Cruzeiro
None

COPA DO MUNDO

Estreia apagada, quase gol e banco de reservas: resumo de Arrascaeta na Copa

Meia do Cruzeiro foi pouco aproveitado por Óscar Tabárez na competição

postado em 06/07/2018 15:34 / atualizado em 06/07/2018 16:11

AFP PHOTO
Estreia apagada contra o Egito, quase gol diante da Rússia e banco de reservas nas demais partidas. Assim pode ser resumida a participação do meia-atacante Arrascaeta, do Cruzeiro, a serviço da Seleção Uruguaia na Copa do Mundo de 2018. A Celeste Olímpica foi eliminada nessa sexta-feira ao perder para a França por 2 a 0, no Estádio Nizhny Novgorod, pelas quartas de final. O Superesportes relembra como foi a trajetória do camisa 10 cruzeirense na competição.

Convocação

Embora tenha disputado apenas três partidas nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, Arrascaeta foi figura constante nas convocações de Óscar Tabárez. Assim, ele apareceu entre os 23 selecionados para o Mundial, vestindo a camisa 10 que já pertenceu a Diego Forlán, Rubén Paz, Enzo Francescoli e Pedro Rocha. Num dos amistosos preparatórios da Celeste, Arrascaeta marcou um gol na vitória por 3 a 0 sobre o Uzbequistão, no Estádio Centenário, em Montevidéu. O belo gol no arremate de pé direito  o credenciou à titularidade no Mundial. Seria o momento de o xodó da torcida cruzeirense brilhar para o Mundo?

Estreia apagada

Arrascaeta foi titular na estreia do Uruguai no Mundial, contra o Egito, em 15 de junho. Em tese, seria ele o responsável por armar as jogadas e colocar os astros Cavani e Suárez em boas condições para finalizar. Entretanto, o meia ficou tímido e pouco pegou na bola. Não fez nenhuma jogada de efeito e nem tampouco tentou dribles e arrancadas como de costume no Cruzeiro. Deu lugar a Cristian Rodríguez aos 14min do segundo tempo. Já nos acréscimos, o Uruguai conseguiu o gol da vitória com o zagueiro Giménez.

Quase gol

Depois de ficar no banco de reservas na vitória por 1 a 0 sobre a Arábia Saudita (gol de Luiz Suárez, em cobrança de falta), Arrascaeta voltou a ser acionado no duelo diante da Rússia, que valeria a liderança do Grupo A. Ele entrou aos 18min do segundo tempo na vaga de Rodrigo Bentancur, quando sua seleção já vencia por 2 a 0. Mais desenvolto, Arrascaeta deu bons passes e foi o homem da bola parada em cobranças de escanteio. Nesse tipo de jogada, tentou surpreender o goleiro Igor Akinfeev e quase marcou olímpico. No fim da partida, cobrou o tiro de canto que originou o gol anotado por Cavani, após rebote de Akinfeev em cabeceio de Godín. 

AFP PHOTO

Banco de reservas

Esperava-se que Arrascaeta pudesse ser mais bem aproveitado por Tabárez, mas o camisa 10 ficou no banco de reservas contra Portugal, pelas oitavas de final. Quando Cavani, autor dos dois gols uruguaios na vitória por 2 a 1, machucou a panturrilha esquerda, o treinador optou pela entrada do centroavante Cristian Stuani, autor de 21 gols pelo Girona na última edição do Campeonato Espanhol. O Uruguai segurou a pressão portuguesa e avançou às quartas de final.

Escolhas de Tabárez contra a França

Cavani, machucado, ficou no banco. A definição do substituto se deu pela lógica: Stuani, homem de área, fez dupla de ataque com Suárez. A França, porém, abriu o placar no primeiro tempo, com o zagueiro Varane. Na etapa final, o goleiro Muslera falhou feio num chute despretensioso de Griezmann. Atordoado, o Uruguai não reuniu forças para reagir e sucumbiu ao toque de bola francês. Óscar Tabárez preferiu mandar a campo Maxi Gómez, Cristian Rodríguez e Urretaviscaya, nos lugares de Stuani, Bentancur e Nández. Restou a Arrascaeta, reserva ao lado de Cavani, torcer por uma reação improvável.

Próximos capítulos

Apesar do discurso de que pretende manter Arrascaeta no elenco até dezembro, o Cruzeiro esperava uma valorização dos direitos econômicos do jogador com a presença na Copa do Mundo. Clubes como Monaco-FRA, Napoli-ITA e Wolverhampton-ING monitoravam os passos do camisa 10. Entretanto, o rendimento abaixo do esperado tende a esfriar o interesse de europeus. No ponto de vista técnico, talvez seja positivo para o Cruzeiro, que tem sofrido com perdas de atletas por lesão (Sassá, Fred, David e Raniel) e necessitará de time forte no retorno das competições no segundo semestre (Copa do Brasil, Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro).

 AFP / MARTIN BERNETTI

Estatísticas de Arrascaeta na Copa

Jogos: 2

Minutos em campo: 86

Distância percorrida: 11,5 km

Chutes: 2

Chutes a gol: 1

Passes: 50

Passes certos: 41

Passes curtos: 12

Passes médios: 21

Passes longos: 8

Escanteios: 5

Desarmes certos: 1

Desarmes errados: 1

Perdas de posse: 7

Bolas recuperadas: 4

Faltas cometidas: 1

Faltas sofridas: 2

Fonte: site oficial da FIFA

Tags: Copa do Mundo uruguai arrascaeta cruzeiro seriea futnacional interiormg selefut copa2018