Cruzeiro

CRUZEIRO

Cruzeiro confirma contratação de Ariel Cabral

Jogador argentino, de 27 anos, é o 17º reforço do clube celeste para temporada 2015

postado em 05/08/2015 10:55 / atualizado em 05/08/2015 11:04

DIVULGAÇÃO

O Cruzeiro confirmou nesta quarta-feira a contratação de Ariel Cabral. O jogador argentino, de 27 anos, será apresentado às 15h, na Toca da Raposa II. O atleta chegou a Belo Horizonte nessa terça-feira. Ele realizou exames médicos e conheceu a estrutura do clube, além de acertar os últimos detalhes do contrato.

Cabral não joga desde o fim de março. No início do mês seguinte, ele foi informado pela diretoria do Vélez Sarsfield que, por necessidade de redução de gastos, não defenderia mais o clube. Como encerrou o vínculo com a equipe argentina antes da janela de transferências, o meio-campista estava livre para acertar contrato com o Cruzeiro.

O argentino é o 17º reforço do clube celeste na temporada 2015. Três deles não defendem mais a equipe celeste. Riascos foi emprestado para o Vasco, enquando Henrique Dourado rescindiu contrato e se transferiu para o Vitória de Guimarães, de Portugal. Já o volante Felipe Seymour está afastado e treina em outro horário na Toca II.

Na “era Luxemburgo”, Ariel Cabral é a terceira contratação feita pelo Cruzeiro. Antes dele, chegaram à Toca da Raposa os atacantes Vinícius Araújo, emprestado pelo Valencia, e Marinho, contratado do Ceará.

Trajetória do novo reforço

Ariel construiu toda sua carreira no Vélez Sarsfield, onde estreou, em 2007, aos 19 anos. O meia foi emprestado ao Legia Varsóvia, da Polônia, em 2010, mas retornou à Argentina no ano seguinte. Em 2015, no Campeonato Nacional, o jogador disputou oito jogos, sendo cinco deles como titular. Ariel marcou um gol.

Já na temporada passada, ele esteve em campo em 41 partidas do Vélez Sarsfield, sempre como titular. Substituído apenas três vezes, não balançou as redes e recebeu 10 cartões amarelos.

Ariel Cabral tem grande experiência internacional. Além de ter sido campeão mundial sub-20 pela Argentina em 2007, ele disputou quatro edições da Copa Libertadores (2007, 2010, 2012 e 2014). Na principal competição entre clubes do continente, foram 22 partidas disputadas.

Análise de quem acompanhou de perto

O jornalista argentino Roberto Martínez, que é colunista do portal ESPN na Argentina e acompanhou de perto a carreira do novo reforço cruzeirense, analisou as características de Ariel Cabral, a pedido do Superesportes.

"Ariel Cabral é jogador canhoto de muita qualidade técnica, mas creio que falte a ele mais espírito de sacrifício. Muitas vezes, peca por não se entregar fisicamente nas partidas. É um clássico jogador de organização, de armação de jogadas, de último passe. Um jogador de armação mais cerebral, articulador. É um meia ofensivo que não ajuda muito na marcação. Não atua como segundo volante, como dizem no Brasil, mas sim posicionado à frente, mais pela esquerda. Como é lento, precisa estar cercado de jogadores rápidos para seu jogo fluir. Uns para recuperarem e lhe passarem a bola, outros para serem lançados. Individualmente falando, ele não tem velocidade. Ariel costuma jogar solto, sem responsabilidades na marcação.

Cabral se fez no Vélez e teve bons momentos no clube. Há cerca de dois anos, ele sofreu uma grave lesão no joelho, uma lesão importante, e, quando voltou, pareceu sentir certo temor de atuar. Mas vinha sendo um jogador importante por sua experiência e teve participação ativa no último título do clube.

Ele rompeu o contrato há alguns meses porque o Vélez atravessa uma grave crise financeira e resolveu abrir mão dos seus jogadores mais caros, com salários mais altos. Eram os casos dele e de Pratto, por exemplo. Hoje, o clube passa por uma renovação, com atletas mais jovens."

Veja lances de Cabral em ação:


Tags: copadobrasil libertadores futinternacional seriea vélez cabral cruzeiro