Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Mano Menezes comenta possíveis saídas de Lucas Silva e Arrascaeta do Cruzeiro

Jogadores têm futuro indefinido e não sabem se continuarão no clube celeste

postado em 23/05/2018 06:00 / atualizado em 23/05/2018 14:54

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Campeão mineiro, líder do grupo na Copa Libertadores, classificação encaminhada na Copa do Brasil. O momento do Cruzeiro na temporada anima Mano Menezes. O treinador, porém, poderá ter de lidar com duas baixas no elenco no segundo semestre. Peças importantes do time, o volante Lucas Silva e o meia-atacante Arrascaeta têm futuro indefinido.

O uruguaio tem o nome constantemente ligado a eventuais transferências para o futebol europeu. Aos 23 anos, Arrascaeta foi convocado pelo técnico Óscar Tabárez para defender a Seleção Uruguaia na Copa do Mundo da Rússia, que será disputada entre os dias 14 de junho e 15 de julho. Depois disso, há a possibilidade de ele ser vendido pelo Cruzeiro, clube com o qual tem contrato até o final de 2021.

“Pensamos (a volta da Copa do Mundo) com [Arrascaeta], hoje. Em agosto, não sei te dizer. Agosto é longe para o futebol. Queremos que ele esteja conosco. É um jogador importantíssimo. Acredito que vá estar, acredito que vá estar, assim como todos os grandes jogadores que temos”, disse Mano Menezes em entrevista coletiva após a vitória por 2 a 1 sobre o Racing, na noite dessa terça-feira, no Mineirão.

Wolverhampton, Monaco e Napoli demonstraram interesse no futebol de Arrascaeta recentemente. Se realmente for vendido após a Copa do Mundo, ele terá feito, na noite dessa terça-feira, a última partida com a camisa do Cruzeiro. O uruguaio se apresenta para os treinos da seleção ainda esta semana.

De volta à Europa?

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Peça importante na campanha do bicampeonato brasileiro do Cruzeiro em 2013 e 2014, Lucas Silva retornou ao clube no início de 2017 após um período de frustrações na Europa. Emprestado pelo Real Madrid, o volante de 25 anos encarou dificuldades no retorno ao Brasil e só conseguiu emendar boas atuações novamente nesta temporada.

Nessa terça-feira, contra o Racing, marcou um belo gol - o segundo dele desde que voltou ao Cruzeiro. Após a vitória no Mineirão, Lucas Silva reforçou o desejo de permanecer no clube com o qual tem contrato de empréstimo até o dia 30 de junho. A continuidade do trabalho em Belo Horizonte, porém, depende do aval do Real Madrid. Os espanhóis aguardam contatos de outros eventuais interessados para definir o futuro do volante.

“Eu espero que Lucas (Silva) continue com a gente. Ele vive, depois de muito tempo, um bom momento, uma recuperação. Quando voltou - e já trabalhei com vários jogadores e isso é muito comum de acontecer -, às vezes o jogador perde a sua própria referência. Acontece tanta coisa nesse meio, que às vezes você perde a sua referência. E nós fomos tentar recuperar essa referência dele como jogador. Mas trabalhou muito duro para isso, se condicionou muito melhor. Não fazia pré-temporada há dois anos. Este ano fez pela primeira vez. E as coisas tendem a dar mais certo quando você faz bem a sua parte”, disse Mano Menezes.

Leia, na íntegra, o que Mano Menezes falou sobre o futuro de Arrascaeta

Pensamos (a volta da Copa do Mundo) com [Arrascaeta], hoje. Em agosto, não sei te dizer. Agosto é longe para o futebol. Queremos que ele esteja conosco. É um jogador importantíssimo. Acredito que vá estar, acredito que vá estar, assim como todos os grandes jogadores que temos. Temos um elenco de qualidade exatamente para poder suportar grandes competições que temos pela frente. Agora, faltam os últimos jogos do Brasileiro para praticamente cumprirmos todas as metas do primeiro semestre. Fomos campeões mineiros, classificamos na Libertadores em primeiro do grupo para os 16 melhores, fizemos um bom primeiro jogo de Copa do Brasil, ganhando fora de casa. Agora, queremos terminar no grupo da frente do Campeonato Brasileiro. Temos capacidade para isso. São bons indícios. Mas, no futebol, você tem que aproveitar os bons momentos para melhorar. Sabemos que podemos melhorar, sabemos que podemos oscilar menos, como oscilamos na Libertadores, principalmente na primeira parte. É oscilar menos dentro dos jogos. Os jogos terão caráter decisivo. Você não pode sair do jogo, são jogos grandes. Os adversários todos terão muita qualidade. Se não fizermos bem a nossa parte, os adversários vão estar lá para nos incomodar. Mas acredito que com todos do elenco à disposição.

Leia, na íntegra, o que Mano Menezes falou sobre o futuro de Lucas Silva

A gente, de períodos em períodos, tem conversas com os jogadores. Há um tempo, tive uma com o Romero. Tinha uma possibilidade de sair lá no início da temporada. Os jogadores têm as suas expectativas, têm a carreira, têm seus sonhos. Às vezes, quando o jogador não está tão titular, não está jogando tantos jogos, ele perde um pouco daquela questão pessoal. E a gente precisa recuperar, sentar, falar claramente, como falei para ele (Romero). E falei para Lucas (Silva) também as mesmas coisas. A única coisa que não posso prometer a um jogador que trabalha comigo é que ele vai ser sempre titular. Não posso prometer, porque não vou poder cumprir. E eu acho que não é necessário fazer isso. É importante sentirem que quando estiverem bem serão os escolhidos pelo treinador. Hoje (terça-feira), uma das maiores contratações do Cruzeiro estava no banco, porque o Romero está melhor. E o Edilson foi esperar o seu momento para voltar à lateral, que é a posição dele. Procuro respeitar isso. Esse respeito mútuo que temos cria uma confiança, entre o que o treinador está falando e as suas atitudes, que é importante terem relação. E aí vale para todo mundo. Eu espero que Lucas (Silva) continue com a gente. Ele vive, depois de muito tempo, um bom momento, uma recuperação. Quando voltou - e já trabalhei com vários jogadores e isso é muito comum de acontecer -, às vezes o jogador perde a sua própria referência. Acontece tanta coisa nesse meio, que às vezes você perde a sua referência. E nós fomos tentar recuperar essa referência dele como jogador. Mas trabalhou muito duro para isso, se condicionou muito melhor. Não fazia pré-temporada há dois anos. Este ano fez pela primeira vez. E as coisas tendem a dar mais certo quando você faz bem a sua parte. É o que está acontecendo com a gente na grande maioria. Temos um elenco muito trabalhador, muito correto. E merecem bastante coisa boa que temos pela frente para acontecer.






Tags: mano menezes lucas silva cruzeiro cruzeiroec futnacional seriea mercadobola futinternacional libertadores2018 arrascaeta