Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Sem dinheiro, Cruzeiro tenta evitar desmanche e terá de usar 'moedas de troca' para reforçar elenco de Mano em 2018

Para saldar dívidas, Gilvan decidiu negociar Diogo Barbosa com o Palmeiras

postado em 15/11/2017 09:12 / atualizado em 15/11/2017 01:59

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
Antes de renovar contrato com o Cruzeiro, o técnico Mano Menezes deixou claro que sua continuidade na Toca da Raposa II dependia de um projeto respaldado por novos investimentos, tendo em vista a grande expectativa da torcida para a disputa da Copa Libertadores'2018. O presidente eleito Wagner Pires de Sá e sua diretoria agiram rápido e tentaram mostrar força com as renovações do comandante, de toda sua comissão e do goleiro Fábio.

Passadas algumas semanas, o torcedor já duvida da capacidade de investimento do Cruzeiro para 2018 diante de salários atrasados, dívidas da gestão de Gilvan de Pinho Tavares em ações na Fifa que chegam a R$ 50 milhões e da venda do lateral-esquerdo Diogo Barbosa para o Palmeiras, concorrente direto. O dinheiro que entrará nos cofres, por sinal, será destinado à quitação da folha de outubro.

Haveria o risco de um desmanche na Toca? Wagner Pires de Sá, que tomará posse em 15 de dezembro e assumirá o clube efetivamente em 1º de janeiro, espera que Gilvan não abra mão de mais jogadores para saldar dívidas.

”A primeira coisa que falamos era preservar nossos atletas, nosso plantel, pois ele é excelente e não poderíamos deixar de contar com ele, pois temos longa caminhada em 2018 e difícil. Não acredito que o doutor Gilvan vá fazer um desmonte. Ele fez a opção de vender o Diogo Barbosa por necessidade premente de recursos para saldar situação de dificuldade. Ele preferiu vender o Diogo Barbosa, não acredito que vai fazer outras vendas sem nos consultar”, declarou Wagner Pires de Sá à Rádio 91,7 FM, de Belo Horizonte.

Wagner explicou que já havia conseguido investidores para bancarem a compra do percentual restante de Diogo Barbosa ao Banco BMG – dono de 75% dos direitos -, mas Gilvan preferiu receber os recursos da venda de 25% que pertencia ao clube para quitar os salários atrasados. “Dissemos (ao Gilvan) que tínhamos condição de comprar o Diogo Barbosa com recursos de parceiros, investidores, que manteríamos o Diogo, mas cada um tem que pensar na preocupação do dia a dia. Ele (Gilvan) é muito sério e teve que vender”.

PRESENTES DE NATAL

Apesar de o quadro financeiro do Cruzeiro parecer dramático, Wagner assegurou ao torcedor que fará investimentos e dará a Mano os reforços prometidos para a Libertadores. “Como administrador profissional, como empresário, temos a meta de equilibrar as finanças do Cruzeiro a partir de 2018. Vamos captar recursos fora do futebol, contratamos um dos grandes homens, não só nacional, até mundial, o doutor Marco Antonio Lage. Temos que nos programar para tentar captar recursos extra futebol. No futebol tem que usar imaginação, fazer os objetivos e procurar parceiros, investidores. Temos diversos, estamos conversamos, estamos namorando, e espero que a gente possa ficar noivo e dar casamento. Os recursos que vamos inicialmente captar serão usados para trazer reforços pontuais. Esses já estamos encaminhando com investidores. Não vou adiantar mais, mas o torcedor pode ficar tranquilo porque vem coisa boa. Tem que ser peixe grande”, declarou Sá.

A torcida pode ficar tranquila, ela vai receber boas notícias até o Papai Noel chegar. Os reforços são pontuais. Na verdade, um lateral-direito. Agora, vamos precisar de mais um lateral-esquerdo. E um homem de área. O Mano é um homem muito ponderado. Naturalmente, se ele pedir, vamos conseguir. Com três homens, ficaria satisfeito”, agregou.

MOEDAS DE TROCA

Procurado pelo Superesportes para falar da escassez de recursos visando 2018, o vice de futebol da gestão de Wagner, Itair Machado, ratificou o discurso do novo presidente de que o executivo Marco Antônio Lage já trabalha para gerar novas receitas. “Vamos buscar investidores, patrocinadores extras, novas propriedades de marketing que estão sendo pensadas pelo Marco”.

Mas, num primeiro momento, caberá ao departamento de futebol usar alguns jogadores como “moedas de troca” para trazer peças sugeridas por Mano Menezes. Um lateral-direito e um atacante de área já estavam nos planos. Agora, com a saída de Diogo Barbosa para o Palmeiras, passa a ser urgente a contratação de um lateral-esquerdo para assumir a camisa 6.

”Na verdade, a gente quer colocar jogador em negociação que não esteja nos planos do Mano. Não pode vestir um lado e desvestir o outro. Jogador que hoje é titular não sai, pelo menos se depender da nossa diretoria, que assume de vez em janeiro. Até 31 de dezembro, a diretoria atual tem poder para fazer negociações. Temos que aguardar o relatório que o Mano vai fazer. Tudo que trata do grupo de atletas quem tem que fazer é o treinador. Nós vamos respeitar o Mano e agiremos no mercado a partir dos pedidos dele. A gente tem que se reinventar. Como é detalhe interno, ao longo do tempo vocês verão como serão feitas as contratações”, disse Itair ao Superesportes.

Para a lateral direita, o sonho do Cruzeiro é Rafinha, de 32 anos, cotado para rescindir o vínculo com o Bayern de Munique. Para o ataque, Mano Menezes pediu um artilheiro, mas que saiba jogar fora da área quando necessário. Nomes são guardados em sigilo.

Tags: copa libertadores itair machado wagner pires de sá gilvan de pinho tavares mano menezes investimentos recursos interiormg mercadobola seriea palmeirassp cruzeiro