Cruzeiro
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Com reservas, Cruzeiro enfrenta Vitória e tenta quebrar série negativa no Brasileiro

Time celeste visita rubro-negro baiano neste domingo, às 16h, no Barradão

postado em 05/08/2018 06:30 / atualizado em 05/08/2018 14:12

Gladyston Rodrigues/EM D.A Press
Com o objetivo de preservar os titulares para o jogo contra o Flamengo, às 21h45 de quarta-feira, no Maracanã, pela partida de ida das oitavas de final da Copa Libertadores, o técnico Mano Menezes deverá escalar jogadores reservas diante do Vitória, em compromisso válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo será disputado às 16h deste domingo, no Barradão, em Salvador. Oitavo colocado, com 24 pontos (sete vitórias, três empates e seis derrotas), o time celeste vem de tropeços seguidos na Série A para Corinthians (2 a 0, no Itaquerão) e São Paulo (2 a 0, no Mineirão).

Quem poderá ganhar oportunidade entre os titulares é o atacante David, reforço que custou mais de R$ 10 milhões aos cofres do clube, porém disputou apenas seis partidas em 2018, sem balançar a rede. Caso seja confirmado por Mano, o jovem de 22 anos reencontrará o time responsável por projetá-lo para o futebol profissional. David atuou pela equipe principal do Vitória de 2015 a 2017. Em 111 partidas, marcou 17 gols e conquistou duas edições do Campeonato Baiano, em 2016 e 2017.

O último gol de David, aliás, foi num Vitória x Cruzeiro, em 19 de novembro de 2017, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele converteu cobrança de pênalti, aos 21min do primeiro tempo, e colocou o rubro-negro baiano em vantagem no Barradão. Na etapa complementar, Alisson marcou de peixinho e garantiu o empate aos mineiros: 1 a 1.

Um dos poucos jogadores confirmados por Mano Menezes é o goleiro Rafael. Ele fará a partida de número 102 pelo Cruzeiro, já que o titular Fábio ganhou descanso e nem sequer viajou a Salvador, assim como o lateral-direito Edilson (suspenso), o zagueiro Dedé e o atacante Barcos. Na opinião do camisa 12, a equipe alternativa terá condições de dar à Raposa a oitava vitória no Brasileiro de 2018. 

“É dar oportunidade para todo mundo e um descanso para quem vem jogando há mais tempo. Com a intensidade dos jogos de hoje, é impossível manter a qualidade de jogo. Por isso teremos que rodar, descansar alguns atletas importantes. Mas o mais importantes é que o Cruzeiro não tem apenas onze titulares. Tem um grupo preparado e pronto para corresponder sempre que entrarmos em campo. Queremos dar respaldo ao Mano para fazer essas escolhas”, declarou Rafael, que tem boas lembranças do Barradão. Em 23 de outubro de 2016, ele defendeu um pênalti de Sherman Cárdenas no triunfo do Cruzeiro por 1 a 0, pela 32ª rodada do Brasileiro. Já em 13 de novembro de 2013, viu do banco de reservas a equipe ganhar por 3 a 1 e conquistar o terceiro troféu da Série A.

“O Ariel Cabral fez o gol de cabeça (na vitória em 2016). Depois, ainda teve um pênalti contra, em que eu pude fazer a defesa. Saímos com um bom resultado. Tenho muitas boas lembranças do Barradão. Em 2013 fomos campeões lá, no intervalo do jogo, é um estádio muito bacana e me traz coisas boas. Espero pode viver mais 90 minutos felizes lá. Nós queremos voltar ao G4 do Brasileiro e temos que buscar esses pontos fora de casa”, acrescentou o goleiro.

No lado do Vitória, o técnico João Burse comandará a equipe interinamente em função da saída de Vagner Mancini, demitido há uma semana após o time perder por 4 a 0 para o Atlético-PR, na Arena da Baixada. O Leão conta com ‘velhos conhecidos’ da torcida cruzeirense, como o lateral-esquerdo Bryan (emprestado até dezembro), o volante Willian Farias e o atacante Neilton. 

Retrospecto

Cruzeiro e Vitória se enfrentaram 50 vezes na história. O retrospecto mostra 30 vitórias celestes, nove empates e 11 triunfos rubro-negros. Os mineiros marcaram 97 gols, contra 56 dos baianos. Pelo Campeonato Brasileiro, a supremacia também é estrelada: 36 jogos, 21 vitórias, oito empates e apenas sete derrotas.

VITÓRIA X CRUZEIRO

VITÓRIA
Ronaldo; Jeferson, Aderllan, Ruan Renato e Bryan; Willian Farias, Arouca, Marcelo Meli, Yago e Neilton; Walter Bou
Técnico: João Burse (interino)

CRUZEIRO
Rafael; Ezequiel, Manoel, Murilo e Marcelo Hermes; Lucas Romero e Ariel Cabral; Bruno Silva, Arrascaeta e David; Raniel
Técnico: Mano Menezes

Motivo: 17ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Barradão, em Salvador-BA
Data: domingo, 5 de agosto de 2018
Horário: 16h
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (CBF/GO)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (FIFA/RJ) e Leone Carvalho Rocha (CBF/GO)
Assistentes adicionais: Breno Vieira Souza (CBF/GO) e Bruno Rezende Silva (CBF/GO)
Pendurados: Ezequiel, Bruno Silva e Rafael Sobis

Vitória no Brasileiro

  • Pontos: 18
  • Posição: 14º
  • Jogos: 16
  • Vitórias: 5
  • Empates: 3
  • Derrotas: 8
  • Gols pró: 19
  • Gols contra: 31
  • Artilheiro: Neilton (4 gols)

Cruzeiro no Brasileiro

  • Pontos: 24
  • Posição: 8º
  • Jogos: 16
  • Vitórias: 7
  • Empates: 3
  • Derrotas: 6
  • Gols pró: 13
  • Gols contra: 13
  • Artilheiro: Arrascaeta (3 gols)

Tags: vitória raposa cruzeiro vitoriaba interiormg futnacional seriea