Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Thiago Neves e Arrascaeta travam 'disputa' pelo título de homem-gol do Cruzeiro no ano

Pelo desempenho da dupla nos últimos jogos, essa briga irá até o fim

postado em 06/11/2018 08:00 / atualizado em 05/11/2018 21:52

Bruno Haddad/Cruzeiro
O Cruzeiro pode até não ter grandes ambições nos seis jogos que restam no Campeonato Brasileiro, pois já se garantiu no bloco intermediário da Série A ao chegar aos 46 pontos com a vitória sobre o América, domingo, além de já ter confirmado vaga na Copa Libertadores do ano que vem com o título da Copa do Brasil. Porém, há algumas metas a serem alcanças, sendo uma delas a artilharia da equipe na temporada. No momento, os armadores De Arrascaeta e Thiago Neves dividem o posto, com 15 gols cada.

Pelo desempenho nos últimos jogos, essa briga irá até o fim. Afinal, ambos vêm se destacando nas partidas mais recentes, com o camisa 10 tendo marcado quatro vezes nas últimas quatro oportunidades em que esteve em campo. Já o TN30 fez três nas últimas cinco ocasiões em que atuou.

Os próprios atletas, porém, optam pela humildade ao falar da disputa. “O importante é o time fazer gol, não importa quem seja o autor. Estamos felizes de poder ajudar a equipe”, afirma Thiago Neves.

Vinnicius Silva/Cruzeiro

Ele já foi artilheiro celeste em 2017, quando fez 17 gols. O duelo, então, foi com o hoje reserva Rafael Sobis, que marcou um a menos. Mesmo tendo saído em agosto, Ábila foi responsável por 14 gols, ocupando a terceira posição, à frente justamente do uruguaio, com 12.

O camisa 10, aliás, melhorou bastante não só no quesito goleador. Ele também é vice-líder em assistências, ao lado de Egídio, com nove cada um, duas a menos que o armador Robinho. Em todo o ano passado, deu seis passes para gol. Thiago Neves, por outro lado, viu secar seu veio “garçom”, caindo de 14 assistências na temporada anterior para apenas duas neste ano.

Vinnicius Silva/Cruzeiro

A disputa pela artilharia do time na temporada é vista com bons olhos pelo técnico Mano Menezes. Afinal, isso motiva os jogadores e traz bons resultados. “Essa briga também é boa porque nossa média é baixa no Brasileiro, menos de um gol por jogo, que é o mínimo para uma equipe estar na primeira metade da tabela de classificação”, diz o treinador. Até o momento, a Raposa fez 30 gols em 32 jogos, precisando melhorar o aproveitamento para atingir a “nota de corte” estipulada pelo comandante.

AUSÊNCIA

O que pode prejudicar um pouco De Arrascaeta na briga com Thiago Neves é a convocação para amistosos pela Seleção do Uruguai contra Brasil e França, em 16 e 20 deste mês, em Londres e Paris, respectivamente. Com isso, vai desfalcar o Cruzeiro nos jogos contra Corinthians, São Paulo e Vitória, pelo Brasileiro.

Na mesma situação está o zagueiro Dedé, chamado para a Seleção Brasileira, que, além do Uruguai, vai enfrentar Camarões no dia 20, na Inglaterra. É a segunda convocação do camisa 26 depois que ele se recuperou de problemas nos joelhos, o que vinha comprometendo seu desempenho desde o fim de 2014.

Como De Arrascaeta, Thiago Neves e Dedé, os demais jogadores do Cruzeiro se reapresentam na tarde de hoje, quando começa a preparação para pegar o Atlético-PR. O próximo compromisso será sábado, às 19h, na Arena da Baixada, em Curitiba.

De Arrastaeta
15 gols
3 na Libertadores
6 no Brasileiro
2 na Copa do Brasil
4 no Mineiro
9 assistências

Thiago Neves
15 gols
5 na Libertadores
3 no Brasileiro
2 na Copa do Brasil
5 no Mineiro
2 assistências

Tags: cruzeiroec seriea