Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Henrique se manifesta sobre cobranças da torcida do Cruzeiro: 'Se esquecem do que já foi feito'

Capitão do Cruzeiro encara críticas ao seu futebol com naturalidade

postado em 24/04/2018 18:55 / atualizado em 24/04/2018 19:05

Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press
Um dos atletas mais criticados pela torcida em função da má fase do Cruzeiro na temporada, o volante Henrique falou abertamente sobre as cobranças que recebeu nas últimas semanas. Na opinião do camisa 8, vários cruzeirenses são levados pelo sentimento de “emoção” e em muitas oportunidades se esquecem do que já foi feito por um jogador em benefício do clube.
“A gente sabe que o torcedor age muito com a emoção, com o imediatismo. Esquece muito rápido as coisas, todos só olham para o agora, e se esquecem do que já foi feito e provado. Mas quando sou cobrado é porque já fiz por merecer estar aqui. Trabalho todos os dias, nunca me acomodei e nunca acomodarei, pois trabalho intensamente. Dentro de campo, quando as coisas não estão bem, a gente tende a apontar somente para um foco, sendo que temos de olhar o conjunto, que às vezes não está bem. Aí acabamos punindo um ou outro. Isso infelizmente é natural no futebol, mas precisamos ter cabeça boa, saber de nossas condições e capacidades, pois só assim reverteremos, assim como fizemos em outras situações”, disse o capitão da equipe, que cita a própria identificação com o Cruzeiro como combustível para driblar os questionamentos e apresentar um grande futebol.

“Graças a Deus tenho uma história vitoriosa no Cruzeiro e pretendo que essa história permaneça vitoriosa. Queremos trabalhar dessa forma e responder dentro de campo. Às vezes a cobrança vem por outros motivos também, interesse daqui e de lá, mas a gente encara com naturalidade essas situações.”

Henrique está em sua segunda passagem pelo Cruzeiro. Na primeira, de janeiro de 2008 a julho de 2011, disputou 180 jogos e marcou 12 gols. Na segunda, a partir de janeiro de 2013 – quando retornou à Toca da Raposa após um período no Santos –, contabilizou mais 244 partidas, com 13 bolas na rede. As 424 apresentações colocam o meio-campista na 15ª posição entre os atletas que mais vestiram a camisa azul e branca. Henrique faturou cinco edições do Campeonato Mineiro (2008, 2009, 2011, 2014 e 2018), duas do Brasileiro (2013 e 2014) e uma da Copa do Brasil (2017).

Em 2018, o Cruzeiro deu alegrias à sua torcida ao ganhar o Estadual em decisão contra o Atlético, porém colecionou tropeços no início da Copa Libertadores e no Campeonato Brasileiro. Na competição continental, o time perdeu do Racing por 4 a 2, em Avellaneda (ARG), e empatou por 0 a 0 com Vasco, no Mineirão, e Universidad de Chile, em Santiago. Já pela Série A foram dois reveses por 1 a 0: para Grêmio, em Belo Horizonte, e Fluminense, no Rio de Janeiro.

Nos últimos seis jogos, o time de Mano Menezes ganhou apenas um – justamente diante do Atlético pelo placar que precisava para ser campeão mineiro: 2 a 0, em 8 de abril. Nesta quinta-feira, às 19h15, no Mineirão, o Cruzeiro terá a obrigação de vencer a Universidad de Chile caso queira se manter na briga por uma das duas vagas do Grupo 5 nas oitavas de final da Copa Libertadores. A equipe ocupa a terceira posição da chave, com dois pontos. Os chilenos estão em segundo, com cinco, enquanto o Racing é o líder, com sete. O Vasco, que somou apenas um, aparece na lanterna.

Com 55 partidas de Copa Libertadores a serviço do Cruzeiro – só fica abaixo do goleiro Fábio, com 66 –, Henrique deu a receita para o elenco superar o momento turbulento e retomar o caminho dos bons resultados. “Sempre falo para o pessoal que isso não é um fator novo para nós. Desde o início de carreira, convivemos com momentos bons e difíceis. Temos que encarar de cabeça erguida, com responsabilidade, e saber que o futebol muda muito rápido. Dependemos de nós dentro do campo para reverter isso. O grupo já teve prova de superação, vamos em buscar mais uma vez para superar esse momento ruim”.

Tags: seriea futnacional cruzeiroec interiormg