Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Gol no início, forte marcação e equilíbrio: Cruzeiro busca 'jogo perfeito' para se classificar

Atletas comentam estratégia da equipe para buscar vaga heroica na Copa do Brasil

postado em 31/10/2016 18:21 / atualizado em 31/10/2016 18:39

Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

O Cruzeiro terá de fazer sua melhor apresentação na temporada 2016 para manter vivo o sonho de conquistar o pentacampeonato da Copa do Brasil. Depois de perder na quarta-feira passada para o Grêmio por 2 a 0, no Mineirão, o time celeste tentará inverter o placar nesta quarta, às 21h45, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pelo duelo de volta das semifinais da competição.

A tarefa do time do técnico Mano Menezes é bastante complicada. Jamais a Raposa venceu o Tricolor gaúcho como visitante pelo placar que precisa para se classificar sem depender da “loteria” dos pênaltis. O melhor resultado ocorreu pelo Campeonato Brasileiro de 2007, quando Charles e Leandro Domingues marcaram os gols da vitória azul por 2 a 0, no Estádio Olímpico.

O time de 2016, portanto, viaja na manhã desta terça-feira para o Rio Grande do Sul à procura de um feito inédito. Pela classificação, o time precisará combinar equilíbrio defensivo e poder de criação, algo que não conseguiu na partida de ida, no Gigante da Pampulha. Errar é proibido. A postura cruzeirense terá de ser “perfeita”. E, se possível, um gol no começo da partida tornará menos árdua a missão da equipe.

“Um gol no começo do jogo seria muito importante, mas temos 90 minutos para fazer dois gols para o jogo ir para os pênaltis ou três para nos classificarmos, claro, sem tomarmos. Precisamos fazer um grande jogo, criar as oportunidades que não criamos no Mineirão e segurar a equipe do Grêmio. Sabemos que eles jogam com muita movimentação, mas estamos trabalhando muito para podermos entender bem o jogo e conseguirmos fazer uma boa partida”, avaliou o meia Robinho, que será o encarregado de preparar as jogadas para as conclusões do trio Rafael Sobis, Arrascaeta e Ramón Ábila.

No revés por 2 a 0, o Cruzeiro atacou pouco. O goleiro Marcelo Grohe só fez uma defesa, no começo da partida, em bola chutada por Arrascaeta. No mais, muitos passes para o lado, sem a menor efetividade. Já o Grêmio mostrou frieza e marcou uma vez em cada tempo, com Luan e Douglas. A tendência é que os comandados de Renato Gaúcho se mostrem mais incisivos em casa, uma vez que contarão com o apoio de milhares de torcedores.

Mas a confiança na Toca da Raposa está em alta. Mesmo ciente de todas as condições favoráveis ao adversário, o zagueiro Leo confia que o Cruzeiro pode avançar. “O estádio vai estar lotado, a torcida vai incentivar o Grêmio. Como bons mineiros, vamos chegar aos poucos pra imprimir nosso ritmo e buscar o resultado. Sabemos de tudo que vamos enfrentar, mas temos consciência de que podemos conseguir”. O camisa 3 deu a dica de como será a estratégia celeste. “É um jogo que  agente tem que agredir um pouco mais, impor nosso ritmo e reduzir os espaços. O Grêmio tem jogadores que criam e dão ritmo ao time. Precisamos do resultado e vamos buscar fazendo gols”.

Como visitante na Copa do Brasil, o Cruzeiro aplicou goleada de 5 a 2 sobre o Botafogo, pelas oitavas de final. A diferença é que o placar saiu “naturalmente”, e não por obrigação. Desta vez, diante dos gaúchos, o time terá de lidar com a ansiedade em querer abrir logo o marcador. “A gente não pode ir em busca do resultado de qualquer maneira porque o Grêmio tem uma boa equipe. Vamos concentrados pra buscar um gol no começo do jogo e as coisas encaminharem do jeito que a gente quer”, encerrou o lateral-esquerdo Edimar.

O Cruzeiro defende um tabu de jamais ter sido eliminado pelo Grêmio em mata-matas. Em seus 95 anos de história, o clube celeste protagonizou viradas "improváveis" que podem servir de inspiração para esta quarta-feira (Clique aqui e relembre). Nesta segunda, o time encerrou sua preparação em Belo Horizonte e contou com o retorno do volante Henrique, recuperado de desgaste muscular na coxa direita. A escalação será definida por Mano Menezes em atividade a ser realizada nesta terça-feira, em Porto Alegre.

Tags: raposa cruzeiro classificação gremiors futnacional copadobrasil