Cruzeiro
None

COPA LIBERTADORES

Sem ter perfil de atacante, Thiago Neves diz que prefere atuar como meia no Cruzeiro

Meia persegue gol na Copa Libertadores, mas diz achar difícil atuar quando é improvisado no ataque por Mano Menezes

postado em 25/04/2018 06:30 / atualizado em 24/04/2018 22:52

Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press
Nos jogos do Cruzeiro em que o técnico Mano Menezes abriu mão de escalar um atacante de ofício, Thiago Neves e Arrascaeta precisaram revezar na função de referência no setor ofensivo. O camisa 30, contudo, não se mostrou adaptado à posição. Sincero, ele respondeu que sente dificuldades em atuar de costas para as defesas adversárias e mostrou preferência pelo meio-campo no duelo contra a Universidad de Chile, às 19h15 (de Brasília) desta quinta-feira, no Mineirão, pela quarta rodada do Grupo 5 da Copa Libertadores.

“Dificulta, porque não sou de jogar de costas, não gosto, prefiro vir de trás, organizando junto com Henrique, com Lucas (Silva), Ariel, Robinho. Gosto de tocar na bola o tempo inteiro, organizando o time. Quando vou à frente, é um pouco complicado, mas a gente vai, porque infelizmente um ou outro não está bem, o Mano prefere eu e o Arrascaeta. No ano passado em alguns jogos deu certo, alguns jogos deu errado também, mas o importante é estar dentro.  Ali dentro de campo a gente se resolve, acha o posicionamento certo. Espero que na quinta-feira, independentemente da formação, dos jogadores que ele colocar, a gente consiga só jogar bem e conseguir essa vitória, que é importante”.

O curioso é que Thiago Neves é o artilheiro cruzeirense desde que foi contratado ao Al Jazira-EAU, em janeiro de 2017. Dos 142 gols anotados pela Raposa (112 no ano passado e 30 em 2018), o meia foi o autor de 22 – marcou a maioria na condição de armador. Em seguida vêm Rafael Sobis (19), Arrascaeta (17), Ábila (14) e Robinho (12). Na lista completa no fim da matéria há 24 jogadores celestes e cinco adversários que fizeram contra.

Nesta quinta, o Cruzeiro precisa vencer a La U por dois gols de diferença para assumir a vice-liderança do Grupo 5 da Libertadores. Terceira colocada, a equipe de Mano Menezes somou apenas dois pontos até aqui, três a menos que os chilenos, que têm cinco e estão em segundo lugar. A liderança é do Racing, com sete. Já o lanterna Vasco soma apenas um.

Jejum na Libertadores

Com a condição de goleador do elenco em 2018 ao lado de Rafinha e Arrascaeta (cinco gols cada), Thiago Neves quer encerrar um jejum de quase 10 anos sem balançar a rede pela Libertadores. Em 2 de julho de 2008, o então camisa 10 do Fluminense marcou os três gols da vitória por 3 a 1 sobre a LDU, no Maracanã, pelo jogo de volta da final. Como havia perdido no Equador por 4 a 2, o Tricolor levou a decisão para os pênaltis e acabou derrotado por 3 a 1. Herói no tempo normal, Neves desperdiçou sua cobrança, assim como Conca e Washington.

“Não, Deus me livre. Quinta-feira vai acabar, já tem tempo que não marco. Falei que na quinta-feira vai acabar, o Cruzeiro vai fazer gol, vai fazer boa partida, vai ganhar esse jogo. A gente precisa para nós jogadores, para a torcida, para a diretoria, para todo mundo.”

Na edição de 2008, Thiago Neves fez 13 partidas pelo Fluminense e marcou sete gols. Ele viria a participar das Libertadores de 2012 (9 jogos) e 2013 (6 jogos) pelo time carioca, mas sem balançar a rede. No Cruzeiro, o meia quer superar as frustrações anteriores e levantar a taça. Para isso, a equipe precisará começar a reagir ante a La U. 

“Quero ganhar, sempre fui competitivo e entro para ser campeão, e a Libertadores todo mundo quer ganhar. Mas quero ganhar, entrar para a história do Cruzeiro, ainda mais, a gente montou time para isso, mas antes de falar em título, em gols, tem que fazer o dever de casa na quinta-feira, é isso que vale.”

Os 142 gols marcados pelo Cruzeiro desde janeiro de 2017

Thiago Neves – 22
Rafael Sobis – 19
Arrascaeta – 17
Ramón Ábila – 14
Robinho – 12
Rafinha – 8
Raniel – 7
Sassá – 7
Alisson – 5
Hudson – 3
Ariel Cabral – 2
Diogo Barbosa – 2
Elber – 2
Leo – 2
Lucas Romero – 2
Henrique – 2
Mancuello – 2
Manoel – 2
Rafael Marques – 2
Dedé – 1
Fred – 1
Judivan – 1
Lucas Silva – 1
Marcelo Hermes – 1
Cláudio (contra) – 1
Deysinho (contra) – 1
Juninho (contra) – 1
Lucas Pratto (contra) – 1
Rafael Estevam (contra) – 1

Tags: universidad de chile la u libertadores2018 seriea interiormg cruzeiro