Cruzeiro
None

CRUZEIRO

'Conselheiro', 'estudioso' e 'professor': líderes do elenco do Cruzeiro dão depoimentos sobre Tinga

Em vídeo gravado no mês de março, Willian, Dedé e Leo falaram sobre ex-colega

postado em 15/12/2016 18:30 / atualizado em 15/12/2016 18:47

Imagens: TV Cruzeiro

Os depoimentos são de março, mas poderiam ter sido gravados nesta quinta-feira, data em que o Cruzeiro anunciou Tinga como seu novo gerente de futebol. Líderes do atual elenco e ex-companheiros do agora dirigente, os zagueiros Dedé e Leo, além do atacante Willian, deram testemunhos em vídeo gravado no primeiro semestre de 2016 sobre a convivência com o ex-jogador durante as temporadas de 2013 e 2014 na Toca da Raposa II. A produção, com imagens da TV Cruzeiro, tinha como objetivo divulgar o projeto ByTinga, capitaneado pelo ex-volante para vender uma espécie de curso para jovens atletas.

Em sua declaração, o zagueiro Dedé chega a destacar: “se o Tinga fosse diretor, faria qualquer equipe andar”. “Sou um grande amigo e fã do Tinga. O Tinga é um cara que têm o respeito de todos que trabalharam com ele. Pelo fato de ser um cara que gosta de ajudar as pessoas, não apenas como atleta, só tenho a elogiá-lo. Ele me deu conselhos, é bastante seguro para trabalhar nessa função”, disse.

“Além de passar coisas boas dentro de campo, ensinava a gente algumas coisas fora da posição. É um cara que trabalhava bem a cabeça dos jogadores em relação à pressão, a tranquilizar os jogadores numa partida. Ele está maduro para qualquer função no futebol”, completou Dedé, que voltará aos gramados na próxima temporada depois de um longo período no departamento médico.

Por meio de uma plataforma online, Tinga vende um curso para jovens atletas que pretendem iniciar suas carreiras. No espaço, ele promete revelar “segredos (...) desde como se destacar nas categorias de base até se tornar um jogador vitorioso, vencendo os desafios”. Uma série de personalidades do futebol, como o técnico Tite e os jogadores do Cruzeiro, dão boas referências da carreira do agora gerente do clube celeste.

Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press
“Falar do Tinga é muito fácil. É com muita honra, muito prazer e muito gratificante falar de sua pessoa, do seu caráter, do seu profissional (...). Fico feliz de ter visto sua história e tudo que vivenciou no futebol. O mais importante é conhecer sua pessoa, seu interior, sua índole”, destacou o atacante Willian, seguido pelo zagueiro Leo, que ainda reforçou a leitura de jogo do ex-companheiro.

“O Tinga é um cara que tem muito potencial para exercer e criar um método no futebol. Dentro de campo sempre foi um cara agregador e com visão daquilo que estava acontecendo no vestiário (...). Ele sempre foi atinado e ligado a essas coisas dentro de campo. Tem visão e leitura legais dentro de campo, tanto que nos ajudou o técnico Marcelo Oliveira nos anos de 2013 e 2014 em relação a questões táticas do time”, revelou o camisa 3.

”Fora de campo sempre coloca a necessidade de ter planejamento na carreira, na família, na vida empresarial. Sempre buscando ajudar desde o pessoal da grama até o pessoal da diretoria. Tem sua forma de pensar muito legal e nos ensinou bastante. Jogadores que estiveram mais próximos dele, que conviveram com ele, absorveram muito conhecimento. O Tinga é um cara que lê bastante, que estuda bastante e está atento a todas as mudanças do futebol (...). Mesmo sendo jogador, ele conseguiu ter influência muito grande no contexto geral do clube”, acrescentou Leo.

Tinga e Cruzeiro

Com passagens por importantes clubes do país e do exterior, além da Seleção Brasileira,  Tinga, atualmente com 38 anos, chegou ao Cruzeiro em 2012 e se tornou uma referência para o elenco. No time celeste, ele conquistou dois títulos do Campeonato Brasileiro e um Estadual. O jogador, que usava a camisa 7, despediu-se dos gramados em maio de 2015. Ele já não entrava em campo devido ao processo de recuperação de fraturas na tíbia e na fíbula da perna direita, sofridas em agosto de 2014. Foram 65 jogos e dois gols marcados com a camisa azul e branca.

Depois do encerramento do vínculo com o Cruzeiro, Tinga se dedicou à área de gestão de futebol e concluiu o curso na Universidade do Futebol, de São Paulo. Ele também virou símbolo do combate ao racismo após sofrer insultos durante o jogo do Cruzeiro contra o Real Garcilaso, do Peru, pela Copa Libertadores de 2014. O ex-volante chegou a lançar a campanha 'Chutando o preconceito', que reforçou a luta contra os atos de injúrias raciais no esporte.

Tags: dede willian leo mercadobola tinga cruzeiro