Cruzeiro
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Preocupado com Copa do Brasil, Cruzeiro aposta em 'mistão' para enfrentar desesperado Sport no Brasileiro

Time celeste terá escalação alternativa no jogo deste sábado, às 16h, no Recife

postado em 08/09/2018 06:30 / atualizado em 08/09/2018 09:15

Vinnicius Silva/Cruzeiro E.C.
O Cruzeiro enfrentará o Sport às 16h deste sábado, na Ilha do Retiro, no Recife, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Entretanto, há uma preocupação maior com a Copa do Brasil, competição pela qual o time celeste terá compromisso às 21h45 de quarta-feira, no Allianz Parque, pela partida de ida das semifinais. Prova disso é que o técnico Mano Menezes admitiu que escalará uma equipe bastante diferente da habitual e praticamente indicou time misto para tentar somar pontos em Pernambuco.

“Vamos ter que mudar um percentual de jogadores que atuaram diante do Botafogo. Se fossem só dois jogos separados, poderíamos fazer o mesmo que o Sport vai fazer. Mas temos na quarta-feira um jogo decisivo de semifinal contra o Palmeiras pela Copa do Brasil. Então, tenho que fazer esse equilíbrio para que todos consigam render bem aqui e estejam bem preparados para quarta-feira”.

Mano já poupou da viagem o meia Thiago Neves, artilheiro do time em 2018, com 12 gols. Também não estão no Recife o volante Henrique, suspenso pelo acúmulo de três cartões amarelos; o meia Arrascaeta, com lesão no bíceps femoral da coxa esquerda; o zagueiro Dedé, convocado à Seleção Brasileira; e o volante/lateral-direito Lucas Romero, com trauma no joelho direito e desconforto muscular na coxa esquerda. Entre os atletas que viajaram a Pernambuco, o lateral-direito Edilson, autor de um belo gol de falta no empate com o Botafogo na última quarta, no Rio (1 a 1), pode ganhar descanso, já que tem sofrido constantemente com quadros de desgaste muscular. O mesmo vale para o zagueiro Leo e o atacante Raniel.

Nesse cenário de possibilidades, o lateral-direito Ezequiel, os zagueiros Murilo e Manoel, o volante Bruno Silva, os meias Rafinha e David e o atacante Barcos aparecem como candidatos à titularidade na Ilha do Retiro. O lateral-esquerdo Egídio, ausente do jogo contra o Botafogo, e o meia Robinho, preservado nas duas rodadas anteriores, são nomes certos na formação. Robinho deverá cumprir função parecida com a de Thiago Neves, sendo a peça centralizada no meio-campo.

Mesmo com a escalação alternativa, o Cruzeiro não abre mão de brigar pela vitória fora de casa. A última vez que triunfou longe de BH pelo Brasileiro foi há três meses, em 3 de junho, contra o Ceará (1 a 0, no Castelão). Deu tempo de Sassá, autor daquele gol, lesionar a cartilagem do joelho e se recuperar sem que o time ganhasse distante de seus domínios no campeonato. Com bons e maus momentos na Série A pós-Copa (três vitórias, cinco empates e três derrotas), a Raposa busca a reação para se reaproximar do G6.

“Temos que subir na tabela, temos que melhorar nossa colocação. Campeonato Brasileiro é muito difícil, a cada rodada você tem sempre um desafio. Viemos de um jogo duro diante do Botafogo, agora teremos outro jogo duro diante do Sport. Em seguida, o clássico contra o Atlético-MG, com o Palmeiras pela Copa do Brasil no meio. É uma série de jogos que faz com que você tenha que administrar determinadas situações. E é essa administração de determinadas situações que nos afastou do grupo da frente. Temos consciência disso”.

Desespero rubro-negro

Enquanto o Cruzeiro ainda está confortável na sétima posição, com 32 pontos, o Sport vive um drama no regresso à elite nacional depois da Copa. Em 11 partidas, somou apenas quatro pontos, com uma vitória, um empate e nove derrotas. A situação só não é pior porque o time vinha bem até a 12º rodada: 7º, com 19 pontos. A 17ª posição de momento, com 23 pontos, é preocupante no clube. “A campanha incomoda bastante. Ela não é fraca, é muito fraca”, afirmou o técnico Eduardo Baptista, esperançoso por uma postura diferente de seus comandados diante do 'mistão' cruzeirense.

“A gente tem que corrigir e fazer. Estão todos dentro do vestiário incomodados. Mesmo com tudo isso, é um campeonato equilibrado, e com uma vitória podemos sair. É importante você reagir nessa hora. Difícil é reagir quando faltam seis pontos, em que precisamos ganhar quatro e torcer para os times perderem. Temos que fazer a lição de casa. É o time do Cruzeiro, um time grande, que joga junto há bastante tempo. Se vem titular ou misto, é um Cruzeiro muito forte. Às vezes prefiro pegar um time principal do que um misto, pois são jogadores que querem buscar espaço. Mas não dá para pensar em outro resultado que não seja a vitória”.

Os desfalques do Sport são os meias Gabriel (lesão na coxa direita) e Michel Bastos (problemas pessoais). O atacante Rogério, com desgaste muscular, é dúvida, assim como o zagueiro Ronaldo Alves, em recuperação de pancada no joelho direito. Com isso, as caras novas no rubro-negro podem ser os zagueiros Léo Ortiz ou Raul Prata e o meia Marlone. Já o volante Marcão, recém-contratado ao Cuiabá, será titular.

SPORT X CRUZEIRO

SPORT
Magrão; Ernando, Ronaldo Alves (Léo Ortiz ou Raul Prata), Durval e Sander; Marcão, Neto Moura, Cláudio Winck, Andrigo e Rogério (Marlone); Hernane
Técnico: Eduardo Baptista

CRUZEIRO
Fábio; Ezequiel, Leo (Manoel), Murilo e Egídio; Lucas Silva e Ariel Cabral; Bruno Silva, Robinho e Rafinha (David); Raniel (Barcos)
Técnico: Mano Menezes

Motivo: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Ilha do Retiro, no Recife-PE
Data: sábado, 8 de setembro de 2018
Horário: 16h
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (CBF/SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (CBF/SP) e Rogério Pablos Zanardo (CBF/SP)
Assistentes adicionais: Nielson Nogueira Dias (CBF/PE) e Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (CBF/RN)

Tags: sport cruzeiro interiormg futnacional seriea