Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Esquema tático e opções de atletas: ajude Mano Menezes a montar o time do Cruzeiro

Chegadas de reforços ampliaram as disputas no elenco celeste

postado em 30/01/2019 10:02 / atualizado em 30/01/2019 16:12

Vinnicius Silva/Cruzeiro

O Cruzeiro pode não ter o mesmo poder de investimento de Palmeiras e Flamengo, mas conseguiu montar um elenco competitivo, com muitas opções para o técnico Mano Menezes. A diretoria celeste manteve a base e trouxe bons reforços.


Chegadas

O Cruzeiro resolveu investir nas laterais para, enfim, criar maior competitividade pelas posições. Para a direita, chegou o colombiano Luis Orejuela por empréstimo. Agora, Edilson terá um concorrente à altura. Na esquerda, Dodô protagonizará uma ótima disputa com Egídio.



Para o meio-campo, o Cruzeiro trouxe três jogadores: o volante Jadson, ex-Fluminense, e os meias Marquinhos Gabriel, ex-Al-Nasr, e Rodriguinho, ex-Pyramids. Os três chegam em definitivo ao clube celeste.


Saídas

Entre chegadas e saídas, a Raposa deve sentir a falta do uruguaio Arrascaeta, que assinou com o Flamengo e foi decisivo nas conquistas da Copa do Brasil de 2017 e 2018.

Além do armador, deixaram o clube atletas que não renderam e estavam fora dos planos: os atacantes Rafael Sobis e Barcos, o lateral-direito Ezequiel, o volante Bruno Silva, o meia Mancuello e o zagueiro Manoel.


Como o time pode jogar?

O Cruzeiro pode jogar no mesmo esquema do ano passado (4-2-3-1), como tem feito neste início de temporada, ou mudar para o 4-1-4-1. Se adotar o último modelo, o time pode ficar mais ofensivo, com um meia entrando na vaga de um volante.

Mano Menezes chegou a dizer, na última semana, que acredita que o time celeste ficará mais ofensivo neste ano.

"Acho que seremos uma equipe mais ofensiva. Pasmem, mas seremos um time mais ofensivo (risos). Até fiz um exercício de uma ideia de escalação. E alguns colegas de vocês disseram: 'você não vai jogar assim porque é muito ofensivo'. Nem eles querem (risos). Mas é cedo ainda. Os atletas vão conquistar essa titularidade com a produção, para ter um coletivo forte que é necessário para ganhar alguma coisa no futebol brasileiro", afirmou o treinador.




Hoje, o Cruzeiro conta com seis volantes no elenco. Vote no seu preferido para montar o time celeste.



Para jogar no 4-1-4-1, Mano teria que escalar um meia mais recuado. Tanto Marquinhos Gabriel quanto Robinho já fizeram esse papel. Provavelmente, a equipe celeste perderia em termos de marcação, já que eles não são especialistas nesse particular. Se manter o 4-2-3-1, Mano usará três dos cinco meias. Quem são os seus favoritos para o setor?



No ataque, Mano Menezes deve continuar com um único centroavante. O Cruzeiro tem boas opções no elenco. Além de Fred, o titular, a Raposa tem Raniel e Sassá.

Tags: opções cruzeiro esquema mano