Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Dedé, Fábio e Judivan: médico do Cruzeiro faz balanço sobre recuperações de lesionados

Zagueiro e goleiro têm recuperações mais adiantadas e voltarão em breve

postado em 18/12/2016 13:20 / atualizado em 18/12/2016 13:43

Montagem/EM/D. A Press

Além do lateral-esquerdo Diogo Barbosa e do zagueiro Luis Caicedo, já contratados, e de atletas que estão em negociação com a diretoria, o Cruzeiro também terá reforços vindos do departamento médico para as primeiras competições de 2017. Nesse sábado, em entrevista à Rádio Itatiaia, o médico do clube, Sérgio Freire Júnior, fez um balanço dos jogadores que fecharam esta temporada fora de combate, casos de Dedé, Fábio, Judivan e Mayke.

O zagueiro Dedé sofreu uma fratura na patela do joelho direito em fevereiro e, desde então, alternou-se entre tratamento de fisioterapia e salas de cirurgia. A última operação foi realizada em agosto, nos Estados Unidos.

”O Dedé já está em fase avançada de recuperação, com um trabalho orientado sob controle para o mês de dezembro. Ele retorna em janeiro já realizando algumas atividades. O programado para ele é para que tenha condições de treinamento em meados ou no fim de fevereiro”, explicou o médico cruzeirense.

Antes de fraturar a patela, Dedé já havia ficado 14 meses inativo devido a uma lesão no ligamento posterior do joelho direito. Este mês, o defensor anunciou a renovação de contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2018.

Fábio

Quem também deve voltar ao futebol até fevereiro é o goleiro Fábio. Ele rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito em agosto, na partida contra o Coritiba, pelo Brasileiro, e está na reta final do tratamento. “Ele vem de um pós-operatório de reconstrução de ligamento de joelho. Muito boa a recuperação. No começo da pré-temporada já deve participar de algumas atividades. Mas o retorno integral é para entre o fim de janeiro e o início de fevereiro”, disse Sérgio Freire Júnior.

Judivan

O quadro mais complicado é o atacante Judivan, que sofreu grave lesão no joelho esquerdo em 2015, na disputa do Mundial Sub-20 pela Seleção Brasileira. Na ocasião, ele recebeu uma entrada violenta do zagueiro uruguaio Mauricio Lemos. Nesse longo período de inatividade, ele já passou por cinco cirurgias e outros procedimentos no local.

“O Judivan está numa situação um pouco mais delicada, foi uma lesão mais grave e com circunstâncias no pós-operatório. Mas, atualmente, ele apresenta evolução favorável e satisfatória. Provavelmente inicia atividades leves, ainda sob controle da fisioterapia. Por isso aguardamos a evolução para estabelecer prazo preciso. Mas, talvez, não seja diferente do previsto inicialmente, que é para o meio da temporada 2017”, acrescentou Freire.

Mayke

Dos atletas que terminaram o Campeonato Brasileiro no departamento médico, o único que já estará totalmente liberado para iniciar a pré-temporada, no dia 9 de janeiro, será o lateral-direito Mayke. Às vésperas do duelo com o Corinthians, no Mineirão, pela última rodada, ele se queixou de um incômodo muscular e acabou sendo poupado.

”O Mayke é uma situação mais tranquila e pontual. Ele vinha de tempo prolongado sem atividades e se queixou à véspera de uma partida. Conversamos com ele e achamos prudente não aproveitá-lo, ainda que fosse no banco de reservas. Mas volta para a pré-temporada, com todo o grupo e sem nenhuma limitação”, concluiu o médico.

Tags: médico cruzeiro mercadobola mayke judivan fábio dedé sérgio freire júnior