Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro anuncia retorno de Lucas Silva

Por meio de seu Twitter, clube azul oficializou contratação do volante do Real

postado em 31/01/2017 15:27 / atualizado em 31/01/2017 19:00

AFP PHOTO
Pouco mais de dois anos depois de oficializar a transferência de Lucas Silva ao Real Madrid, da Espanha, o Cruzeiro anunciou o retorno do volante de 23 anos à Toca da Raposa II. O jogador, formado nas categorias de base do clube, chega do clube espanhol por empréstimo até junho de 2018 e desembarca no Aeroporto de Confins às 22h desta terça-feira.

A informação do retorno de Lucas havia sido divulgada no início da manhã por Carlinhos Catira, coordenador de testes do Cruzeiro e profissional que trabalhava na Toca I na época em que o volante foi revelado. O dirigente colocou a informação no Facebook e, minutos depois, apagou a postagem.

Antes do anúncio oficial do acerto com Lucas, o Cruzeiro usou as redes sociais para gerar um suspense e atrair sua torcida. Em contagem regressiva (veja abaixo), o clube postou cinco mensagens: 5 - Sagram-se verdadeiros campeões; 4 - Buscam desafios além das fronteiras; 3 - São guerreiros e jamais desistem de suas batalhas; 2 - Retornam a casa para escreverem novas páginas heroicas e imortais; 1 - Fechado com o Cruzeiro desde sempre... Na sequência, veio a confirmação: 'O bom filho a casa torna: Lucas Silva está de volta ao Cruzeiro'.

Lucas Silva está sem atuar oficialmente desde 17 de abril de 2016, quando atuou 67 minutos na derrota do Olympique de Marselha, onde estava emprestado, para o Monaco, pelo Campeonato Francês. Desde então, ele teve uma negocação frustrada para o Sporting de Lisboa, por supostos problemas cardíacos, e apenas treinou no elenco do Real, sem ser utilizado.

Da base à glória

Lucas chegou ao Cruzeiro em 2007 e teve toda a sua formação nas categorias de base celeste. Aos 19 anos, em 18 de julho de 2012, fez sua estreia pelo time profissional diante da Portuguesa, em São Paulo, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Natural de Bom Jesus de Goiás, ganhou destaque no time bicampeão brasileiro nos anos de 2013 e 2014. No total, Lucas realizou 93 jogos com a camisa azul, tendo marcado quatro gols e conquistado dois títulos do Campeonato Brasileiro e um do Campeonato Mineiro.

As boas atuações pela Raposa renderam ao atleta convocações para as Seleções Brasileiras de base. Com a amarelinha, ele conquistou o Torneio de Toulon, em 2014, mesmo ano em que figurou na seleção do Brasileirão, recebendo os prêmios Bola de Prata, da Revista Placar e ESPN, e também o Craque do Brasileirão, oferecido pela CBF.

Em janeiro de 2015, Lucas foi vendido ao Real Madrid por 13 milhões de euros, R$ 39 milhões à época.

Trajetória na Europa

Lucas Silva atuou apenas no primeiro semestre de 2015 pelo Real Madrid, sob o comando do italiano Carlo Ancelotti. Foram nove partidas pelo clube merengue, quatro delas como titular, e um total de 424 minutos em ação. O volante fez uma partida pela Liga dos Campeões da Europa e oito pelo Campeonato Espanhol.

Sem conseguir espaço no clube espanhol, Lucas Silva foi emprestado ao Olympique de Marselha da França na temporada europeia 2015/2016. Nesse novo desafio, o volante teve altos e baixos, mas atuou com bastante frequência. Foram 33 partidas, 17 delas como titular. Ao todo, ele esteve em campo por 1.665 minutos.

Na trajetória francesa, Lucas Silva entrou em campo seis vezes pela Liga Europa, 22 pelo Campeonato Francês, duas pela Copa da França e duas pela Copa da Liga Francesa.

Instagram/Reprodução
Ao fim do contrato de empréstimo de um ano, Lucas Silva foi devolvido pelo Olympique ao Real Madrid. Fora dos planos de Zinedine Zidane, o volante acabou cedido novamente, dessa vez ao Sporting de Lisboa. No entanto, após uma bateria de exames, o clube português desistiu do negócio alegando que Lucas tinha problemas cardíacos.

Desde então, Lucas Silva passou por avaliações clínicas e físicas no Real Madrid, sem que qualquer problema grave fosse constatado. O jogador voltou a treinar normalmente com o elenco merengue em Madri em outubro do ano passado, mas sem ter qualquer oportunidade com o técnico Zidane.

Agora, com a volta ao Cruzeiro por um ano e meio, o jogador de 23 anos terá a chance de reconquistar prestígio no futebol. Na Toca, ele brigará por um lugar no meio-campo com Henrique, Ariel Cabral, Hudson, Lucas Romero, Robinho e Lucas Ventura, recém-promovido da base.



Divulgação da contratação pelo Cruzeiro em suas redes sociais:



Divulgação pelo Real Madrid do empréstimo de Lucas Silva:



Enquete:



Tags: Lucas Silva real madrid mercadobola cruzeiro interiormg primeiraliga francesfut espanholfut