Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Em crise financeira, Cruzeiro vende Murilo por 60% do valor de oferta recusada em 2017

Jovem zagueiro, de 22 anos, vestirá a camisa do Lokomotiv Moscou, da Rússia

postado em 20/06/2019 15:26 / atualizado em 20/06/2019 15:26

<i>(Foto: Divulgação/Lokomotiv)</i>
Vivendo crises financeira, política e administrativa, o Cruzeiro aceitou vender o zagueiro Murilo por 2,5 milhões de euros (R$ 10,9 milhões) ao Lokomotiv Moscou. O defensor já realizou exames médicos e foi apresentado pelo clube russo. O montante total da transferência, no entanto, é 60% inferior ao valor de uma oferta de 4 milhões de euros recusada pela diretoria, pelo mesmo jogador, em outubro de 2017. Na ocasião, o clube interessado era italiano.

Em outubro de 2017, Wagner Pires de Sá ainda nem sequer havia tomado posse como presidente do Cruzeiro. No entanto, ele já tinha total comando das negociações do clube. Em entrevista à Rádio 98FM no fim daquele mês, Itair Machado, homem de confiança do mandatário desde a eleição, revelou a oferta de um clube da Itália e justificou por que não aceitaria se desfazer de Murilo. 

“Chegou uma proposta de 4 milhões de euros da Itália, mas não temos interesse em vender o Murilo. Ele estava esperando oportunidade (de jogar), teve oportunidade, hoje todo mundo quer. Outros clubes também querem. Temos muitos bons jogadores na base. Com certeza, vamos fazer, na Toca, um trabalho de transição. Acho que falta melhorar a transição da base para o profissional, para revelar mais atletas”, disse Itair naquela oportunidade. 

Além desse clube italiano, Murilo foi assediado pelo Grêmio em 2018 e 2019. Inicialmente, o nome do zagueiro apareceu como possível moeda de troca para negociação que envolvia a contratação do meia-atacante Luan pelo Cruzeiro. Já no início desta temporada, o Tricolor Gaúcho voltou a tentar o acerto, mas a Raposa pediu o empréstimo do meia-atacante Pepê em troca e as tratativas emperraram.

Na transferência de Murilo para o Lokomotiv, o Cruzeiro ficou com cerca de R$ 8,1 milhões, já que tinha 75% dos direitos econômicos do zagueiro. Esse percentual foi revelado pelo clube celeste nas notas explicativas do balanço financeiro de 2018, divulgado no primeiro semestre deste ano. 

Formado nas categorias de base do Cruzeiro, Murilo está no clube desde outubro de 2010. Sua estreia pelo time profissional aconteceu em 20 de janeiro de 2017, na vitória por 8 a 2 em amistoso com o Brasília. Desde então, foram 60 partidas disputadas – o time celeste sofreu 45 gols com Murilo em campo. Ele recebeu sete cartões amarelos e dois vermelhos. Com a camisa celeste, o zagueiro foi campeão da Copa do Brasil em 2017 e 2018, além dos Estaduais de 2018 e 2019. 

Tags: cruzeiro mercadobola interiormg seriea