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Cruzeiro negocia patrocínio com multinacional chinesa para 2019

Empresa já investe no futebol na Europa, na Ásia e na Oceania

postado em 05/11/2018 19:05 / atualizado em 05/11/2018 19:07

Divulgação/Newcastle Jets
O Cruzeiro poderá ter uma novidade no uniforme a partir da próxima temporada. O clube negocia acordo de patrocínio com a multinacional chinesa Ledman, especializada na fabricação de LEDs. Conforme apurou o Superesportes, a negociação se arrasta há pelo menos dois meses.

No início, a tentativa de acordo era pelo espaço mais nobre da camisa (máster). As partes chegaram a conversar em valores: 20 milhões de dólares (cerca de R$ 74,5 milhões) por quatro anos de contrato. A Ledman, no entanto, atrasou o início da operação no Brasil e concluiu que não precisava de tanta exposição de sua marca já em 2019. Desta forma, as conversas passaram a ser para outro tipo de patrocínio, em outro espaço da camisa. Reuniões nas próximas semanas ainda vão definir a viabilidade disso. 

A Ledman já investe no futebol há algum tempo. Na China, gerencia o Shenzhen Ledman F.C, que disputa a terceira divisão do país. Em Portugal, a companhia investiu 6 milhões de euros (R$22 milhões) para comprar o naming rights da segunda divisão local. O torneio passou a se chamar Ledman Liga Pro. No país europeu, a multinacional ainda enviou atletas e treinadores chineses para intercâmbio profissional e instalou telões de LED nos estádios. Na Oceania, o grupo é responsável pela administração do Newcastle Jets. O clube disputa a primeira divisão do torneio local e estampa a marca da Ledman no espaço mais nobre do uniforme. 

Atualmente, o patrocinador máster do Cruzeiro é a Caixa Econômica Federal, que tem contrato até dezembro de 2018. A instituição financeira estampa sua marca no uniforme celeste desde 2016 e acertou valor fixo de R$10 milhões em acordo renovado no último mês de abril. Com bonificações pela conquista da Copa do Brasil, o Cruzeiro embolsou mais R$500 mil. Ainda não há conversas para ampliação do vínculo, uma vez que isso depende do novo governo federal. Jair Bolsonaro assumirá a presidência do Brasil em janeiro. 

Além da Caixa, estampam suas marcas no uniforme do Cruzeiro a rede Supermercados BH (manga), a Cemil (omoplata), a ABC da Construção (calção), a Orthopride (costas da camisa), e a Uber (outra parte do calção).

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