Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro aposta em elenco qualificado para brigar pelo título do Brasileiro em 2019

Técnico Mano Menezes vê time atual superior aos de anos anteriores

postado em 26/04/2019 16:25 / atualizado em 26/04/2019 17:26

<i>(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)</i>
A qualificação do elenco de 2019 dará ao Cruzeiro uma condição melhor de brigar também pelo título do Campeonato Brasileiro. A estreia na competição será neste sábado, às 21h, contra o Flamengo, no Maracanã. O técnico Mano Menezes acredita que o grupo de jogadores está preparado para suportar tanto o torneio de pontos corridos quanto a Copa do Brasil e a Copa Libertadores.


“Está cheio de gente com essa mesma intenção de fazer melhor. A diferença não está na intenção, está em fazer melhor. Ter capacidade para fazer melhor. Muitas vezes no ano passado nós tivemos que abrir mão praticamente de alguns jogos, porque tinha que ser assim. Estávamos jogando outros jogos decisivos de Libertadores, jogos decisivos da Copa do Brasil. O que a gente pensa que fez melhor para este ano foi qualificar o nosso elenco a ponto de não precisar abrir mão de determinados jogos, em detrimento de outros. Tem um grupo, um elenco mais qualificado, jogadores que realmente possam entrar e render tão bem quanto os outros que estão saindo. Na verdade isso não é um aprendizado, isso é uma montagem de trabalho. Isso é um trabalho a longo prazo que permitiu que o Cruzeiro se qualificasse mais, mantendo jogadores importantes e acrescentando novos jogadores a esse grupo. É aí que nós esperamos estar melhores neste ano”.

Em 2018, o time costumava cair de rendimento quando poupava seus principais jogadores. A diretoria, então, realizou mudanças em algumas posições pontuais. Nas laterais, Ezequiel e Marcelo Hermes deram lugar a Orejuela e Dodô. No meio-campo/ataque, Jadson, Marquinhos Gabriel e Rodriguinho foram contratados, enquanto Bruno Silva, Mancuello e Rafael Sobis continuaram suas carreiras em outras equipes. Por fim, a chegada de Pedro Rocha, emprestado pelo Spartak Moscou-RUS, serviu para repor a venda de Arrascaeta ao Flamengo, em janeiro, por 13 milhões de euros.

<i>(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)</i>

Desde o início da temporada, Mano Menezes tem adotado rodízio nas escalações. Uma formação que poderia ser considerada a principal conta com Fábio; Edilson, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Lucas Romero; Robinho, Rodriguinho e Marquinhos Gabriel; Fred. Já uma equipe suplente teria Rafael; Orejuela, Fabrício Bruno, Murilo e Dodô; Lucas Silva e Jadson (Ariel Cabral); Rafinha, Thiago Neves e Pedro Rocha (David); Sassá (Raniel). Justamente por não seguir um padrão, Mano evita distinguir titulares e reservas. As estratégias têm surtido efeito, já que o Cruzeiro está invicto em 2019, com 16 vitórias e cinco empates. Além de ter conquistado o Campeonato Mineiro, a equipe tem 100% de aproveitamento na Copa Libertadores. Qual o peso dessa sequência?

“Se eu fosse enfrentar um adversário que não tivesse perdido na temporada eu ia usar isso com os meus jogadores, certamente. Isso motiva, mexe com os brios. Mas também motiva a gente. Porque é a confirmação de um bom início de temporada, de um trabalho que já está sólido. Se ainda não perdemos é por que estamos tendo méritos para não deixar nenhum adversário nos bater. E é esse mérito que você tem que continuar repetindo. Não se acomodar, e nosso time não é acomodado, nosso grupo também não, por isso a disputa interna e têm várias disputas. E é isso mesmo que a gente queria quando trouxe mais jogadores qualificados para se juntar aos que nós já temos. E eles é que estão entendendo isso bem e acho que essa é a melhora do futebol brasileiro. Os jogadores começaram a entender que para você ter uma temporada vencedora, você tem que ter um grupo vencedor e qualificado. E grupo não joga toda hora, todo mundo. Jogam onze dessa vez, outros esperam. Na outra vez entram e saem alguns. Então, eles estão bem conscientes disso, da necessidade de nós termos essa disputa interna, porque isso eleva o nível do time que entra em campo a cada jogo”. 

Campeão em 2013 e 2014, o Cruzeiro ficou fora da briga pelo título nos anos seguintes: 8º em 2015, 12º em 2016, 5º em 2017 e 8º em 2018. Em 2019, o time é frequentemente citado como favorito pela opinião pública, circunstância que Mano Menezes lida com naturalidade. “Segundo vocês da imprensa, entra. Eu nunca tive dificuldade para conviver com as avaliações externas. Acho que a gente, internamente, tem que saber separar uma coisa da outra. Saber que o fato de você ser apontado tem muito mais a ver com o que você fez agora do que com  o que você vai fazer. O que você vai fazer, precisa construir, trabalhar, se dedicar para fazer também no Campeonato Brasileiro aquilo que a gente vem fazendo até aqui, fez no Estadual, e vem fazendo na Libertadores. Mas é uma competição dura, uma competição diferente. Vamos tentar iniciar bem, pois eu acho importante iniciar bem”.