Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Itair Machado dispara contra empresário de Arrascaeta e diz que jogador será multado por não se reapresentar ao Cruzeiro

Impasse entre clube, jogador e empresário surgiu após recusa a oferta do Flamengo

postado em 03/01/2019 18:10 / atualizado em 03/01/2019 21:27

Juarez Rodrigues/EM D.A Press
Um dos assuntos da longa entrevista coletiva do vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Itair Machado, foi a proposta do Flamengo de 10 milhões de euros (R$ 42,7 milhões) para compra de 50% dos direitos econômicos do meia Arrasacaeta. Segundo ele, ninguém da diretoria rubro-negra enviou qualquer documento comprovando a oferta. O responsável por intermediar o possível negócio foi Daniel Fonseca, empresário do camisa 10. Nesta quinta-feira, Itair se reuniu com o agente e explicou os motivos da recusa por parte do clube. A resposta de Fonseca, segundo o dirigente, foi em "tom ríspido". Tanto que Arrascaeta nem sequer se apresentou na Toca da Raposa 2, embora tenha desembarcado pela manhã no Aeroporto de Confins, na Reigão Metropolitana de Belo Horizonte.

"Na verdade nunca chegou uma proposta oficial pelo Arrascaeta. Na de hoje, o procurador me ligou, falou que ia chegar ontem à noite em Belo Horizonte. Ele veio, falou que a proposta era do Flamengo, fez uma proposta para o Cruzeiro e eu não aceitei a proposta. Uma hora depois, ele trouxe o atleta. Ele foi muito ríspido com o Cruzeiro, levou o jogador embora, o jogador não se reapresentou no Cruzeiro. A nossa parte jurídica vai multar o atleta. Isso já aconteceu há alguns anos com esse próprio procurador. Eu comuniquei a ele e quero comunicar a vários órgãos de imprensa que o Cruzeiro tem comando. Ninguém vai chegar aqui e tirar jogador do Cruzeiro sem que o Cruzeiro se interesse pela proposta. Estamos aqui para ganhar títulos. Não estamos aqui para ser banco, vender jogador e ganhar dinheiro. O interesse nosso é sentar nessa cadeira para ganhar títulos", afirmou Itair Machado, que até admitiu ter recebido contatos de dirigentes do Flamengo, mas exclusivamente pelo zagueiro Dedé.

"Não podemos aceitar que o procurador venha trazendo proposta de outro clube e ele, diretamente, pega o atleta e o leva embora. Isso está no nosso departamento jurídico. A princípio, o jogador levará multa por não ter se apresentado. Mas isso vamos tratar internamente. Peço a vocês que nem liguem para perguntar sobre isso, pois é um assunto interno do Cruzeiro. Quem quiser o telefone do procurador, que pegue com nosso assessor de imprensa e ligue. Para o Cruzeiro, a posição é única. Tenho bom relacionamento com o Flamengo, principalmente com o vice-presidente Marcos Braz. Diretamente, o Flamengo só fez a proposta pelo Dedé, não fez para o Arrascaeta. É bom deixar isso claro. O procurador que veio de boca e falou que a proposta era do Flamengo".

Arrascaeta participou da reunião entre Daniel Fonseca e Itair Machado. Conforme o vice-presidente de futebol, o camisa 10 falou pouco no encontro, mas saiu da sala ao lado do empresário diante da negativa do Cruzeiro pelas condições apresentadas. Itair acredita que o uruguaio tenha 'balançado' com o salário três vezes maior ao que recebe atualmente na Raposa.

"Na verdade eu sentei nessa cadeira e disse a vocês que meu relacionamento seria de falar a verdade. A torcida tem que saber a verdade que acontece dentro do clube que ela tanto ama. O Arrascaeta veio e participou da reunião. Quase não falou nada, que é o normal do Arrascaeta. O que balança numa situação dessas é que o atleta ganha X aqui no Cruzeiro, está entre os três maiores salários do Cruzeiro. E o Flamengo simplesmente triplicou o salário do atleta, segundo o procurador. A proposta salarial é três vezes mais o que ele ganha no Cruzeiro. Isso com certeza balança a cabeça do atleta. Eu acho que nesse primeiro momento ele deve estar confuso, mas falei para ele: 'você tem contrato com o Cruzeiro até 31 de dezembro de 2021, e o Cruzeiro está em dia com as obrigações'. Eu acredito que ele vai se apresentar, porque já fez isso no passado orientado por esse procurador. Principalmente esses procuradores que só têm um jogador. O cara não trabalha, fica em casa e vive do jogador. É complicado trabalhar com isso".

De acordo com Itair Machado, Daniel Fonseca afirmou ter conversado com Bruno Spindel, CEO do Flamengo, que teria autorizado a proposta de 10 milhões de euros. Para divergir da postura, ele usou um exemplo vivenciado pelo próprio Cruzeiro em relação ao atacante Bruno Henrique, do Santos. "Qualquer clube pode querer qualquer jogador. No caso do Bruno Henrique, o Cruzeiro enviou o Marcelo Djian ao Santos, ele se sentou com o presidente, não deu negócio e parou por aí. Os clubes têm que se respeitar. Esse empresário do Arrascaeta, é bom vocês anotarem o nome, disse que o diretor do Flamengo, Bruno Spindel, esteve com o Flamengo no Uruguai e fez essa proposta. Se é verdade ou não, o Cruzeiro não tem esse documento. Mas deve ser, pois o jogador não se apresentou aqui".

Por fim, o dirigente pediu à torcida do Cruzeiro que não crie nenhum tipo de indisposição com Arrascaeta, decisivo nos três títulos conquistados recentemente pelo clube – Copa do Brasil, em 2017 e 2018, e Campeonato Mineiro, em 2018 – e maior artilheiro estrangeiro da Raposa, com 50 gols em 188 partidas. "É uma pena os jogadores de hoje em dia ouvirem esses empresários que vivem às custas deles. A gente tem que ter frieza e tranquilidade. O torcedor tem que entender que não é culpa do jogador. Esses caras fazem lavagem cerebral no atleta. O atleta acha que deve tudo para o cara, mas, na verdade, quem fez foi o Cruzeiro e o atleta. Temos que ter paciência e entender, além de olhar o lado humano do atleta".

Tags: mercadobola futnacional flamengorj meia-atacante interiormg seriea cruzeiro arrascaeta