Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Grupo lança campanha de apoio ao direito de voto para sócios-torcedores do Cruzeiro

Evento acontece neste sábado, às 17h, no Calaveras Bar, em Belo Horizonte

postado em 23/06/2018 08:30 / atualizado em 22/06/2018 23:07

Bruno Haddad/Cruzeiro E.C.
O grupo ‘Somos Cruzeiro’ lança neste sábado a campanha ‘Direito de Voto Para Sócio Torcedor Já!’, que defende a abertura para que sócios-torcedores participem ativamente da vida política do clube. O evento acontecerá às 17h no Calaveras Bar, no Bairro Prado, em Belo Horizonte. A entrada é gratuita.

Na apresentação do movimento, o ‘Somos Cruzeiro’ mostrará sua proposta e a plataforma de coleta de assinaturas para apoiar o direito de voto ao sócio-torcedor. Segundo o comunicado, “a presença dos torcedores como parte da vida política do Cruzeiro garante mais transparência e envolvimento com o time”. Entre os principais objetivos da campanha estão:

  • Distribuição do poder: sem o direito da torcida participar das decisões, o Cruzeiro se torna arbitrário e com poucas pessoas tomando as decisões importantes para o clube;

  • Dissolução de "panelinhas": propõe que o sócio-torcedor, além de eleger seus representantes, possa também se candidatar. Assim, o conselho refletiria, de fato, os anseios da torcida;

  • Cliente x torcedor: os sócio-torcedores não querem ser clientes de uma empresa, presenteados com descontos. A proposta é que ele tenha voz e que possa pautar suas ideias para o clube;

  • Receita da torcida: o sócio-torcedor é a segunda maior receita do Cruzeiro, atrás somente das cotas para a televisão. Dessa maneira, sua voz deve ser ouvida;

  • Democratização do Cruzeiro: o direito ao voto é um avanço na democratização e na popularização do clube. O Cruzeiro é feito, principalmente, por sua torcida.

Como funciona atualmente?

Vale ressaltar que, conforme o estatuto do Cruzeiro, apenas os conselheiros natos, com no mínimo três mandatos completos ininterruptos, e beneméritos podem se candidatar para presidente e presidente do Conselho Deliberativo. Além disso, cabe exclusivamente ao Conselho Deliberativo eleger os responsáveis pelos cargos executivos no clube. 

O quadro de beneméritos é formado exclusivamente por pessoas que ocupam ou já ocuparam a função de presidente ou presidente do Conselho Deliberativo. São 15 integrantes no Cruzeiro. Com relação aos natos, que só perdem o título em caso de alguma irregularidade, renúncia ou morte, o número é de 244. Há, ainda, 220 associados conselheiros e 110 conselheiros suplentes, que passam por eleições trienais.

Os sócios dos parques esportivos do Cruzeiro votam apenas para a definição de associados conselheiros e conselheiros suplentes. Já os vinculados ao programa Sócio do Futebol (cerca de 56 mil torcedores com pagamento em dia) não têm participação na vída política da agremiação.

Serviço

Lançamento da Campanha 'Direito de Voto para Sócio Torcedor Já!'

Data: 23 de junho, sábado, às 17h

Local: Calaveras Bar - Rua dos Pampas, 262 - Prado - Belo Horizonte/ MG

Entrada gratuita

Tags: futnacional interiormg seriea sócios-torcedores torcida cruzeirenses cruzeiro raposa