Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro lança Instituto 5 Estrelas, projeto de inclusão social para crianças e adolescentes

Evento idealizado pelo presidente Wagner Pires de Sá ocorreu no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e contou com as presenças de personalidades

postado em 26/07/2018 21:27 / atualizado em 27/07/2018 00:49

Túlio Santos/EM/D.A. Press
O Cruzeiro lançou na noite desta quinta-feira, no Grande Teatro do Palácio das Artes, no Centro de Belo Horizonte, o Instituto 5 Estrelas. Iniciativa do presidente do clube, Wagner Pires de Sá, o projeto tem como objetivo “trazer a agremiação para uma jornada de inclusão social”, conforme explicou o vice-presidente executivo da Raposa, Marco Antônio Lage, porta-voz da cerimônia. Cerca de 350 pessoas prestigiaram o evento.

Em vídeo institucional divulgado antes do lançamento, o Instituto 5 Estrelas afirmou que atuará no amparo e na formação de crianças e adolescentes para o futuro, através da integração do esporte, da educação e da cultura. O Instituto será presidiado pela advogada Fernanda Moraes de São José. 

Em seu pronunciamento, Wagner Pires de Sá exaltou a iniciativa e comentou, em mais de um momento, que a criação do Instituto é um dos grandes sonhos da sua vida. “Meu sonho começa a se tornar realidade. Mostrar que o sonho de um mundo mais justo, mais equilibrado e socialmente mais adequado, não é impossível. Você também pode ser um agente da transformação”, convidou o presidente celeste. 


Vários jogadores do Cruzeiro, que treinaram na tarde desta quinta depois da derrota por 2 a 0 para o Corinthians, em jogo pelo Brasileirão, também marcaram presença no evento à noite. Entre eles os goleiros Rafael e Fábio, os laterais Egídio e Edilson, os zagueiros Leo e Dedé, os volantes Henrique e Lucas Silva e os meia-atacantes Rafinha e Robinho. Criado nas categorias de base do clube, Rafael gravou um vídeo durante a cerimônia parabenizando a iniciativa de Wagner Pires de Sá.

“Gostaria de parabenizar ao Cruzeiro e ao presidente Wagner por apoiar o Instituto 5 Estrelas. Com certeza vai ser um ato que vai ajudar muitas crianças, vão ter projetos que vão ajudar a sociedade. Estão todos de parabéns e estou feliz por estar aqui participando do evento”, disse o camisa 12. O lateral-esquerdo Egídio foi outro que deixou depoimento nas redes sociais oficiais do Instituto. “Queria parabenizar nosso presidente pela iniciativa junto com a esposa dele, pelo projeto da instituição, para ajudar as pessoas, crianças, cultura, esporte, educação, junto com o Cruzeiro”, disse o lateral.

Além dos jogadores, integrantes da diretoria estiveram no Palácio das Artes, como o vice-presidente de futebol Itair Machado, o diretor de futebol Marcelo Djian, o diretor-geral Sérgio Nonato dos Reis, o supervisor de futebol Pedro Moreira e o supervisor administrativo Benecy Queiroz.

 

Projeto inicial

O Instituto 5 Estrelas nasce com um projeto com atividades esportivas, que levará o nome de Projeto Social Fabrício Eduardo Lima Pinto, em homenagem a um conselheiro cruzeirense falecido em 2017 vítima de acidente de moto. A iniciativa em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerias (PUC Minas) beneficiará 180 crianças e adolescentes carentes que moram nas proximidades do campus Coração Eucarístico. As atividades serão exercidas no Complexo Esportivo da PUC.

Os 180 jovens serão distribuídos em três grupos:

- 60 meninas de 11 a 17 anos para montar equipes de futebol feminino não-profissional;

- 60 meninos de 11 a 17 anos para montar times de futebol;
 
- 60 jovens (meninos e meninas) para participarem de competições de atletismo olímpico e paralímpico

O projeto tem a finalidade de alinhar os esportes com os conceitos educacionais, desenvolver e aprimorar o nível técnico, tático e físico dos alunos, além de oferecer amparo psicológico, alimentação e cuidados com a saúde.

Instituto 5 Estrelas contará com outros parceiros além da PUC Minas: SERVAS, Instituto BH Futuro, Instituto Ceasa Minas, Instituto Árvore da Vida, Cuidar Centro Médico, UninCor, Broward International University, Chromos Colégio e Pré-Vestibular, Estácio de Sá, CELLS e Unihorizontes.

Sócio Institucional

O Cruzeiro confirmou ainda o lançamento do Sócio Institucional, criado para gerar receita que financiem projetos sociais. O cadastrado ao programa receberá um cartão de fidelidade, que não dará direito de ir ao estádio, porém concederá benefícios, como descontos em estabelecimentos de ensino parceiros do Instituto 5 Estrelas. O vice-presidente-executivo Marco Antônio Lage explicou o funcionamento dessa categoria.

“Cada instituição vai estipular o seu desconto. A PUC, por exemplo, oferecerá 20% de desconto para quase todos os cursos, exceto medicina e odontologia. Esse tipo de parceria com universidades é válido somente para os cursos presenciais, já que o Instituto 5 Estrelas recebeu uma oferta da UninCor para o ensino a distância, onde a faculdade irá repassar metade para o Instituto. Isso trará uma receita muito importante para manter as atividades”.

O sócio do futebol que tem direito de acessar o estádio também poderá contribuir para as ações sociais. Para isso, arcarão com uma quantia adicional na mensalidade do programa.

Universidade do Cruzeiro

Os torcedores do Cruzeiro que aderirem ao Sócio Institucional terão descontos em cursos de ensino a distância na UninCor. Já os contemplados pelo projeto social poderão ganhar bolsas integrais na universidade. As especializações oferecidas são em Educação Física, Pedagogia, Administração, Letras, Ciências Contábeis, Música, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Marketing, Gestão Financeira, Logística, Gestão Comercial, Turismo e Recursos Humanos. A parceria terá o nome simbólico de Universidade do Cruzeiro.

Tags: Instituto 5 Estrelas Wagner Pires de Sá inclusão social cruzeiro interiormg projeto