Cruzeiro
None

CRUZEIRO

De alto astral após classificação, Cruzeiro tenta encerrar série de sete jogos sem vencer

Time celeste receberá Corinthians neste sábado, às 19 horas, no Mineirão

postado em 07/06/2019 06:30

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM D.A Press)</i>
A noite de quarta-feira foi marcada por muita festa no Mineirão. Ao superar o Fluminense nos pênaltis, por 3 a 1 (2 a 2 no tempo normal), o Cruzeiro avançou às quartas de final da Copa do Brasil e manteve vivo o sonho de conquistar o hepta da competição. Em compensação, o time completou sete partidas consecutivas sem vitória. São três empates e quatro derrotas. No sábado, às 19h, a Raposa tentará encerrar esse jejum diante do Corinthians, no Gigante da Pampulha, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

A última vitória azul foi em 5 de maio, quando bateu o Goiás por 2 a 1, em BH, pela terceira rodada da Série A. Em seguida, dois reveses consecutivos: para Emelec, pela Libertadores (2 a 1, no Mineirão), e Internacional, pelo Brasileiro (3 a 1, no Beira-Rio). Em 15 de maio, o Cruzeiro empatou com o Fluminense por 1 a 1, no Maracanã, pela primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil. Depois, as equipes se reencontraram, mas pela Série A, e o Flu goleou por 4 a 1. O time de Mano Menezes ainda caiu surpreendentemente ante a Chapecoense, no Independência, por 2 a 1.

Nas partidas recentes, o Cruzeiro apresentou evolução. Diante do São Paulo, dominou a posse de bola (60% a 40%) e finalizou mais vezes com perigo, sobretudo na etapa complementar. O atacante David, por exemplo, desperdiçou duas excelentes oportunidades cara a cara com o goleiro Tiago Volpi. Os jogadores cruzeirenses deixaram o gramado do Estádio do Pacaembu, em São Paulo, cientes de que poderiam ter conquistado um placar melhor.

Já contra o Fluminense, o Cruzeiro viveu dois tempos distintos. No primeiro, viu o adversário tocar a bola com tranquilidade e segurar a vitória parcial por 1 a 0. No segundo, lançou-se ao ataque, principalmente com a entrada de Pedro Rocha no lugar de Marquinhos Gabriel, e conseguiu a virada com dois gols de Thiago Neves. O Flu reagiu no último minuto, em linda bicicleta de João Pedro, porém a Raposa foi mais competente nos pênaltis e se classificou.

O atacante Sassá acredita que o “sofrimento” das oitavas de final proporcionará grande experiência à equipe nos próximos mata-matas. Depois da paralisação da Copa América, o Cruzeiro enfrentará o River Plate nas oitavas de final da Copa Libertadores. “O jogo contra o Fluminense foi de muito aprendizado para a nossa equipe. Agora estamos mais maduros e cascudos para, depois da parada (da Copa América), enfrentar o River Plate (pela Copa Libertadores)”.

Antes disso, é preciso pensar na sequência do Brasileiro. Afinal, a série de quatro jogos sem ganhar colocou o time celeste na 15ª posição, com apenas sete pontos em sete rodadas. Já o Corinthians aparece em nono lugar, com 11 pontos (três vitórias, dois empates e uma derrota). Para Sassá, o mando de campo será fundamental ao Cruzeiro. “Jogar contra o Corinthians sempre é difícil. Mas estamos jogando em casa. E depois do grande jogo que fizemos contra o Fluminense, não será diferente. A torcida pode esperar no sábado um grande jogo contra o Corinthians. Se Deus quiser sairemos com essa vitória”.

Sassá provavelmente será titular contra o Corinthians, já que Fred machucou a coxa direita na partida de quarta-feira e deve ganhar descanso. Ele voltou a ressaltar que a classificação ante o Fluminense terá grande impacto nos próximos compromissos. “Nosso ambiente nunca foi ruim. Passamos por umas semanas meio turbulentas, mas nunca perdemos a alegria. O ambiente sempre foi calmo. E as vitórias são importantes para isso. Esse jogo era bastante importante, era o jogo do semestre para nós. Agora vamos finalizar esse semestre com esses dois jogos e ganhar uma folguinha merecida”.

Depois de pegar o Corinthians, o Cruzeiro terá duelo contra o Fortaleza, na quarta-feira (12/6), às 21h, no Castelão. Será o último embate antes da paralisação do campeonato para a disputa da Copa América, sediada no Brasil.

Tags: Cruzeiro seriea corinthianssp copadobrasil interiormg futnacional