Cruzeiro
None

COPA DO BRASIL

Palpites e postura ideal: campeões da Copa do Brasil de 1996 projetam Cruzeiro diante do Palmeiras no Mineirão

Ídolos que conquistaram o bi 22 anos atrás confiam em classificação à final

postado em 26/09/2018 08:00 / atualizado em 25/09/2018 23:06

20/06/1996. Credito: Arquivo EM. Brasil
 O bicampeonato da Copa do Brasil imortalizou o time do Cruzeiro de 1996 pela façanha de derrotar, na decisão, o poderoso Palmeiras. À época, por conta da parceria com a multinacional Parmalat, os paulistas tinham o elenco mais forte do país, com estrelas como Cafu, Djalminha, Rivaldo e Luizão. Depois de um 1 a 1 no Mineirão, no duelo de ida da final, os celestes venceram por 2 a 1 no Parque Antártica, em São Paulo, com gols de Roberto Gaúcho e Marcelo Ramos, atuação impecável de Dida e muita aplicação tática.

Muito identificados com o Cruzeiro por conta do feito de 22 anos atrás, os campeões daquela Copa do Brasil não escondem a confiança numa classificação diante do Palmeiras, nesta quarta-feira, a partir das 21h45, no Mineirão, na partida de volta das semifinais. O cenário é diferente de 1996. Os mineiros venceram por 1 a 0 no Allianz Parque e estão em vantagem. Um empate garante a Raposa em sua oitava decisão do torneio nacional.

Levando em conta o momento de ascensão do Palmeiras de Luiz Felipe Scolari, a vantagem celeste e a dúvida sobre os aproveitamentos de Thiago Neves e Arrascaeta no Cruzeiro, veja os palpites dos campeões de 1996 sobre o duelo desta noite, em Belo Horizonte.

MARCELO RAMOS, atacante
Autor de dois gols na final, sendo um deles o da vitória por 2 a 1 em São Paulo

21/06/1996. Credito: Arquivo EM.
Palpite: vitória do Cruzeiro ou empate

Postura do Cruzeiro: “Eu acho que o Cruzeiro se classifica. Acho não, tenho certeza que se classifica. Obviamente que é um jogo muito difícil, é decisão, o Cruzeiro pode não contar com Arrascaeta e Thiago Neves, que são jogadores decisivos. Mas aposto ainda que Thiago deva jogar, pois é um cara que tem muita vontade. Arrascaeta já é dúvida grande por causa da questão da lesão. Diante de um Palmeiras, com um grande time, a estratégia é a que o Mano sempre vem montando durante os jogos decisivos, e saber jogar com o regulamento. Claro que não é só se defender, porque o Palmeiras tem uma equipe muito rápida, com jogadores decisivos. E o Cruzeiro, sem dúvida nenhuma, que vai jogar da mesma forma: se defendendo bem e chegando no gol adversário para poder ampliar a vantagem. Então, eu acredito numa vitória do Cruzeiro ou um empate, que nos dá a classificação, mas é sempre difícil porque é detalhe, é decisão, tem que estar muito bem concentrado. Mas tenho certeza que isso, como cruzeirense, o Mano vai passar aos jogadores e eles são acostumados com decisão também. Já sabem a forma como entrar dentro do jogo. Então, espero que o Cruzeiro tenha essa postura e saiba marcar o time do Palmeiras, que é muito perigoso”.

ROBERTO GAÚCHO, atacante
Autor do primeiro gol sobre o Palmeiras na finalíssima, em São Paulo

Reprodução/Instagram
Palpite: Cruzeiro 1 x 1 Palmeiras

Postura do Cruzeiro: “É um jogo muito difícil, uma semifinal de Copa do Brasil. Os jogadores têm que entrar muito focados, concentrados. O Mano Menezes é um treinador estrategista, um cara que tem um grande currículo e grandes títulos. Eu acredito que o Cruzeiro passa para a final, desde que ele entre jogando de igual para igual com o Palmeiras. Com o apoio da nação azul, essa torcida que é fundamental decidindo dentro de casa, e com a  vantagem de 1 a 0, acredito que o Mano vá jogar no erro do Palmeiras e não pode se expor. E o Mano não vai se expor, ele é inteligente. O Palmeiras vai sair para cima, pois precisa do resultado, e eu acredito que o Cruzeiro em um contragolpe, que é o ponto fatal do Cruzeiro, jogando no erro do adversário, tem totais condições de vencer e passar para a final da Copa do Brasil. O Palmeiras tem um time muito bom e um treinador competente também, muito inteligente, o Felipão. Então, tem que tomar muito cuidado. Mas eu confio muito no potencial do elenco do Cruzeiro, tem um time forte. E hoje, com a torcida em cima, empurrando o Cruzeiro para cima do Palmeiras, eu tenho convicção que o Cruzeiro passa para a final. Em 1996 jogamos de igual para igual com o Palmeiras dentro de casa e lá em São Paulo, por isso que a gente conquistou aquele bicampeonato que foi muito difícil. O time do Palmeiras era bem melhor que esse time de hoje, o Palmeiras era uma seleção na época. E nosso time também, com toda humildade, era bem melhor que esse time do Cruzeiro de hoje. Mas confio no elenco do Cruzeiro, e hoje o jogo vai ser 1 a 1, e o Cruzeiro vai passar, vai para a final e tem tudo para ser campeão. Mais um título, para ser hexacampeão, seis vezes campeão da Copa do Brasil, o que será inédito”.

NONATO, lateral-esquerdo e capitão

19/06/1996. Jorge Gontijo e Paulo Filgueiras/EM
Palpite: Cruzeiro 2 x 1 Palmeiras

Postura do Cruzeiro: “É um jogo complicado. É lógico que o Cruzeiro fez o resultado fora de casa, mas jogando em casa não pode ficar apenas se defendendo, porque o Palmeiras vai vir pra cima. A gente corre o risco de não poder contar com o Arrascaeta e com o Thiago Neves, que são dois jogadores que estão fazendo diferença, mas eu confio no Cruzeiro. Acho que o Cruzeiro tem totais condições de ganhar esse jogo aqui. Um placar bom seria 2 a 1 para o Cruzeiro”.

RICARDINHO, volante

19/06/1996. Jorge Gontijo e Paulo Filgueiras/EM
Palpite: Cruzeiro 1 x 0 Palmeiras

Postura do Cruzeiro: “O Cruzeiro deve ganhar de 1 a 0. O Cruzeiro, nessa situação de mata-mata, o Mano Menezes sabe jogar muito bem dessa forma. O elenco também aprendeu a jogar dessa forma. Apesar de não ter os jogadores principais jogando, acho que a parte de trás do Cruzeiro tem funcionado muito bem. O Cruzeiro tem um time mais formado taticamente e as peças mais importantes têm funcionado bem. O Cruzeiro tem tudo para passar de fase. Além disso, o Fábio está em uma fase muito boa e, porventura, se tiver que ir para os pênaltis, o Cruzeiro leva vantagem também. O Cruzeiro jogando dentro do normal vai passar de fase e ir para a final”.

CLEISON, meio-campista

Reprodução/Instagram
Palpite: Cruzeiro 2 x 1 Palmeiras

Postura do Cruzeiro: “Vai ser um jogaço. Cruzeiro e Palmeiras não é de hoje que fazem jogos decisivos e sempre emocionantes. Será um jogo duríssimo, mas o Cruzeiro tem um grande treinador. É muito bem treinado pelo Mano Menezes. Jogadores de muito nível. Tem tudo para conseguir a classificação. Claro que não vai ser fácil, já que o Palmeiras desde a chegada do Felipão vem jogando muito bem e a confiança do Palmeiras voltou. O Felipão é um treinador que consegue tirar tudo do grupo. Com aquela família Scolari, realmente ele tem capacidade para isso. Mas enfrentar o Cruzeiro no Mineirão não vai ser fácil. O Cruzeiro, com o apoio da torcida, tem tudo para conseguir a classificação. Meu palpite é 2 a 1 para o Cruzeiro”.
 
VITOR, lateral-direito 

19/06/1996. Jorge Gontijo e Paulo Filgueiras/EM
Palpite: o ex-lateral preferiu não apostar em um placar, mas crê que o Cruzeiro avancará.

Postura do Cruzeiro: “O Cruzeiro se encontra em condições favoráveis jogando em casa, onde existe o fator torcida. Porque a torcida do Cruzeiro nesses jogos, todos esses jogos e nas finais, têm feito a diferença. Então, não tem como não acreditar no nosso Cruzeiro frente à equipe do Palmeiras. Felipão tem feito também a diferença, é um treinador maduro, é um técnico que quando chega ao clube existe toda uma renovação. A mente é renovada, e a mente é tudo, com a cabeça boa o corpo corresponde. Muitas vezes a cabeça não está legal, e aquele jogador que está sendo cobrado não consegue desenvolver. E o Felipão fez com que o Palmeiras tivesse essa renovação. Igual ao Popeye, come o espinafre ali e o cara sai atropelando. Então, o Palmeiras está atropelando, mas diante do Cruzeiro dentro da própria casa é complicado. Então sou Cruzeiro, com todo respeito à equipe do Palmeiras. Tudo pode acontecer. No futebol tem que ter atenção, assim como nós tivemos quando jogamos o último jogo no Parque Antártica: o time que errar mais acaba prejudicado. Com todo respeito à equipe fortíssima do Palmeiras, acho que o Cruzeiro vence”. 

GELSON BARESI, zagueiro

11/03/1996. Credito: Arquivo EM. Brasil.
Palpite: Cruzeiro 2 x 0 Palmeiras

Postura do Cruzeiro: “O Cruzeiro conseguiu uma boa vantagem no primeiro jogo, mas é claro que tem que saber usar essa vantagem no decorrer da partida. Ele não pode entrar acomodado com esse resultado ou só se defender, pois com certeza você vai estar mais perto de uma derrota. Então, penso que o Cruzeiro, entrando com uma boa postura, já que o Mineirão vai lotar e a torcida incentivar, acho que tem que manter uma mesma postura do primeiro jogo. Claro que o Mano, sem contar com Thiago Neves e Arrascaeta, acho que são duas perdas muito grandes para a equipe do Cruzeiro, pois se tratam de dois jogadores diferenciados, acostumados com decisão, e de fazer, o Thiago Neves principalmente, gols importantes em jogos decisivos. Então, eu acho uma perda muito grande. Mas penso que o Cruzeiro tem todas as chances de passar para a final, tem bom grupo, bom elenco e bom treinador, muito experiente. Acredito sim na vitória do Cruzeiro, meu placar é 2 a 0”.




Tags: 1996 decisão final semifinal mineirão copadobrasil seriea palmeirassp palmeiras cruzeiroec cruzeiro