Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Rogério Ceni confirma ideia de time ofensivo no Cruzeiro, mas valoriza legado de Mano

Técnico elogiou características de trabalho de seu antecessor no clube celeste

postado em 13/08/2019 16:05 / atualizado em 13/08/2019 17:27

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press)</i>
 Rogério Ceni foi contratado pelo Cruzeiro com a promessa de montar uma formação leve, ofensiva e de criatividade. Afinal, o fato de o time ter passado oito jogos seguidos sem fazer gol deixou os torcedores descontentes e foi determinante para a saída de Mano Menezes. O novo comandante, porém, valoriza legado de seu antecessor, bicampeão consecutivo da Copa do Brasil, em 2017 e 2018, e do Campeonato Mineiro, em 2018 e 2019.

“Primeiramente, o Mano é um grande treinador. Não existe a possibilidade de você não ser bom naquilo que você faz e ganhar quatro títulos em três anos: dois Campeonatos Mineiros e duas Copas do Brasil. Dentro das características que ele tem, conseguiu coisas espetaculares para o Cruzeiro. São visões diferentes, mas o objetivo final é o mesmo. Espero ter o mesmo sucesso que ele teve aqui”.

Enquanto técnico do Fortaleza, Ceni enfrentou o Cruzeiro de Mano, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Castelão. Os dois gols da vitória do time cearense por 2 a 1 foram marcados de cabeça pelo atacante André Luís. De acordo com o treinador, a equipe celeste conseguiu impor dificuldades ao Leão.

“Ele deixa um time que tenta se defender bem. Quando enfrentei o Cruzeiro pelo Fortaleza, a principal característica era um time compacto, bem próximo, e isso é essencial mesmo para um estilo de jogo agressivo. Se defender faz parte do jogo. Essa transição defensiva e ofensiva estão agregadas durante o jogo”.

No Cruzeiro, Rogério acredita que a sua filosofia de trabalho será implantada gradativamente. “Quando você repete muito treino, vai automatizando e faz seu time jogar de maneira clara. Mas temos de tentar de mudar aos poucos. A maneira como eu jogo, de jeito de jogar, vamos tentar implementar o máximo possível. Se os jogadores quiserem comprar a ideia, capacidade eles têm. O importante é fazer com que o time se adapte e a gente encontre a melhor circunstância para colocar esse time em campo. A ideia é de fazer um time mais rápido, é o modo que vejo futebol”.

Conforme as respostas de Ceni, atletas de velocidade como David, Marquinhos Gabriel, Pedro Rocha e Maurício devem ser mais bem observados no dia a dia de trabalho na Toca da Raposa II. O treinador terá pouco tempo para ajustar a equipe visando à estreia dele, contra o líder Santos, às 16h de domingo, no Mineirão, pela 15ª rodada do Brasileiro. O Cruzeiro não vence há 11 jogos na competição e ocupa o 17º lugar, com 11 pontos.

Tags: rogério ceni cruzeiro ceni mercadobola seriea copadobrasil mano estratégia estilo