Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Sidnei Lobo isenta defesa de culpa por gol do São Paulo e lamenta falta de capricho do Cruzeiro no ataque

Tricolor anotou tento da vitória após lance oriundo de cobrança de escanteio

postado em 18/11/2018 21:36 / atualizado em 19/11/2018 01:03

Rubens Chiri / saopaulofc.net
O Cruzeiro sofreu um gol oriundo de cobrança de escanteio e perdeu para o São Paulo por 1 a 0, neste domingo, no Morumbi, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Aos 30min do primeiro tempo, Nenê cruzou com efeito para a grande área, Arboleda cabeceou para baixo, e Diego Souza ajeitou de peito antes de finalizar de voleio, sem chances para o goleiro Fábio. No lance, tanto o volante Ariel Cabral quanto o zagueiro Manoel não conseguiram afastar a bola. Além disso, o lateral-direito Edilson e o atacante Barcos demoraram a sair da pequena área e deram condições a três jogadores são-paulinos. Em entrevista coletiva depois da partida, o auxiliar técnico Sidnei Lobo comentou o curso da jogada e isentou o sistema defensivo de culpa.


“A gente treinou essa jogada sim. E a bola do Nenê, nesse caso, foi viajada. Eles não deixaram ninguém para puxar, eles atacaram com quatro, e, se não me engano, foi o Arboleda quem cabeceou a bola. O Arboleda é um dos melhores cabeceadores do Campeonato Brasileiro. Ele tem um bom tempo de bola e acabou ganhando. O Ariel tentou correr para trás e saltar, que é difícil. Ele (Arboleda) acabou levando vantagem nessa hora, ficaram dois jogadores e, infelizmente, o Diego Souza dominou a bola. A gente estava saindo, e eles acabaram fazendo o gol por mérito deles. Nós vamos tentar corrigir isso para que não ocorra mais”.


Um dos desfalques do Cruzeiro neste domingo foi o zagueiro Dedé, que está a serviço da Seleção Brasileira. O defensor de 1,92m tem no jogo aéreo sua principal virtude, destacando-se tanto pelo posicionamento quanto pela capacidade de acertar a trajetória da bola. Sidnei Lobo reconheceu a importância do camisa 26 nesse fundamento, porém assegurou que todos os atletas da posição no elenco cruzeirense estão preparados para combater lançamentos e cruzamentos dos adversários.


“Nós temos excelentes zagueiros atuando no Cruzeiro. O Dedé faz falta? Óbvio que faz falta. Ele é um dos melhores, tem um bom tempo de bola, agride a bola. Mas ali não era função do zagueiro. Ela foi alçada e foi muito ao fundo, surpreendendo nossa defesa. O Leo, o Manoel, o próprio Murilo, que está lesionado, o Cacá, que está subindo, são zagueiros de alto nível”.

Vinnicius Silva/Cruzeiro

O assistente de Mano Menezes elogiou a dedicação de Manoel no dia a dia de treinos na Toca da Raposa 2 e reforçou a tese de que o gol ocorreu por merecimento do São Paulo. “O Manoel é um dos que se dedicam. Sempre após o treino, ele faz trabalhos de bola alçada. Não foi esse o motivo de termos tomado o gol. Foi mérito do São Paulo de aproveitar a chance”.

Na construção de jogadas, o Cruzeiro criou uma chance perigosa aos 16min do primeiro tempo, em cabeceio de Barcos rente à trave esquerda, e poderia chegar perto de balançar a rede aos 12min da etapa final, se David acertasse o domínio de bola após assistência de Robinho. O camisa 11 estava livre de marcação, porém se atrapalhou ao ajeitar a redonda e permitiu a recuperação da defesa do São Paulo. Para Sidnei Lobo, foi justamente essa falta de capricho na concretização dos ataques que dificultou a busca pela vitória neste domingo.


“A equipe procurou o resultado desde o início. Nós tínhamos uma noção clara de como o São Paulo viria, com uma proposta mais ofensiva, de querer trabalhar bem essa bola, chegando com quatro, cinco ou seis, e a gente tinha que neutralizar bem, fechando todos os espaços. Em determinado momento eles até conseguiram fazer uma penetração trabalhando nas costas do volante, o que dificultou um pouco. Mas desde o início conseguimos recuperar essa bola, trabalhar com um ou dois toques e chegar perto do gol adversário. Faltou um pouco de capricho no passe final, na conclusão, senão certamente chegaríamos ao gol. Aí seria um a zero. Na bola parada, acabamos sofrendo o gol. Aí você tem que correr atrás, é sempre mais difícil. Na segunda parte, evoluímos mais, trabalhando com David pelo lado e com penetração pela diagonal. Fomos em busca do gol para chegar ao empate. Infelizmente não conseguimos o êxito de empatar o jogo. Agora, o que nos resta é descansar nesse momento e ir pensando no jogo contra o Vitória (quarta-feira, às 21h45, no Mineirão, pela 36ª rodada). Acabei de falar para os atletas que será importante, que teremos que manter o foco até o final, o mesmo espírito, e terminar bem o ano e a competição”.

O Cruzeiro encerrou a 35ª rodada do Campeonato Brasileiro na oitava posição, com 49 pontos. Além do duelo com o Vitória na próxima quarta-feira, no Mineirão, o time celeste pegará Flamengo (casa) e Bahia (fora) no encerramento da competição.



Tags: São Paulo Sidnei Lobo interiormg seriea saopaulosp cruzeiro