Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Football Leaks vaza contrato da venda de zagueiro mais caro da história do Cruzeiro

Site inspirado no WikiLeaks detalhou negociação dos direitos federativos de Wallace com o Braga, de Portugal; documentos sobre Damião e Sebá também foram revelados

postado em 18/02/2016 16:30 / atualizado em 05/11/2020 17:47

(Foto: AFP PHOTO)
O site Football Leaks - 'versão esportiva' do WikiLeaks - vazou o contrato da transferência de Wallace, a maior venda de um zagueiro da história do Cruzeiro. Em 2014, o jogador formado nas categorias de base do clube celeste foi negociado por 9,5 milhões de euros com o grupo de investidores Gestifute, do empresário Jorge Mendes, que o repassou para o Sporting Braga, de Portugal.

Curiosamente, de acordo com o documento vazado, o valor da transferência dos direitos federativos do atleta de 21 anos foi de apenas 1 euro. Os valores de 9,5 milhões de euros são referentes aos direitos econômicos, que estão em outro registro, não divulgado pelo Football Leaks. O contrato revelado é do dia 25 de junho de 2014. O documento, assinado pelo vice-presidente do Cruzeiro, Márcio Rodrigues, ainda trata sobre mecanismos de solidariedade e questões burocráticas da transferência.

Cinco dias depois, em 30 de junho de 2014, o Cruzeiro informou que vendeu os direitos econômicos do zagueiro para o grupo de investidores Gestifute, que repassou o atleta ao Sporting Braga. Na cotação da época, o clube ficou com R$17,3 milhões, que equivalem a 60% dos 9,5 milhões de euros envolvidos na negociação. O atleta, então com 19 anos, tinha contrato com o Cruzeiro até 31 de dezembro de 2017.

Wallace chegou ao clube aos 15 anos, no início de 2010, e teve passagens pelas categorias de base da Seleção Brasileira. Antes mesmo de estrear no Braga, ele foi emprestado ao Monaco, da França, onde está até agora.

Além de Wallace, o Football Leaks já divulgou o contrato de Sebá, emprestado pelo Cruzeiro ao Porto em 2013. Uma proposta de 15 milhões de euros do Olimpique de Marselha ao Santos por Leandro Damião, quando o jogador ainda estava na Toca da Raposa II, também foi revelada pelo site.

(Foto: Reprodução/Football Leaks)


Texto produzido com supervisão de Bruno Furtado

Tags: cruzeiro cruzeiroec interiormg futinternacional futnacional mercadobola