Cruzeiro
None

COPA LIBERTADORES

Árbitro de Boca Juniors x Cruzeiro, Eber Aquino está sem apitar até no Paraguai

Após jogo do Paraguaio, Libertad também chegou a pedir a Tribunal anulação de suspensão de atleta expulso por Eber Aquino no clássico contra o Olimpia

postado em 01/10/2018 18:59 / atualizado em 01/10/2018 18:58

Reprodução
O árbitro paraguaio Eber Aquino, de 39 anos, afastado pela Conmebol de jogos internacionais por tempo indeterminado por expulsar Dedé, do Cruzeiro, na partida contra o Boca Juniors, na Bombonera, em lance acidental, mesmo depois de uso do VAR, também não tem apitado jogos do Campeonato Paraguaio e da Copa do Paraguai. Sua última atuação local foi em 9 de setembro, na vitória do Olimpia sobre o Libertad por 1 a 0.

Na ocasião, Eber Aquino também teve uma expulsão contestada pelo Libertad. Aos 48 do segundo tempo, o árbitro, que é do quadro da Fifa, mostrou o cartão vermelho direto para o zagueiro Antolín Alcaraz, do Libertad, após cometer falta em Mendieta, do Olimpia.

O Libertad chegou a fazer uma solicitação ao Tribunal Disciplinar da Associação Paraguaia de Futebol para que a suspensão de um jogo de Antolín Alcaraz fosse anulada por suposto equívoco do juiz na interpretação do lance. No entanto, após o caso ser analisado pelo órgão, a suspensão do atleta acabou sendo ampliada de uma para três partidas.

O Tribunal Disciplinar paraguaio respeitou a interpretação de Eber Aquino no lance e sua decisão de expulsar o jogador do Libertad. “Observada a jogada, nota-se a existência de um contato entre os jogadores envolvidos e, sendo assim, fica no âmbito da interpretação do árbitro”, diz a nota que rechaçou o pleito do Libertad para anular a suspensão de Antolín Alcaraz.

Reprodução

Apesar disso, Eber Aquino não voltou a ser escalado para as rodadas subsequentes do Campeonato Paraguaio (10ª, 11ª e 12ª) e para jogos da Copa do Paraguai, realizados nos meios de semana.

A Conmebol não divulgou o tempo exato de afastamento de Eber Aquino em jogos internacionais pelo erro na expulsão de Dedé, do Cruzeiro, no choque não intencional com o goleiro Andrada, do Boca, no duelo do dia 19 de setembro, em Buenos Aires. 

O fato é que ele e o árbitro de vídeo Mario Díaz de Vivar, também do Paraguai, não foram mais relacionados para jogos decisivos da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana desde então.

Em nota enviada à CBF no dia 21 de setembro, o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, disse apenas que  “compartilha da preocupação com a atuação da equipe de árbitros na partida mencionada” e que “já tomou medidas a esse respeito”.

No dia 26 de setembro, o Tribunal de Disciplina anulou a suspensão de Dedé pela expulsão contra o Boca Juniors e o liberou para atuar na partida de volta, nesta quinta-feira, às 21h45, no Mineirão, em Belo Horizonte. O clube argentino recorreu dessa decisão na Câmara de Apelação da Conmebol e ainda tenta barrar a presença do cruzeirense em campo.

Como perdeu por 2 a 0 na Argentina, o Cruzeiro precisa devolver esse placar para levar a decisão da vaga na semifinal para os pênaltis. Se triunfar por três gols de diferença, o time mineiro avança diretamente à próxima fase.

O jogo entre Cruzeiro e Boca Juniors, nesta quinta, será apitado pelo uruguaio Andrés Cunha.

Tags: libertadores2018 seriea cbf conmebol olimpia libertad boca cruzeiro