Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Aproveitamento superior aos de 2015 e 2016 e pentacampeonato da Copa do Brasil: números do Cruzeiro no Mineirão em 2017

Time celeste fez 37 partidas no Gigante da Pampulha nesta temporada

postado em 27/11/2017 10:53 / atualizado em 27/11/2017 18:54

 

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Ainda que não tenha tão sido brilhante dentro de seus domínios, o Cruzeiro registrou aproveitamento superior aos dos anos anteriores jogando no Mineirão. Em 2017, o time atingiu 69,3% dos pontos (22 vitórias, 11 empates e quatro derrotas), contra 58% em 2016 (15 vitórias, nove empates e sete derrotas) e 57,7% em 2015 (14 vitórias, 10 empates e seis derrotas).
 
Os jogos no Gigante da Pampulha que ficaram marcados na memória dos torcedores foram os das fases finais da Copa do Brasil, competição da qual a Raposa se sagrou pentacampeã. O time celeste passou por Palmeiras nas quartas de final, Grêmio nas semifinais, e Flamengo na decisão.
 
O técnico Mano Menezes celebrou o rendimento geral de seus comandados diante dos torcedores cruzeirenses, que, segundo ele, também tiveram papel importante na evolução dos números.
 
"Fizemos uma recuperação em relação aos anos anteriores. No ano passado, se não me engano, o Cruzeiro teve oito derrotas no Mineirão (na verdade foram sete). Em 2015 foram seis. Então conseguimos estabelecer um aproveitamento melhor. Isso aumenta a confiança do torcedor para vir ao estádio. E aumentando a confiança, ele vem com o espírito de ajudar a equipe, porque essa sinergia é necessária em jogos grandes, nos quais detalhes decidem para lá e para cá. Foi assim em momentos importantes no novo Mineirão”.
 
Na contramão dos bons resultados, a despedida do Cruzeiro do Mineirão em 2017 não foi positiva. Nesse domingo, a equipe estrelada perdeu do Vasco por 1 a 0 e estacionou na quinta posição do Brasileiro, com 56 pontos.

Cruzeiro no Mineirão em 2017


Jogos: 37
Vitórias: 22
Empates: 11
Derrotas: 4
Gols marcados: 57
Gols sofridos: 25
Aproveitamento: 69,3%
Artilheiro: Thiago Neves (10 gols)

Cinco jogos mais marcantes

Cruzeiro 0x0 Flamengo – final da Copa do Brasil

Com mais de 61 mil presentes no Mineirão, o Cruzeiro fez uma final tensa contra o Flamengo, num jogo de poucas oportunidades. A melhor situação da Raposa foi uma bola cabeceada por Arrascaeta, após falha de Muralha. Com a meta praticamente vazia, o uruguaio finalizou para fora.  O rubro-negro teve a chance de ouro com o peruano Paolo Guerrero, mas Fábio estava atento e conseguiu fazer ótima defesa. O empate por 0 a 0 levou a decisão para os pênaltis. O goleiro cruzeirense brilhou novamente ao pegar a cobrança de Diego. Coube a Thiago Neves manter os 100% de aproveitamento do time celeste no tiro de 11 metros (Henrique, Hudson, Leo e Diogo Barbosa também marcaram) e garantir mais uma taça para a sala de troféus do clube. O Cruzeiro se igualou ao Grêmio como maior campeão da Copa do Brasil. Ganhou em 1993, 1996, 2000, 2003 e 2017.

Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Cruzeiro 1x0 Grêmio – semifinal da Copa do Brasil

Antes de pegar o Flamengo, o Cruzeiro teve uma prova difícil diante do Grêmio, considerado por grande parte da imprensa nacional o time que joga mais bonito no futebol brasileiro.  O confronto de ida, disputado em Porto Alegre, terminou com vitória gaúcha por 1 a 0, gol de Lucas Barrios. Na volta, a Raposa balançou a rede com o volante Hudson e devolveu o placar. O Mineirão foi palco de uma disputa por pênaltis eletrizante. O gremista Marcelo Grohe fez sua parte ao pegar os chutes de Robinho e Murilo, mas não pôde evitar os gols de Rafael Sobis e Raniel. Fábio, por sua vez, contou com a sorte ao ver Edílson e Everton acertarem trave e travessão, já que não defendeu as cobranças de Fernandinho e Arthur. Os últimos pênaltis eram de responsabilidade dos craques. Luan resolveu bater o meio do gol e viu Fábio salvar com a perna esquerda. Já Thiago Neves não decepcionou e converteu seu pênalti, garantindo a festa de mais de 50 mil torcedores no Mineirão.

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Cruzeiro 1x1 Palmeiras – quartas de final da Copa do Brasil

 


O Cruzeiro nem sequer teria passado pelo drama da disputa por pênaltis se o lateral-esquerdo Diogo Barbosa não tivesse curtido alguns segundos como centroavante na partida contra o Palmeiras, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. O time celeste perdia por 1 a 0 até os 40 minutos do segundo tempo, quando o camisa 6 correu para a grande área e cabeceou para as redes a bola cruzada por Alisson. O placar de 1 a 1 classificou a Raposa porque o duelo de ida ficou empatado por 3 a 3, no Allianz Parque, em São Paulo. Herói improvável, Diogo acabou contratado pelo próprio Palmeiras nesta reta final de temporada. O Cruzeiro recebeu quase R$ 5 milhões pela venda de 25% dos direitos econômicos do lateral de 25 anos, que assinou vínculo de cinco anos com os paulistas.


Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
 
Cruzeiro 3x3 Grêmio – 8ª rodada do Campeonato Brasileiro

Pelo resultado em si, o jogo pouco alterou a situação dos times no Campeonato Brasileiro. Porém, a disposição das duas equipes em buscar o gol, as inúmeras chances criadas e os seis gols marcados fizeram valer a pena a presença no Mineirão. Por duas vezes, o Grêmio chegou a estar vencendo (2 a 0 e 3 a 2), mas o Cruzeiro não se entregou e conseguiu o empate com gols de Thiago Neves, Rafael Sobis e Robinho. À época, os técnicos Mano Menezes e Renato Gaúcho classificaram a partida como a melhor da Série A.

Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Cruzeiro 2x1 Atlético – 10ª rodada do Campeonato Mineiro

Principal contratação do Cruzeiro em 2017, Thiago Neves demorou um pouquinho para emplacar o primeiro gol com a camisa azul. Tal feito só veio a acontecer na oitava partida pelo time – vitória sobre o Atlético por 2 a 1, pela primeira fase do Campeonato Mineiro. Ao receber passe de Arrascaeta, ele bateu de pé direito e contou com falha do goleiro Giovanni. Posteriormente, o camisa 30 estendeu a fase artilheira e chegou a 16 gols em 56 jogos na temporada.

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

 

Tags: interiormg seriea futnacional mineirão números cruzeiroec