Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Procurador Geral do STJD confirma que Benecy Queiroz será julgado e pode receber punição

Denúncia contra dirigente celeste deve ser oferecida ainda na próxima semana

postado em 13/01/2016 18:37 / atualizado em 15/01/2016 16:21

Paulo Filgueiras/EM/D.A Press
A situação do supervisor de futebol do Cruzeiro Benecy Queiroz deve mesmo ficar complicada. Nesta quarta-feira, em entrevista à Rádio Itatiaia, o procurador geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, garantiu que a gravação da entrevista do dirigente, dizendo que comprou um árbitro antes de uma partida do clube, foi solicitada.

Segundo Schmitt, as imagens serão analisadas e uma denúncia deve ser oferecida contra o dirigente da Raposa. “Solicitamos as imagens e o vídeo da primeira imagem da entrevista, que é a que nos interessa. A que faz uma manifestação expressa à manipulação de resultados com corrupção voltada à arbitragem. E é muito provável que haja um oferecimento de denúncia, acompanhado de um requerimento de inquérito, para que o dirigente possa responder pelos atos que ele afirmou que praticou, e agora está fazendo uma outra análise dos fatos, como se fosse um causo, uma brincadeira, mas não é o caso de a gente relevar esse tipo de declaração”, frisou.

Benecy deu as declarações polêmicas ao programa Meio de Campo, da Rede Minas, e nesta quarta-feira convocou um pronunciamento para dizer que inventou a história, negando qualquer tipo de manipulação. “A procuradoria deve oferecer uma denúncia e ele será responsabilizado por essa declaração, e poderá apresentar sua defesa. E como em qualquer julgamento, pode ser absolvido ou condenado”, disse o magistrado.

Em relação ao período em que teria ocorrido a tentativa de manipulação de resultado, Paulo Schmitt explica que não existe prazo para que a denúcia seja oferecida. “Ah, foi há muito tempo, tem um período prescricional. A Fifa tem um entendimento na sua codificação disciplinar que não incide prescrição em casos de corrupção, ou recebimento de vantagens indevidas”, frisou, deixando claro que não importa o período que o fato tenha ocorrido.

CRUZEIRO

Para finalizar, Schmitt deixou claro que somente Benecy Queiroz deve ser julgado por suas declarações e o Cruzeiro não sofre risco de ser punido. “Paralelamente, ainda não se tem a identificação de outros envolvidos, e até eventualmente a participação do clube, isso não é confirmado em nenhum momento, é preciso instaurar um inquérito para investigar. Então ele responde sozinho pelo que disse que fez e os outros eventualmente envolvidos precisamos investigar através de um inquérito, que deve ser instaurado na próxima semana. Mas ninguém vai responder além dele mesmo, o dirigente, pelo que ele afirmou que fez. Ou que tentou fazer”, finalizou.