Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Arrascaeta pede goleador no Cruzeiro

Meia-atacante uruguaio admite que time sente falta de um artilheiro

postado em 01/12/2017 08:00 / atualizado em 01/12/2017 08:56

Reprodução/Perform
Uma das prioridades da diretoria do Cruzeiro para a próxima temporada é a contratação de um centroavante. O técnico Mano Menezes já solicitou à diretoria um goleador, mas que também tenha facilidade para atuar fora da área. O meia uruguaio De Arrascaeta concorda com o comandante e admite que o time se ressente de um camisa 9 de origem.

”Em muitos jogos jogamos sem um cara finalizador, um 9 de área. Os volantes (meias) fizeram muitos gols, na parte defensiva o time ficou muito mais compacto, mas tem que ter um equilíbrio. Vamos precisar de um cara que seja goleador, um cara que esteja ali, que a bola entre”, disse o meia-atacante.

Ao longo do ano, o Cruzeiro contou com oito jogadores nessa função. O único que já deixou a Toca da Raposa II foi o argentino Ramón Ábila, negociado com o Boca Juniors. É justamente dele a melhor média (0,42 gol por jogo), resultado de 14 gols em 33 partidas.

O segundo melhor aproveitamento é de Sassá, com sete gols em 17 apresentações: média de 0,41. O atacante não defende o Cruzeiro desde a vitória por 2 a 1 sobre a Chapecoense, em Santa Catarina, pela 23ª rodada da Série A, no dia 10 de setembro. Depois, ele ficou afastado em função de dores no joelho direito. Exames constataram uma lesão na cartilagem. No dia 21 de outubro, ele passou por uma pequena cirurgia.

Os outros jogadores que atuaram centralizados no ataque foram Rafael Sobis, Raniel, Rafael Marques, Jonata, Judivan e até mesmo Arrascaeta.

Rafael Sobis tem contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2019. Ele chegou a ser pretendido pelo Querétaro do México, mas a negociação não evoluiu. A princípio, ele continua no clube em 2018.

Raniel se recupera de lesões na parte posterior das duas coxas. O seu retorno aos gramados está previsto para janeiro, durante a pré-temporada. Os trabalhos serão retomados no dia 3.

Com passagem apagada no Cruzeiro até aqui, Rafael Marques tem futuro incerto. O vinculo na Toca da Raposa II vai até dezembro de 2018. Em 19 jogos com a camisa azul, ele marcou apenas um gol. No Rio de Janeiro, fala-se do interesse do Botafogo em contratá-lo.

A permanência do jovem Jonata, de 20 anos, depende de um acordo com o CRB de Alagoas. O Cruzeiro tem até o fim do ano para adquirir 70% dos direitos econômicos por R$ 600 mil. A diretoria cruzeirense ainda estuda se efetivará o negócio.

Quem surge forte na briga por um lugar no ataque em 2018 é Judivan, recuperado de lesão grave no joelho esquerdo que o afastou dos gramados por dois anos e cinco meses. Ele já foi utilizado por Mano Menezes em três jogos nesta reta final de temporada e marcou um gol de pênalti no empate por 2 a 2 com o Avaí, em BH.

Os números dos atacantes utilizados por Mano como centroavantes:

Ramon Ábila – 14 gols em 33 jogos (0,42 gol)
Sassá – 7 gols em 17 jogos (0,41 gol)
Judivan – 1 gol em 3 jogos (0,33 gol)
Rafael Sobis – 16 gols em 51 jogos (0,31 gol)
Arrascaeta – 10 gols em 42 jogos (0,23 gol)
Raniel – 4 gols em 24 jogos (0,16 gol) 
Rafael Marques – 1 gol em 19 jogos (0,05 gol)
Jonata – nenhum gol em 5 jogos 

Tags: mercadobola seriea atacante centroavante goleador artilheiro arrascaeta cruzeiro