Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Fred compensa baixa média de gols em retorno ao Cruzeiro com participação ativa na troca de passes e trabalhos de 'pivô'

Se por um lado atacante marcou apenas uma vez em sete partidas no Estadual, por outro tem mostrado espírito coletivo ao contribuir com assistências

postado em 19/02/2018 07:00 / atualizado em 19/02/2018 00:42

Alexandre Guzanshe/EM D.A Press
Na primeira passagem pelo Cruzeiro, em 2004, Fred fez cinco gols nos sete primeiros jogos. Ele estreou balançando as redes do Internacional na vitória por 2 a 0, em 5 de agosto, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Mineirão. Posteriormente, marcou contra Flamengo (vitória por 2 a 0, pela 23ª rodada), Criciúma (vitória por 2 a 1, pela 26ª rodada) e Santos (duas vezes, no empate por 4 a 4, pela 27ª rodada).

No regresso à Raposa, quase 14 anos depois, o centroavante está longe dos números de artilheiro: contabilizou apenas um tento em sete apresentações no Campeonato Mineiro.

O único gol de Fred em 2018 foi anotado na vitória sobre o Tombense de virada, por 2 a 1, no Ipatingão, pela quarta rodada do Estadual. A finalização foi ao melhor estilo do atacante: de cabeça, quase na pequena área, após bom cruzamento do uruguaio Arrascaeta.

Nas demais partidas, o jogador até esteve perto de balançar a rede, muito em função da colaboração dos colegas de elenco, que sempre procuravam lhe passar a bola. Segundo o Footstats, Fred é o atleta do Cruzeiro que mais finalizou a gol no Mineiro. Das 25 tentativas, nove atingiram o alvo e 16 foram para fora.

O atacante, contudo, tem funcionado positivamente de outra maneira. Como pivô, ele contribuiu para três dos 12 gols marcados pelo Cruzeiro no Campeonato Mineiro. Além disso, sua participação na troca de passes é merecedora de destaque. São 159 acertos, com média de 22,5 por partida - a maior registrada pelo atleta conforme o banco de dados do Footstats. Tal modo de jogar é destacado pelo técnico Mano Menezes.

“A equipe vai melhorando com essa jogada. É um jogador muito competente em fazer esse pivô. As jogadas são bem trabalhadas em cima da característica que ele tem. Precisamos também projetar outros jogadores dentro da área para aliviar a marcação sobre o Fred, para que ele faça os gols que são importantes para o grupo e principalmente para ele”.

Mano também não se mostra preocupado com o fato de Fred ter marcado apenas um gol até aqui. Segundo o comandante, se o veterano de 34 anos não conseguir uma quantidade elevada de tentos em 2018, certamente marcará em partidas importantes.

“O fato de demorar um pouquinho a mais, para nós não faz diferença nenhuma. Repito: é mais importante para ele do que para nós os gols individualmente. O importante para nós é que ele está jogando bem, acrescentou uma maneira diferente de a equipe jogar e a equipe está se adaptando melhor a essa maneira, tendo esse homem de referência. E ele fez um dos gols mais importantes para nós até agora. Se não fizer em quantidade, vai fazer em qualidade. O pessoal pode esperar”.

Fred, Marcelo Hermes, Mancuello, Thiago Neves, Robinho e Arrascaeta são os atletas do grupo cruzeirense que marcaram uma vez na temporada. A artilharia pertence a Rafinha, responsável por cinco gols na competição estadual.

PRINCIPAIS FINALIZAÇÕES DE FRED PELO CRUZEIRO NO MINEIRO:

Cruzeiro 2x0 Tupi (1ª rodada)

8min do 1ºT: recebeu passe de Robinho quase na pequena área e, com o gol vazio, errou no momento de dar o carrinho

10min do 2ºT: tabelou com Arrascaeta, mas chutou fraco ao lado esquerdo do gol

Caldense 0x0 Cruzeiro (2ª rodada)

10min do 1ºT: foi acionado por Egídio em cruzamento e em conclusão de cabeça exigiu boa defesa do goleiro Omar

44min do 2ºT: após cruzamento de Lucas Silva, cabeceou para fora

Cruzeiro 4x0 Uberlândia (3ª rodada)

32min do 1ºT: com toque de calcanhar de Thiago Neves, Fred chutou rasteiro na trave esquerda de Felipe

25min do 2ºT: em cabeceio forte, mandou a bola rente ao travessão do goleiro

29min do 2ºT: dessa vez, Felipe defendeu cabeçada à queima-roupa de Fred

29min do 2ºT: no lance seguinte, o camisa 9 tentou um voleio, mas foi novamente barrado pelo camisa 1 do Uberlândia

Tombense 1x2 Cruzeiro (4ª rodada)

38min do 1ºT: em escanteio cobrado por Rafinha, Fred cabeceou forte no canto direito, mas não fez o gol porque David tirou a bola praticamente em cima da linha.

6min do 2ºT (gol):
em cruzamento preciso de Arrascaeta, o camisa 9 subiu livre e testou a redonda para o fundo das redes. É o único gol de Fred desde a volta ao Cruzeiro.

Cruzeiro 1x0 América (5ª rodada)

10min do 2ºT: foi acionado por Robinho, girou em cima da marcação e chutou rasteiro para boa defesa de João Ricardo

Democrata 0x2 Cruzeiro (6ª rodada)

10min do 1ºT: recebeu assistência de Edilson, passou pela marcação e bateu para a linha de fundo

12min do 2ºT: após bom cruzamento de Mancuello, Fred cabeceou por cima do gol

Cruzeiro 1x0 Villa Nova (7ª rodada)

4min do 1ºT: tentou chutar de voleio ao receber cruzamento de Rafinha, mas a conclusão foi ruim

34min do 1ºT: em lançamento de Mancuello, cabeceou no canto direito e viu o goleiro Renan se esticar para espalmar

PARTICIPAÇÕES DE FRED EM GOLS DO CRUZEIRO NO MINEIRO:

Cruzeiro 2x0 Tupi (1ª rodada)

7min do 2ºT: foi o responsável por tabelar com Rafinha, que deu assistência para Robinho marcar o primeiro gol

Cruzeiro 4x0 Uberlândia (3ª rodada)

34min do 2ºT: recebeu de Robinho e escorou para Thiago Neves, que, por sua vez, passou a bola para Rafinha, autor do terceiro gol

Cruzeiro 1x0 Villa Nova (7ª rodada)

29min do 1ºT: recebeu de Rafinha e tocou rasteiro para Henrique, responsável por colocar o próprio Rafinha em frente à meta do Villa

Tags: Villa Nova Cruzeiro Fred seriea interiormg futnacional