Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Mano Menezes avalia possível parceria entre Rodriguinho e Thiago Neves no Cruzeiro

Jogadores podem atuar juntos em eventos futuros da temporada 2019

postado em 26/04/2019 18:31 / atualizado em 26/04/2019 19:13

<i>(Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)</i>
O técnico Mano Menezes comentou a possibilidade de escalar Rodriguinho e Thiago Neves no meio-campo do Cruzeiro. A parceria está descartada para a estreia do time no Campeonato Brasileiro, contra o Flamengo, mas pode acontecer em eventos futuros. Para isso, os atletas precisam estar em suas melhores condições físicas.

“Intenção a gente tem às vezes, mas não consegue executar no momento que a gente quer. O futebol tem seus caprichos. São as diferenças de uma temporada, de momento, de situações que acontecem especificamente. Quando os dois estiverem 100%, vamos testá-los juntos”, afirmou Mano.

Contratado ao Pyramids, do Egito, por US$ 4 milhões (R$ 15 milhões), Rodriguinho é o vice-artilheiro do Cruzeiro em 2019, com sete gols em 13 partidas. Já Thiago Neves entrou em campo apenas seis vezes, pois enfrentou problemas de lesão na panturrilha direita no início da temporada. Os dois atuaram juntos por dez minutos no duelo de volta da final do Mineiro, contra o Atlético, no Independência. Depois que Fred marcou o gol de empate da Raposa, em cobrança de pênalti, Mano substituiu Rodriguinho por Lucas Silva.

Como não considera nenhum dos dois atletas com características de jogar pelas beiradas de campo, Mano precisaria mudar a formatação da equipe do Cruzeiro para escalar Rodriguinho e Thiago Neves juntos. Uma hipótese seria deixar apenas Henrique como volante e utilizar o esquema tático 4-1-4-1.

No atual modelo de jogo, 4-2-3-1, Neves e Rodriguinho são “concorrentes”. Conforme o treinador, quem estiver mais desgastado ganhará descanso, enquanto o atleta em boa condição estará entre as quatro linhas. “Vamos vendo como as coisas se comportam. Penso que o mais adequado é irmos controlando a minutagem, o desgaste dos jogadores e colocando em campo aqueles que estiverem em melhores condições, sem escolher um time para cá e outro para lá”.

O treinador ainda rechaçou a distinção entre titulares e reservas no Campeonato Brasileiro e nos torneios eliminatórios (Copa do Brasil e Copa Libertadores). “Vamos iniciar o Campeonato Brasileiro. Vamos escolher jogo do Campeonato Brasileiro agora? Quando eu escolho um time titular ou um time reserva, estou dizendo que esse ou aquele jogo é mais ou menos importante. Então como vou cobrar vitória se estou dizendo ao escolher times separados que isso é mais ou menos importante? Vamos começar com essa linha. Se um dia alguma exceção nos obrigar a fazer algo diferente, será visto como exceção”.

O Cruzeiro enfrenta o Flamengo pelo Brasileiro neste sábado, às 21h, no Maracanã. Depois, pegará o Ceará na quarta-feira, dia 1º de maio, às 19h15, no Mineirão. No domingo seguinte (5), às 16h, jogará contra o Goiás, também no Gigante da Pampulha. Já no dia 8 (quarta-feira), as atenções serão novamente voltadas para a Libertadores. A Raposa receberá o Emelec, às 19h15, em Belo Horizonte, pela sexta rodada do Grupo B.

Tags: Thiago Neves Mano Menezes cruzeiro interiormg futnacional