Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Após 'montanha-russa' em abril, Cruzeiro se prepara para 'decisões' na Libertadores e no Brasileiro antes de parada da Copa do Mundo

Time celeste também terá compromisso pela Copa do Brasil no mês de maio

postado em 30/04/2018 06:00 / atualizado em 07/05/2018 00:48

Vinnicius Silva/Cruzeiro/Divulgação
Como se estivesse andando sobre uma montanha-russa, num caminho recheado de aclives e declives, o Cruzeiro passou por situações extremas no mês de abril de 2018, que se encerra nesta segunda-feira (30). A derrota para o Atlético por 3 a 1, pelo jogo de ida da final do Campeonato Mineiro (1/4), e o empate por 0 a 0 com o Vasco (4/4), pela segunda rodada do Grupo 5 da Copa Libertadores, geraram desconforto na torcida, que chegou a duvidar da possibilidade de reação da equipe. Porém, a sensação de alegria regressou aos corações dos cruzeirenses com a vitória por 2 a 0 sobre o maior rival (8/4), no Mineirão, na partida de volta da decisão do Estadual. Todo o sentimento de insatisfação foi deixado de lado em função do título regional, e os torcedores novamente demonstraram confiança no sucesso por outras competições.

Aí veio o Campeonato Brasileiro, no qual a Raposa começou com reveses por 1 a 0 para Grêmio, no Mineirão (14/4), e Fluminense (22/4), no Maracanã. De novo, os aficionados expressaram seus pensamentos e questionaram as escolhas do técnico Mano Menezes, além de direcionarem críticas a jogadores como Henrique, Ariel Cabral e Egídio. Nada como uma goleada para amenizar a pressão. O placar histórico de 7 a 0 sobre a Universidad de Chile, na última quinta-feira (26/4), colocou o Cruzeiro na segunda posição de seu grupo na Libertadores e dependente das próprias forças para se classificar às oitavas de final. Com cinco pontos, o time celeste enfrentará o Vasco nesta quarta-feira, às 21h45, em São Januário, e pegará o Racing no dia 22 de maio (terça-feira), às 21h30, em Belo Horizonte. Caso ganhe os dois confrontos, poderá até mesmo liderar a chave.

O 'renascimento' na Libertadores, torneio visto como prioridade na Toca II, abranda o mau começo no Brasileiro. Nesse domingo, Mano Menezes escalou um time inteiro formado por reservas, que segurou empate por 0 a 0 com o Internacional, no Beira-Rio, pela terceira rodada. Os gaúchos pressionaram bastante no segundo tempo, mas pararam no paredão Rafael, responsável por quatro grandes defesas em conclusões dos atacantes Lucca e William Pottker. Ainda que não tenha oferecido perigo à meta do Colorado, a equipe alternativa foi a responsável pelo primeiro ponto do Cruzeiro na Série A de 2018. Enquanto isso, os titulares descansaram, de olho no embate com o Vasco. Mano Menezes analisou o caminho de altos e baixos encarado esse mês e considerou o grupo amadurecido e preparado para lidar com eventuais cobranças.

“Tranquilidade no futebol é uma utopia. Sempre dependemos de resultados. Mesmo com o nosso grupo estando num nível de prontidão e maturidade maiores, também oscila. Viemos de duas semanas em que fomos cobrados, e acho que a grande diferença é o que vem depois da cobrança. Não nos incomodamos de ser cobrados, sabemos da responsabilidade que temos e estamos cientes da importância de dirigir um trabalho tão grande como esse no Cruzeiro. O que faz grande diferença é a resposta que esses grupos dão depois das cobranças. E esse grupo vem em sequência dando respostas positivas”.

Campeonato Brasileiro

Se conseguir a classificação para as oitavas de final da Libertadores, o Cruzeiro só voltará a jogar pela competição continental em agosto (dias 8 e 29), pois haverá pausa para a disputa da Copa do Mundo, na Rússia (14/06 a 15/07). O Campeonato Brasileiro também será interrompido, mas apenas na 13ª rodada. Ou seja, o time terá nove confrontos para melhorar sua situação na tabela e, quem sabe, brigar por melhores posições na elite nacional. Sem estipular projeção de pontos, Mano Menezes disse confiar em ascensão e creditou o começo difícil a uma espécie de 'relaxamento' pós-título mineiro. Na 18ª colocação, a Raposa pegará o Botafogo às 16h do próximo domingo, no Mineirão.

“Não traçamos metas em termos de pontuação. Queremos que o Cruzeiro esteja no grupo da frente quando tiver essa parada. O grupo da frente é por aí, próximo de todo mundo, que permite uma retomada quando tivermos a volta depois da Copa do Mundo, quando, ao meu ver, as equipes terão mudanças significativas. Espero que a gente não tenha. O segundo passo é que, dentro do futebol brasileiro, é natural que se tenha um relaxamento pouco depois de conquistar um título, mesmo que seja o Estadual, como foi no nosso caso. É da índole do jogador brasileiro. Contra o Grêmio, não jogamos para merecer vencer. O Grêmio controlou o jogo na nossa casa, é um grande time, tem qualidade, se você não enfrentar o Grêmio com foco, dificilmente vai ganhar. Aqueles três pontos pesaram mais que tudo. Foi a única atuação em que a equipe não mereceu o resultado. O jogo contra o Fluminense foi um dos crimes do futebol que acontecem. Nos ensinou também que não adianta ficar com a metade da cabeça aqui e a outra lá. Fomos ao Maracanã pensando no que poderíamos fazer na quinta-feira (contra a Universidad de Chile). Vamos acreditar no elenco como dizemos que acreditamos e vamos valorizar o elenco que temos colocando para jogar. Se a situação se repetir, é assim que vou pensar para que a equipe renda bem. Aí vão ganhando ritmo de jogo e certamente crescendo o rendimento”.

Antes do Mundial, o Cruzeiro entrará em campo também pela Copa do Brasil. O duelo de ida contra o Atlético-PR será no dia 16 de maio (quarta-feira), às 21h45, na Arena da Baixada. Já partida de volta ocorrerá depois da Copa, em 16 de julho (segunda-feira), às 20h, no Mineirão.

Desempenho do Cruzeiro em abril

01-04 - Atlético 3x1 Cruzeiro (jogo de ida da final do Campeonato Mineiro)

04-04 - Cruzeiro 0x0 Vasco (segunda rodada do Grupo 5 da Libertadores)

08-04 - Cruzeiro 2x0 Atlético (jogo de volta final do Campeonato Mineiro)

14-04 - Cruzeiro 0x1 Grêmio (primeira rodada do Campeonato Brasileiro)

19-04 - Universidad de Chile 0x0 Cruzeiro (terceira rodada do Grupo 5 da Libertadores)

22-04 - Fluminense 1x0 Cruzeiro (segunda rodada do Campeonato Brasileiro)

26-04 - Cruzeiro 7x0 Universidad de Chile (quarta rodada do Grupo 5 da Libertadores)

29-04 - Internacional 0x0 Cruzeiro (terceira rodada do Campeonato Brasileiro)

Números: 8 jogos, 2 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, com 10 gols marcados e 5 sofridos

Sequência do Cruzeiro antes da pausa para a Copa do Mundo (12 jogos)

02-05 (qua), às 21h45 - Vasco x Cruzeiro (quinta rodada do Grupo 5 da Copa Libertadores)

06-05 (dom), às 16h00 - Cruzeiro x Botafogo (quarta rodada do Campeonato Brasileiro)

13-05 (dom), às 11h00 - Cruzeiro x Sport (quinta rodada do Campeonato Brasileiro)

16-05 (qua), às 21h45 - Atlético-PR x Cruzeiro (jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil)

19-05 (sáb), às 16h00 - Atlético Cruzeiro (sexta rodada do Campeonato Brasileiro)

22-05 (ter), às 21h30 - Cruzeiro x Racing-ARG (sexta rodada do Grupo 5 da Copa Libertadores)

27-05 (dom), às 16h00 - Santos x Cruzeiro (sétima rodada do Campeonato Brasileiro)

30-05 (qua), às 21h45 - Cruzeiro x Palmeiras (oitava rodada do Campeonato Brasileiro)

03-06 (dom), às 19h00 - Ceará x Cruzeiro (nona rodada do Campeonato Brasileiro)

06-06 (qua), às 21h45 - Cruzeiro x Vasco (10ª rodada do Campeonato Brasileiro)

10-06 (dom), às 11h00 - Chapecoense x Cruzeiro (11ª rodada do Campeonato Brasileiro)

13-06 (qua), às 19h30 - Paraná x Cruzeiro (12ª rodada do Campeonato Brasileiro)

Tags: raposa cruzeiro sequência copadobrasil libertadores2018 seriea interiormg futnacional