Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro cita exemplos europeus para respaldar possível efetivação de Deivid como treinador

Assistente é um dos fortes candidatos da diretoria para substituir Mano Menezes

postado em 03/12/2015 07:55 / atualizado em 02/12/2015 21:47

Paulo Filgueiras/EM/D.A Press

Diante da iminente saída de Mano Menezes para o Shandong Luneng, da China, o Cruzeiro já identificou quem poderá comandar a equipe na próxima temporada. Entre os candidatos, Deivid aparece como um dos nomes mais fortes. Para respaldar a possível efetivação do auxiliar-técnico, o diretor de futebol Thiago Scuro citou exemplos de treinadores europeus que receberam chances em grandes clubes sem terem longo experiência.

“O Deivid é uma das alternativas, considerando o conhecimento que ele tem do clube e do trabalho. Quero aproveitar e fazer uma analogia, que é algo que já acontece fora. A gente tem inúmeros casos de grandes treinadores que assumiram grandes equipes e que tiveram sucesso. O Valencia anunciou o Gary Neville como treinador principal sem nunca ter dirigido uma equipe. A gente tem inúmeros casos, como Pep Guardiola e André Villas-Boas, que viveram situação semelhante. A gente tem muita convicção que este é o caminho para manter o Cruzeiro em continuidade. Só isso fará com que o Cruzeiro pare de sofrer de uma temporada para a outra. Quero construir um legado que seja mais forte”, afirmou o dirigente.

Reprodução Twitter
Deivid realizou curso de técnicos promovido pela CBF, mas, até aqui, foi treinador apenas em três partidas na sua curta carreira. No Flamengo, ele comandou a equipe em duas oportunidades quando Vanderlei Luxemburgo estava suspenso, com vitória sobre o Fluminense, por 3 a 0, e empate com o Nova Iguaçu. O terceiro jogo foi à frente do Cruzeiro, em triunfo sobre a Ponte Preta, por 3 a 1.

Estágios


Embora tenha pouca experiência, o ex-atacante procurou se preparar para exercer a nova função. Logo depois de encerrar a carreira como jogador, Deivid rapidamente iniciou a trajetória como auxiliar-técnico e fez diversos estágios. Os primeiros foram em maio de 2014, na Seleção Brasileira sub-21, ao lado de Alexandre Gallo, e no Vitória, com o técnico Carlos Amadeu. No mês seguinte, esteve no Internacional sob a supervisão de Abel Braga. Já em julho do mesmo ano, ele seguiu para o Avaí, onde trabalhou com Geninho.

Deivid foi contratado pelo Flamengo em julho de 2014 para integrar a comissão técnica de Vanderlei Luxemburgo. "O Deivid não é o meu auxiliar. Ele é um estagiário para auxiliar o técnico. Isso já foi feito com o Gallo, o Ney... Diversas pessoas trabalharam comigo desta forma. Só que criamos um estagiário remunerado. É um fator que oferece a possibilidade de o cara estagiar e já criar uma situação", explicou o treinador naquela ocasião.

Divulgação/EC Vitória
Foi com Luxa que o ex-atacante do Cruzeiro retornou à Toca da Raposa em junho como assistente. O treinador não resistiu aos maus resultados e foi demitido, mas isso não impediu que Deivid seguisse no clube. Com apoio dos jogadores, ele foi contratado pela nova diretoria, encabeçada por Bruno Vicintin, como auxiliar da comissão técnica fixa da Raposa.

Experiência positiva


O Cruzeiro já havia anunciado a contratação de Mano Menezes quando Deivid foi o encarregado de comandar a equipe em jogo contra a Ponte Preta, em Campinas. O auxiliar promoveu mudanças no time titular, com a entrada de Ariel de Cabral no meio-campo e novos posicionamentos para outros jogadores. Henrique passou a atuar à frente da defesa, enquanto Willians foi deslocado para o lado direito. Já Willian foi colocado mais perto do gol adversário. Todas essas medidas foram mantidas e aprimoradas por Mano.

A experiência positiva contra a Ponte com as mudanças na equipe é um dos fatores que deixam Deivid em alta com a diretoria do Cruzeiro. Ele conta ainda com grande apoio dos jogadores. Na última terça-feira, em entrevista coletiva, o atacante Willian citou a colaboração do ex-atacante para os bons resultados de Mano Menezes. “O Deivid é um cara que está passando um pouco de sua experiência, se atualizando com coisas da Europa”, comentou.

Deivid também está bem cotado entre os torcedores. Em enquete com mais de 12 mil votos, realizada pelo Superesportes, até a noite dessa quarta-feira, ele aparecia em segundo lugar entre os técnicos preferidos pela torcida para substituir Mano Menezes, superado apenas pelo argentino Jorge Sampaoli.