Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Bastidores do acerto do Cruzeiro com Paulo Bento: rota alterada, reuniões e análise do time

Ricardo Gomes desistiu do acordo e dirigentes partiram imediatamente para Lisboa

postado em 13/05/2016 16:59 / atualizado em 13/05/2016 17:20

Divulgação Cruzeiro

O Cruzeiro anunciou na noite da última quarta-feira que o português Paulo Bento, de 46 anos, substituirá Deivid no comando técnico da equipe. As negociações para a vinda do treinador europeu começaram ainda na segunda-feira (dia 9), no Aeroporto de Confins, quando o vice-presidente de futebol Bruno Vicintin e o diretor Thiago Scuro se preparavam para embarcar ao Rio de Janeiro para assinar contrato com Ricardo Gomes. Um telefonema, no entanto, mudou a rota.

Ricardo Gomes ligou para os dirigentes cruzeirenses afirmando que havia desistido da transferência para o Cruzeiro em função da conversa que teve com o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira. O dirigente alvinegro apostou no emocional para convencer seu profissional a seguir em General Severiano. Gomes tinha acordo verbal com o clube mineiro desde a semana anterior e só aguardaria a decisão do Campeonato Carioca para anunciar sua saída.

Em Confins, já com a negativa de Ricardo Gomes, Vicintin e Scuro conversaram com o presidente Gilvan de Pinho Tavares por telefone e entenderam que era hora de partir para uma opção no exterior. O nome de Paulo Bento e de outros dois outros técnicos portugueses já haviam sido oferecidos pelo ex-jogador Deco, que trabalha como agente desde que deixou os gramados. A escolha pelo antigo comandante da Seleção Portuguesa foi feita ainda no aeroporto.

Com as mesmas malas que embarcariam para o Rio de Janeiro, Bruno Vicintin e Thiago Scuro compraram novas passagens e seguiram rumo a Lisboa. Sem voo direto no dia, precisaram passar por São Paulo e desembarcaram na capital portuguesa na terça-feira. Já sabendo da chegada dos dirigentes celestes, Paulo Bento começou a estudar o Cruzeiro. No primeiro encontro (noite de terça-feira, dia 10), em um jantar, Bento revelou que já havia assistido a quatro jogos do time.

A conversa com Paulo Bento durou até 2h da madrugada. Com a decisão pela contratação tomada, Scuro e Vicintin marcaram um almoço com o empresário de Paulo Bento, Carlos Gonçalves, para a quarta-feira (dia 11). Detalhes financeiros e burocráticos foram solucionados neste encontro.

À noite, já com a transferência acordada, o técnico português voltou ao hotel onde estavam o vice de futebol e o diretor do Cruzeiro para assinar o vínculo. Nesta nova oportunidade, Paulo já apresentou uma análise de mais três partidas da Raposa. Embora tenha deixado claro que as avaliações foram feitas para entender a forma como o time jogava, o português destacou, superficialmente, posições carentes no elenco. A conversa durou mais uma vez até a madrugada (horário português) e seus auxiliares também foram apresentados a Scuro e Vicintin.

Nessa última conversa com Paulo Bento em Portugal, a cúpula cruzeirense foi convencida de que todos os profissionais indicados por ele deviam fazer parte do projeto em Belo Horizonte. A definição de funções para a equipe do português foi amplamente discutida, já que o clube já dispõe de departamento de análise de desempenho e auxiliares fixos na Toca da Raposa II.

Paulo Bento será acompanhado no Cruzeiro por um preparador físico, um adjunto, um auxiliar e um observador técnico (scouting), responsável por análise de jogos do time e de adversários.

Depois do acerto e anúncio na noite de quarta-feira (hora brasileira), Bruno Vicintin e Thiago Scuro retornaram ao Brasil e desembarcaram em Belo Horizonte na noite dessa quinta-feira. Por esse motivo, não participaram do lançamento de uniformes do Cruzeiro, no Mineirão. A apresentação de Paulo Bento deve ocorrer na tarde de segunda-feira, mesmo dia em que ele chegará à capital mineira.