo desde o fim de março. Sob o comando de Alexandre Gallo, ele começou jogando no empate sem gols da Seleção Brasileira sub-23 com o México, em amistoso preparatório para os Jogos Olímpicos. Já a última oficial disputada pelo centroavante foi em 14 de fevereiro, pelo Standard Liège, da Bélgica. Vinícius Araújo foi substituído aos 29 minutos do segundo tempo do empate com o Zulte Waregem, por 1 a 1, pelo Campeonato Belga.

Passagem apagada pela Europa

Na Europa, a revelação cruzeirense atuou pouco e marcou apenas um gol. No Valencia, o centroavante disputou seis jogos, todos como suplente. Foram 94 minutos em campo. Sem chances no clube espanhol, foi emprestado ao Standard Liège em agosto de 2014. Pelo clube belga, ele anotou um gol na vitória sobre o Rijeka, da Croácia, por 2 a 0, pela Liga Europa, em setembro.

Na avaliação do atacante, ainda que tenha jogado pouco, a passagem pelo futebol europeu o ajudou a crescer como jogador. “Acho que todo jogador no futebol brasileiro tem sonho de jogar na Europa. Quando surgiu oportunidade de ir para Valencia, foi decisão minha e de todo mundo. Seria bom para meu crescimento. E foi importante para minha formação”, avaliou. “Aprendi a jogar taticamente, sem a bola. Nosso futebol é moderno, não tem como atacante ficar paradinho”, acrescentou.

Grande expectativa com Luxemburgo

Na primeira passagem pelo Cruzeiro, o atacante foi campeão brasileiro em 2013, ano em que chegou ao elenco profissional. Sob o comando de Marcelo Oliveira, Vinícius Araújo disputou 27 partidas, das quais foi titular em 15. Com média de 0,4 gol por jogo na Raposa, balançou as redes 11 vezes: sete no Brasileiro, uma na Copa do Brasil, uma no Campeonato Mineiro e outras duas em amistosos. Foram três assistências e dois cartões amarelos recebidos, ambos no Brasileirão.

Agora com Vanderlei Luxemburgo como treinador, Vinícius Araújo espera ter grande aprendizado. “Luxemburgo é um treinador que todo jogador gosta de trabalhar. A orientação dele será de extrema importância. Tenho 22 anos e muito chão para caminhar. Sei que tenho de crescer a cada dia mais. O Luxemburgo, quando eu soube que estava vindo para o Cruzeiro, pensei que queria trabalhar com ele. Tenho certeza de que ele vai me ajudar bastante”, destacou.

Camisa 30 e concorrência

Na primeira passagem pela Toca da Raposa, Vinícius Araújo vestia a camisa 30, que agora pertence a Marquinhos. O centroavante ainda não decidiu qual número utilizará. “Tenho carinho enorme pela camisa 30, mas acho que a camisa não importa tanto. Ainda não escolhi o número. O importante é vestir a camisa do Cruzeiro. Espero que o mais importante sejam os gols”, observou.

Quando tiver condições físicas de atuar, Vinícius Araújo terá disputa por posição com Leandro Damião, autor de 15 gols em 26 jogos nesta temporada. “Concorrência, tenho há bastante tempo. Quando joguei aqui, era com Borges, e Anselmo Ramon. O Cruzeiro tinha também Júlio Baptista e Ricardo Goulart. O Damião é excelente jogador. O Henrique (Dourado) também é excelente atacante. Vou respeitar meus companheiros, como sempre fiz. Será uma briga sadia. Vou procurar sempre encostar no Damião para buscar mais experiência. Estou feliz em trabalhar com grandes jogadores”, salientou o atacante, de 22 anos.

Tags: araújo vinicius cruzeiro seriea