Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Fábio chega ao 24º pênalti defendido pelo Cruzeiro e supera façanha de Dida em 1997

Goleiro foi o herói cruzeirense na vitória sobre o Santos pela Copa do Brasil

postado em 15/08/2018 22:22 / atualizado em 16/08/2018 02:29

(Foto: Ramon Lisboa/EM D.A Press)
O goleiro Fábio foi o grande herói do Cruzeiro na vitória nos pênaltis sobre o Santos, por 3 a 0, depois de derrota no tempo normal por 2 a 1, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Ao espalmar as cobranças de Bruno Henrique, Rodrygo e Jean Mota, ele fez a festa dos quase 50 mil torcedores presentes no Mineirão e chegou a 24 intervenções no 785º jogo pelo clube. A lista no fim da matéria contempla tanto os tiros de 11 metros cobrados no tempo normal quanto em disputas penais. 


“Ontem eu tive um aproveitamento bom nos treinamento. Mas jogo é completamente diferente. O pensamento era pegar um pênalti para ajudar meus companheiros para ter mais tranquilidade em um momento tão difícil, em um jogo tão difícil, o Santos teve méritos, conseguiu fazer um belo jogo, a gente conseguiu jogar bem também. A bola não entrou”, comemorou Fábio, que agradeceu a Deus e ao preparador de goleiros Robertinho. “Sem Deus nada disso seria possível. É um aliado à minha dedicação nos trabalhos, junto com os treinamentos do Robertinho. Já estamos juntos há oito anos. É um trabalho consolidado, a gente tem confiança, tanto eu quanto os outros goleiros”, acrescentou.



Com as três defesas contra o Santos nesta quarta-feira, Fábio superou a façanha de Dida, exímio pegador de pênaltis do clube no fim da década de 1990. Na semifinal da Copa Libertadores de 1997, o ex-camisa 1 foi o protagonista da equipe na classificação diante do Colo Colo-CHI, segurando os chutes de Basay e Espina. O Cruzeiro, que acertou suas quatro tentativas (ganhou por 4 a 1), qualificou-se para a final e conquistou o bi continental com vitória sobre o Sporting Cristal, do Peru.

As intervenções contra o Santos representaram ainda um recorde pessoal para Fábio no Cruzeiro. Antes do duelo desta quarta-feira, ele havia defendido dois pênaltis no mesmo jogo nas vitórias sobre São Paulo, pelas oitavas de final da Copa Libertadores de 2015 (4 a 3, nos pênaltis), e Caldense, na primeira fase do Mineiro de 2010 (2 a 0). Pegar três vezes foi feito inédito.

O técnico Mano Menezes, em entrevista coletiva, enalteceu as qualidades de Fábio e explicou que a performance foi fruto de muito treinamento sob supervisão de Robertinho. “Eu não tenho batido pênalti contra ele, então na prática não posso falar. Mas ontem nós fizemos treinamento de penalidade máxima. As quatro primeiras cobranças o Fábio defendeu, dos nossos cobradores. Isso acontece. Até brincamos: 'ainda bem que ele estará ao nosso lado amanhã'. Então é um grande goleiro. Às vezes existem grandes goleiros que não são grandes pegadores de penalidade máxima. Mas a própria trajetória vai criando uma dificuldade a mais para o cobrador. Lembro-me que numa época era muito difícil fazer gol de pênalti no Dida e no Marcos, que eram goleiros que defendiam com frequência penalidades máximas. Isso, sem dúvidas, cria uma dificuldade maior para o batedor. Eles sabem que é preciso tirar um pouco mais. Às vezes até erram, tentando tirar muito, pois sabem que existem um goleiro que vai chegar”.


O Cruzeiro, que já acumulou R$ 11,9 milhões em premiação na Copa do Brasil, aguardará na semifinal o ganhador de Palmeiras x Bahia. O jogo de ida, na Arena Fonte Nova, terminou empatado por 0 a 0. O segundo duelo será nesta quinta-feira, às 19h15, no Pacaembu, em São Paulo. De acordo com o cronograma da Confederação Brasileira de Futebol, a penúltima fase da competição ocorrerá nos dias 12 e 26 de setembro. Os jogos da decisão estão marcados para 10 e 17 de outubro.

Pênaltis defendidos por Fábio no Cruzeiro:

24ª - Copa do Brasil 2018 - Cobrança de Jean Mota, do Santos *

23ª - Copa do Brasil 2018 - Cobrança de Rodrygo, do Santos *

22ª - Copa do Brasil 2018 - Cobrança de Bruno Henrique, do Santos *

21ª - Copa do Brasil 2017 - Cobrança de Diego, do Flamengo *

20ª - Copa do Brasil 2017 - Cobrança de Luan, do Grêmio *

19ª - Copa do Brasil 2016 - Cobrança de Diego Renan, do Vitória

18ª - Libertadores 2015 - Cobrança de Luís Fabiano, do São Paulo *

17ª - Libertadores 2015 - Cobrança de Lucão, do São Paulo *

16ª - Brasileiro 2013 – Cobrança de Fred, do Fluminense

15ª - Brasileiro 2012 – Cobrança de Ronaldinho Gaúcho, do Atlético

14ª - Brasiliero 2012 – Cobrança de Luís Fabiano, do São Paulo

13ª - Mineiro 2012 – Cobrança de Fábio Júnior, do América

12ª – Brasileiro 2011 – Cobrança de Luís Fabiano, do São Paulo

11ª - Libertadores 2011 – Cobrança de Medina, do Deportes Tolima-COL

10ª - Brasileiro 2010 – Cobrança de Bruno César, do Corinthians

9ª - Brasileiro 2010 – Cobrança de Renato Cajá, do Botafogo

8ª - Mineiro 2010 – Fábio defendeu dois pênaltis de Thiago Pereira no mesmo jogo, contra a Caldense

7ª - Mineiro 2010 – Fábio defendeu dois pênaltis de Thiago Pereira no mesmo jogo, contra a Caldense

6ª - Brasileiro 2009 – Cobrança de Ronaldo, do Corinthians

5ª - Brasileiro 2009 – Cobrança de Juan, do Flamengo

4ª - Torneio de Verão 2009 – Cobrança de Sergio Blanco, do Nacional-URU

3ª - Brasileiro 2008 – Cobrança de Nilmar, do Internacional

2ª - Copa do Brasil 2006 – Cobrança de Diego Marangon, do Nacional-AM

1ª - Brasileiro 2005 – Cobrança de Sandro, contra o Paraná

* Com asterisco, as defesas em disputas por pênaltis

Tags: cruzeiro santos fábio pênaltis copadobrasil interiormg futnacional seriea