Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Jonata é elogiado após estreia pelo Cruzeiro e pode ganhar chance contra o Flamengo

Atacante entrou nos minutos finais da partida contra o Atlético-PR

postado em 06/11/2017 07:30 / atualizado em 06/11/2017 17:13

 Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Nos 10 minutos que esteve em campo diante do Atlético-PR (vitória por 1 a 0, nesse domingo, no Mineirão), Jonata não sentiu a pressão da estreia pelo time principal do Cruzeiro. Acionado aos 38min do segundo tempo no lugar de Arrascaeta, o atacante de 1,88m de altura trocou passes perto da área adversária e até deu uma assistência para o meia Robinho finalizar. O jovem de 19 anos, artilheiro do time sub-20 na conquista do Brasileiro da categoria (5 gols), foi elogiado por Mano Menezes. Segundo o treinador, a ideia é testá-lo nesta reta final de temporada, já que a Raposa pode exercer a opção de compra estabelecida no contrato de empréstimo firmado com o CRB de Alagoas (cerca de R$ 600 mil por 70% dos direitos econômicos). 

"É um jogador de área, um ótimo cabeceador. Se vocês pegarem os gols que ele fez pelo sub-20 do Cruzeiro, quase todos foram de cabeça. É um jogador que o Cruzeiro tem opção de compra no fim da temporada. É bom vê-lo e medi-lo no meio dos jogadores do time principal para observar esse potencial”, disse Mano, que destacou também a aplicação do atleta nos treinamentos na Toca II.

“Tem coisas que você só vê no dia a dia estando com o jogador. Gostei muito da personalidade, da maneira como ele encarou a primeira oportunidade, não somente por ter entrado, mas nos treinamentos. Vamos continuar pensando assim. Se tiver que entrar, já pode entrar na quarta-feira. Tenho certeza que durante uma parte do jogo ele vai conseguir render bem”.

Jonata se juntou a outros jogadores da base promovidos para o grupo de 2017. O zagueiro Murilo, de 20 anos, já contabiliza 28 partidas. O volante Nonoca (19) jogou nove vezes, enquanto o zagueiro Arthur (18) participou de três duelos. No time há outras pratas da casa que já são experientes, casos dos meias Elber e Alisson e do volante Lucas Silva. 

Mano Menezes se mostrou contente em contar com mais uma promessa. Ele elogiou a mentalidade de Jonata e disse que pode utilizá-lo no confronto contra o Flamengo – quarta-feira, às 21h45, no estádio Luso-Brasileiro, pela 33ª rodada do Brasileiro. Isso porque o Cruzeiro perdeu Arrascaeta, que defenderá a Seleção do Uruguai em amistosos com Polônia e Áustria. O treinador já não tinha Raniel e Sassá à disposição, pois os dois estão no departamento médico. Rafael Sobis será reavaliado para saber se terá condições de atuar.

“Fico feliz, é mais um jogador vindo da base do Cruzeiro que entra com tranquilidade na equipe principal. Isso não é muito fácil de conseguir, tem a ver com o ambiente, tem a ver com o trabalho e com a qualidade de todo mundo que é envolvido no sub-20. Também tem a ver com o jogador em si. A gente pode fazer muitas coisas boas, mas se o jogador não se ajuda, é mais uma oportunidade que passa. Então a gente detectou, gostou da característica dele e trouxe para utilizar numa situação que estamos vivendo como agora. Temos muitos jogadores de frente fora, vamos ter mais um, que é Arrascaeta, e precisaremos encontrar soluções para continuar vencendo como estamos vencendo nessa reta final de Brasileiro”.

Além dos cinco gols no Brasileiro Sub-20, Jonata - que chegou ao Cruzeiro em março - marcou três vezes no Campeonato Mineiro de juniores. 

Tags: futnacional interiormg seriea futnacional flamengorj atacante centroavante cruzeiro jonata raposa