Cruzeiro
None

CRUZEIRO

'Pedido de calma' que garantiu chuva de gols: Mano exalta retomada de confiança do Cruzeiro

Técnico comemorou vitória por 4 a 2 que fez time ganhar sobrevida na Série A

postado em 05/08/2016 00:05 / atualizado em 05/08/2016 00:40

Pedro Vilela/Light Press/Cruzeiro

No jogo de domingo contra o Santos, o Cruzeiro criou mais chances de gols que o adversário, mas não as aproveitou e acabou perdendo por 2 a 0. Os lances desperdiçados causaram incômodo nos atletas, porém o técnico Mano Menezes fez uma espécie de trabalho psicológico para retomar a confiança de seus jogadores. A palavra “calma” foi bastante utilizada nas palestras na Toca da Raposa II e na preleção no Independência. Deu certo. Com futebol ofensivo e eficiente, o time celeste venceu o Internacional de virada, por 4 a 2, e ganhou sobrevida na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Em entrevista coletiva depois da partida desta quinta-feira, Mano lembrou a pressão pela falta de bons resultados e ressaltou o ganho de confiança com o placar positivo.

“Vi em Santos os jogadores colocando a mão na cabeça e reclamando que o time criava muito, mas a bola não entrava. Disse a eles para ter calma, que a bola iria entrar, como de fato entrou hoje por quatro vezes. Temos jogadores que definem muito bem, eles já demonstraram isso em outras oportunidades. Então é assim. Calma! Calma que (a bola) entra”, avaliou o treinador, que avaliou o poder apresentado pela equipe para virar o jogo após ver o adversário abrir o placar com 2min de bola rolando.

“Essas coisas, embora a gente não espere e faça tudo para acontecer, às vezes acontece. A equipe estava bem preparada, o torcedor ajudou muito. O torcedor apoiou a equipe, veio junto, sentimos a confiança da equipe e fizemos o gol de empate rápido. Fizemos o 2 a 1, a equipe começou a encontrar espaço importante para criar jogadas de qualidade e aí fizemos o terceiro. Voltamos ainda melhores na segunda parte e praticamente definimos. Sofremos um pouquinho, pois diminuímos a pressão. Eles começaram a jogar bola na área, uma delas entrou – fizemos penalidade máxima. Mas a equipe está encorpando nessa maneira nova de jogar, um modo diferente do qual estava acostumado. O resultado, que não nos tira da situação dos quatro últimos colocados, nos devolve a confiança e nos dá alento para estar numa condição melhor”, observou.

No Independência, o Cruzeiro se propôs a “deixar” o Inter com a posse de bola e procurou ser rápido nos ataques. Segundo o Footstats, o time gaúcho terminou a partida com 57% de posse de bola, mas a Raposa finalizou mais vezes (13 a 10). Dos chutes cruzeirenses à meta adversária, três de Rafael Sobis e um de Ramón Ábila venceram o goleiro Marcelo Lomba.

Na sequência da análise, Mano chamou atenção apenas para o aproveitamento em cruzamentos. No mais, segundo o treinador, a atuação do Cruzeiro foi perfeita. “Gostei de quase tudo na equipe. Só acho que podemos aproveitar melhor o penúltimo passe. Nosso cruzamento tem sido mais no pé do adversário do que no nosso. Temos capacidade para melhorar isso. No restante a equipe marcou bem – veja que o Internacional só chegou com bola cruzada alta. Quando se faz um 4 a 2, na pressão em que a equipe se encontrava, tem que ser exaltado”.

Contra o Internacional, o Cruzeiro encerrou jejum de seis partidas sem vitória no Campeonato Brasileiro. O time agora se prepara para duelar com o Corinthians na próxima segunda-feira, às 21h, no Pacaembu, pela rodada de encerramento do turno. “Tenho certeza que a recuperação será melhor do que fizemos em cima deste jogo (contra o Inter). É pensar em fazer grande jogo novamente, procurar não desperdiçar as chances e vencer”, encerrou Mano Menezes.




Tags: interiormg seriea análise internacionalrs Mano Menezes Cruzeiro