Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Contra o Vasco, Cruzeiro bateu recorde de cruzamentos, mesmo sem centroavante

Sassá entrou apenas no segundo tempo e não ficou fixo na área

postado em 05/04/2018 18:00 / atualizado em 05/04/2018 18:06

Ramon Lisboa/EM/D.A Press
Sem conseguir achar muitos espaços na defesa do Vasco no duelo dessa quarta-feira, no Mineirão, pela segunda rodada do Grupo 5 da Copa Libertadores, o Cruzeiro abandonou suas características e abusou dos cruzamentos. O time de Mano Menezes bateu seu recorde de bolas alçadas na área nesta temporada. Foram 39 ao longo do jogo, segundo números do Footstats.

Por ter jogadores técnicos do meio para frente, o Cruzeiro tem como marca as trocas de passes e infiltrações. A prova é que, antes do confronto com o Vasco, a média era de apenas 24,6 cruzamentos por partida.

O excesso de cruzamentos – 15 acima da média - chamou atenção ainda mais pela ausência de um centroavante típico em campo no primeiro tempo. O quarteto ofensivo contou com Robinho, Thiago Neves, Rafinha e Arrascaeta. A estratégia mudou apenas no segundo tempo, com a entrada de Sassá no posto de Rafinha.

Antes do jogo com o Vasco, o recorde cruzeirense era contra o Uberlândia: 38 cruzamentos. Naquele duelo, o Cruzeiro venceu por 4 a 0 e nenhum dos gols saiu a partir de bolas cruzadas.

Por outro lado, na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético, pela primeira fase do Campeonato Mineiro, houve o menor número de cruzamentos até aqui na temporada: 12 ao total e todos errados. O gol marcado pelo centroavante Raniel, depois de um passe preciso de Rafinha.

Dos 434 cruzamentos feitos em 17 partidas da temporada, 328 foram errados (média de 19,2 por jogo) e 106 corretos (média de 6,2 por jogo). Quem mais levantou bolas na área foi o meia Robinho: 90, sendo 68 sem encontrar finalizadores e 22 com êxito. O lateral-esquerdo Egídio, muito criticado por sua atuação diante do Vasco, cruzou 66 vezes em 2018: errou 51 e acertou 15. Contra a equipe carioca, foram 10, todos equivocados.

Por sua vez, Edílson tem se dado bem no assunto nesse fundamento. Mesmo com um número menor de jogos (6), é o lateral com maior aproveitamento em cruzamentos no futebol brasileiro nesta temporada. De um total de 19, nove foram certos (47,4%) e dez errados. Uma das assistências que a torcida cruzeirense mais se recorda foi para o gol de voleio de Arrascaeta na vitória sobre o América, por 1 a 0, no Mineirão.

Aproveitamento de centroavantes

O Cruzeiro conta com três centroavantes. Fred, o mais experiente, marcou apenas um gol na temporada. O tento foi convertido a partir de cruzamento do meia Arrascaeta, na vitória contra o Tombense. Raniel, com três gols em 2018, não fez nenhum a partir de bolas alçadas. Já Sassá não marcou nenhum neste ano em quatro apresentações.

Tags: libertadores2018 futnacional interiormg vascorj cruzeiroec