Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Após empate, Mano alerta que final com Flamengo está em aberto e cobra espírito competitivo do Cruzeiro no Mineirão

Técnico disse que Raposa terá de tomar iniciativa no duelo do dia 27, em BH

postado em 08/09/2017 01:12 / atualizado em 08/09/2017 02:40

Rafael Ribeiro/Light Press/Cruzeiro
O técnico Mano Menezes considerou “bom resultado” o empate por 1 a 1 com o Flamengo, nesta quinta-feira, no Maracanã, pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil. Ao analisar o duelo no Rio de Janeiro, o comandante admitiu que sua equipe não fez o suficiente para conquistar a vitória – já que o rubro-negro teve mais oportunidades de gol, controlou a posse de bola e dificultou a troca de passes do time azul –, mas destacou a rápida reação após a desvantagem parcial no segundo tempo. Lucas Paquetá, em posição de impedimento, abriu o placar para o Fla aos 30min. Arrascaeta, aos 38min, deixou tudo igual.

“Um bom resultado. Ótimo seria a vitória. Mas penso que não merecemos vencer. Foi um jogo difícil mesmo, era de se esperar que fosse dessa forma. O Flamengo conseguiu controlar bem o jogo tomando a iniciativa e criando dificuldade pra gente. Até começamos bem, mas depois da metade do primeiro tempo até o final não conseguimos segurar a bola lá na frente. Você passa a ser atacado com frequência, erramos muito na saída de bola, algumas questões são normais, em outras estivemos um pouco abaixo. Mas acredito que dentro da normalidade para esse primeiro jogo”, analisou Mano.

“Saímos atrás, tivemos força para buscar o empate, se tivéssemos um pouquinho de força física no final, com Robinho, acho que poderíamos virar o jogo pelas duas chances que tivemos num contra-ataque aberto, mas Robinho já não tinha mais condições. Mas penso que é normal. Vamos sair com bom resultado e levar a decisão para nossa casa. Era o mínimo que íamos buscar aqui. Saímos satisfeitos com o empate e agora trocamos as cores do estádio e das arquibancadas. Fez muita diferença hoje e certamente fará a diferença no Mineirão no dia 27”, acrescentou.


Na partida de volta, o Cruzeiro terá de mostrar postura diferente, segundo Mano Menezes. O técnico tentará fazer com que o time segure mais a bola e proponha as ações, diferentemente do que ocorreu no Rio de Janeiro, onde o Flamengo registrou quase 60% de posse. Para o comandante, o auxílio da torcida, que comparecerá em massa no Mineirão, será essencial.

“Certamente teremos que tomar mais iniciativa jogando na nossa casa. Não temos uma decisão decidida, temos uma decisão aberta. Empatamos fora e precisamos vencer em casa para conseguir o título. Essa questão não é uma decisão unilateral minha. Gosto de sofrer menos. O adversário teve a competência de fazer bem feito. E isso tudo tem a ver com o ambiente favorável. Um dos grandes jogadores do Flamengo é o Maracanã lotado. Sempre foi difícil jogar aqui e fazer o resultado também por isso. Essa parte muda bastante para o jogo de volta. Não vamos sair daqui pensando que é só colocar em campo e fazer do jeito que a gente quer. O Flamengo terá suas estratégias e a decisão está em aberto. Vamos conscientes para casa sabendo que precisamos fazer um jogo melhor e temos condições de fazer”, projetou.

Foi no Mineirão que o Cruzeiro arrancou para a final. Nas oitavas, bateu a Chapecoense por 1 a 0. Nas quartas, eliminou o Palmeiras ao empatar por 1 a 1 (o jogo de ida, em São Paulo, terminou 3 a 3). Na semi, vitória nos pênaltis por 3 a 2 sobre o Grêmio, após 1 a 0 no tempo normal. Nesse jogo, mais de 55 mil torcedores estiveram no Gigante da Pampulha e incentivaram a equipe celeste rumo à classificação. Mano Menezes espera cenário semelhante no dia 27, às 21h45, quando haverá o segundo jogo da decisão contra o Flamengo.

“O fator local no futebol brasileiro influencia bastante. Tem sido assim nos jogos decisivos que fizemos em casa na Copa do Brasil. Mas também sempre digo aos jogadores que se a gente quer que a arquibancada ajude, nós temos que ajudar a arquibancada. Essa é a nossa parte, nos prepararmos bem para dia 27 fazermos um grande jogo, um jogo forte e competitivo, para que o torcedor sentindo essa força da equipe dentro do campo se alie a ela e nos ajude muito de forma decisiva”.


Tags: Mano Menezes maracanã mineirão cruzeiro flamengorj copadobrasil futnacional