Cruzeiro
None

CRUZEIRO

A cada jogo uma 'surpresa': em cinco partidas, Bento jamais repetiu escalação no Cruzeiro

Português mudou time em todas as rodadas e já utilizou 23 jogadores

postado em 07/06/2016 09:53 / atualizado em 07/06/2016 16:37

Edésio Ferreira/EM/D.A Press
Com o hábito de fechar grande parte de seus treinos à imprensa, o técnico Paulo Bento mostrou, a cada partida do Cruzeiro, ao menos uma “surpresa” no time. Seja por opção técnica ou ordem médica, o português jamais repetiu a escalação de um jogo para o outro. Por isso, é praticamente impossível imaginar o que ele fará antes do clássico do próximo domingo, às 16h, contra o Atlético, no Independência. Na 18ª colocação do Campeonato Brasileiro, com cinco pontos, o clube celeste necessita da vitória para deixar a zona de rebaixamento.

Em quase um mês à frente do Cruzeiro, Paulo Bento já utilizou 23 jogadores do elenco, sendo 18 como titulares. Na lista de não-aproveitados estão os goleiros Rafael e Lucas França, o zagueiro Fabrício Bruno e o armador Bruno Nazário, além dos lesionados Dedé, Manoel, Marcos Vinícius e Judivan e dos recém-recuperados Mayke e Rafael Silva.

O próprio treinador destacou em entrevistas coletivas que a escalação da equipe depende muito da estratégia de jogo e das características do adversário. Suas decisões sobre a formação podem, inclusive, serem tomadas somente no dia da partida.

À exceção do empate por 2 a 2 com o Figueirense, em que optou pelo 4-2-3-1, Paulo Bento implantou o esquema 4-4-2 com um losango no meio-campo como padrão tático no Cruzeiro. O estilo de jogo ganhou sequência, mas a escalação não. Somente o goleiro Fábio, o zagueiro Bruno Viana, o volante Henrique e os meias De Arrascaeta e Elber foram titulares em todos os jogos. O restante do grupo ficou no banco ao menos uma vez.

Curiosamente, foi quando resolveu ser enérgico nas substituições que Bento alcançou sua primeira vitória no Cruzeiro – suspenso, o treinador deu lugar ao assistente Ricardo Peres no banco de reservas. No triunfo por 1 a 0 sobre o Botafogo foram seis “caras novas” em relação ao empate com o América por 1 a 1 na rodada anterior: o lateral-direito Lucas, o zagueiro Bruno Rodrigo, o lateral-esquerdo Bryan, o volante Lucas Romero, o meia Robinho e o atacante Riascos. No Estádio Mané Garrincha, em Brasília, Elber fez o único gol do Cruzeiro, que se apresentou de maneira impecável no primeiro tempo e caiu de produção na etapa final.

No último domingo, Bento voltou com Willian no lugar de Riascos e viu a Raposa perder do São Paulo por 1 a 0, no Mineirão. O Cruzeiro até teve mais posse de bola, porém encontrou dificuldades para finalizar em direção à meta são-paulina e acabou retornando à zona de rebaixamento.

Nesta semana, o português pode ter de volta o lateral-direito Mayke e o atacante Rafael Silva, que há algum tempo se dedicam ao trabalho de recondicionamento físico após se recuperarem de lesões. Com mais duas prováveis opções, não será estranho se Bento reorganizar a equipe e apresentar, diante do Atlético, o sexto time sob seu comando.

As escalações do Cruzeiro na era Bento:

Cruzeiro 2x2 Figueirense: Fábio; Federico Gino, Bruno Viana, Bruno Rodrigo e Sánchez Miño; Henrique e Bruno Ramires; Pisano (Douglas Coutinho), De Arrascaeta (Allano, depois Ariel Cabral) e Elber; Willian.

Santa Cruz 4x1 Cruzeiro: Fábio; Lucas (Pisano), Bruno Viana, Bruno Rodrigo e Sánchez Miño; Henrique, Bruno Ramires, Ariel Cabral (Alex) e De Arrascaeta (Douglas Coutinho); Elber e Willian

Cruzeiro 1x1 América: Fábio; Federico Gino (Douglas Coutinho), Leo, Bruno Viana e Sánchez Miño; Henrique, Bruno Ramires, Ariel Cabral (Robinho) e De Arrascaeta; Elber e Willian (Riascos)

Botafogo 0x1 Cruzeiro: Fábio; Lucas, Bruno Viana, Bruno Rodrigo e Bryan; Henrique, Lucas Romero, Robinho (Marciel) e De Arrascaeta; Elber (Willian) e Riascos (Alisson)

Cruzeiro 0x1 São Paulo: Fábio; Lucas, Bruno Viana, Bruno Rodrigo e Bryan; Henrique, Lucas Romero, Robinho (Alisson) e De Arrascaeta (Douglas Coutinho); Elber e Willian (Riascos)

Titulares com Bento:

5 vezes: Fábio, Bruno Viana, Henrique, De Arrascaeta e Elber
4 vezes: Willian e Bruno Rodrigo
3 vezes: Bruno Ramires, Lucas e Sánchez Miño
2 vezes: Ariel Cabral, Bryan, Federico Gino, Robinho e Lucas Romero
1 vez: Pisano, Leo e Riascos
Entrou apenas no decorrer do jogo: Alisson, Allano, Marciel, Douglas Coutinho e Alex

Tags: seriea nacional cruzeiroec cruzeiro interiormg escalação Paulo Bento